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Compreendendo que o posicionamento é chave para a estratégia de comunicação da uma empresa, no contexto das cooperativas é ainda mais sensível, já que seu mercado, em suma, é composto por nichos de mercado, por exemplo: ração e suplementação animal. Neste simples exemplo, uma cooperativa que possui esse tipo de produto no portfólio, não deve promover o produto para um mercado abrangente, já que seu consumidor alvo será os cooperados com atividades ligadas à pecuária. Perceba que diante dos conceitos expostos acima, podemos concluir, que o modelo S-T-P (Segmentação – Target – Posicionamento) é uma ótima ferramenta didática para estabelecer a definição do composto de comunicação de um produto ou empresa.
17/04/2024

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Em poucas palavras, a segmentação de mercado oferece um direcionamento para concentrar esforços de marketing aos grupos de consumidores que podem, efetivamente, se interessar pela oferta.
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Segundo Kotler e Keller (2013, p. 227), as empresas “não podem atender a todos os clientes em mercados amplos e diversificados, mas podem dividir tais mercados em grupos de consumidores com diferentes desejos e necessidades”.
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O método é bastante difundido graças à facilidade em identificar a maneira com a qual a marca pode se posicionar para o seu público. Além disso, todo o processo acaba por se tornar uma consequência lógica, baseada na evolução do mercado. Em uma jogada de marketing tradicional, os modelos ficavam estagnados nos produtos. No entanto, com a evolução de pesquisas e vastas observações, enfim foi possível entregar resultados que chegassem aos clientes.
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Ao conseguir definir o seu tipo de público por meio de uma segmentação, ou seja, pela divisão de grupos com interesses em comum, uma empresa conseguirá consolidar os segmentos-alvo. São eles quem irão definir o que deve ser mostrado e para quem, exatamente, será exposto.
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Um dos primeiros motivos pelo qual o modelo STP é adotado está diretamente ligado com a comunicação que é necessária entre o público e uma empresa. Esse fator acaba proporcionando um direcionamento mais amplo do marketing, oferecendo experiências personalizadas, que abranjam o maior número de clientes possível.
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A sigla “STP” vem do inglês, mas, predominantemente, quer dizer “Segmentação, Target e Posicionamento”. Caso seja bem aplicada, essa estratégia pode gerar bons resultados para uma empresa. Por isso, veja, abaixo, os principais pontos a serem abordados nesse modelo de jogada de marketing.
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Trabalhar em cima da segmentação de mercado e do posicionamento de uma empresa é o primeiro passo a ser dado para que uma estratégia, na área de marketing, possa dar certo. Este é um dos modelos mais aplicados e, no entanto, seu surgimento é bastante recente. Antes que pudesse vir a fazer sucesso, as abordagens eram mais rasas e se baseavam, especificamente, nos produtos no lugar do cliente.
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3º) Por quê? Fundamente o texto com citações diretas ou indiretas referenciando o autor, relacionando os benefícios que a estratégia escolhida pode alcançar para superar com seu objetivo principal (criar um vínculo positivo e conseguir atuar com êxito na instituição).
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2°) Como? Escolha uma (1) das estratégias apresentadas no tópico anterior e estabeleça um plano de execução. Escreva, com detalhes, como João poderia realizar a estratégia.
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