Segundo ela, isso se deve à cultura europeia enraizada em nosso país. “Quem são os autores que estavam presentes na nossa graduação? Quando os analisamos, ainda percebemos um viés eurocêntrico muito marcante.
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Para Aretusa, uma das principais dificuldades é fazer com que os professores pensem, criticamente, a implementação da cultura afro-brasileira e africana nas suas salas de aula.
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Foi um processo longo e o mais profundo possível”, conta a pesquisadora gaúcha sobre sua experiência em participar do processo.
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Em 2004, ano seguinte à implementação da lei, foram adotadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura Afro-brasileira e Africana
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"É importante destacar que as diretrizes curriculares não dizem respeito somente à população negra, mas a toda população brasileira. Isso reflete um projeto de sociedade no qual todas as raízes étnico-raciais
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Em 2003, um importante avanço na luta antirracista no país foi concretizado: a implementação da Lei 10.639. A legislação tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas
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Caro estudante, para o desenvolvimento desta atividade mapa, é necessário realizar a leitura da reportagem em destaque: 20 anos da Lei 10.639: conquistas e desafios para uma educação antirracista
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b) Como você utilizaria seu livro didático e o artigo "Aspectos da Inquisição Medieval" para desenvolver a habilidade "(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval" em seus alunos do 6º ano?
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