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- Elabore um texto dissertativo de no mínimo 25 e no máximo 35 linhas, seguindo estas orientações: a) Descreva duas dificuldades apresentadas pelo personagem no vídeo, como se você estivesse na sala de aula acompanhando o processo de ensino e aprendizagem do estudante.
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Considerando as características da discalculia, assista ao vídeo “A Discalculia”, de Diana T. Coelho, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8m14OxENQ6g (link do vídeo também disponível na Sala do Café) e faça a leitura do tópico 2 da Unidade 4 do livro didático, “Recomendações para o Trabalho Educacional e Inclusivo dos Estudantes do Público-Alvo da Educação Especial na Sala de Aula Comum”. Agora vamos aos passos do MAPA:
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MAPA – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2024 A discalculia é considerada um “distúrbio de aprendizagem que interfere negativamente nas competências de matemática de alunos que, em outros aspetos, são normais”. Fonte: REBELO, J. A. Dificuldades de Aprendizagem em Matemática: as suas relações com problemas emocionais. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 2, p. 227–249, 1998. p. 230. Para Bridi (2016, p. 259), a discalculia “não é uma doença generalizada do campo do aprender, é um transtorno específico de aprendizagem, com prejuízo na matemática, com consequências graves em todo o processo de aprendizagem, e na constituição do sujeito, quando não percebida, diagnosticada e tratada adequadamente”.
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Portanto, vamos a um grande desafio: criar uma obra de arte que envolva elementos da matemática (números, gráficos, formas, símbolos…etc). Não pode ser copiado, tem que usar sua imaginação e criatividade. 1º. Passo: Esta obra pode ser realizada usando diferentes propostas: recorte e colagem; pintura; desenhos; arte gráfica; escultura. 2º. Passo: Este trabalho deverá ser fotografado e postado no formulário mapa que se encontra no material da disciplina. 3º. Passo: Elabore um texto (entre 10 a 15 linhas) explicando quais elementos da matemática você utilizou em sua obra. Para isso, siga as orientações: a) Escreva como a arte pode estar associada à matemática. b) Descreva quais conteúdos matemáticos sua arte envolve. c) Explique como a criança pode se apropriar de conhecimentos matemáticos por meio da arte. Veja abaixo alguns exemplos:
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Para fundamentar esta discussão e conhecimento sobre o tema, você poderá assistir ao vídeo: Arte & Matemática – 02 – Arte e Números. Acesse o site: https://www.youtube.com/watch?v=BdNKblyBwwM (copie e cole o link no seu navegador de internet). Este documentário enfatiza que na arte na caverna, o significado dos desenhos talvez seja o domínio do perigo e do espaço, o enfrentamento dos fantasmas, vitória sobre os medos. Com a leitura dos padrões da Natureza delineiam-se as figuras planas e cria-se a arte dos mosaicos. Na melhor representação do espaço surge, na Idade Média, a perspectiva, com novas técnicas geométricas. Na Matemática, o sistema decimal, a descoberta do Zero. O uso dos algarismos. Com as Grandes Navegações as necessidades do mercado exigiram formas mais flexíveis e rápidas de fazer contas. Depois destas reflexões, como fica a relação entre Arte & Matemática? Você conseguiu visualizar o envolvimento das conexões matemáticas?
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Nos séculos XIX e XX, o renomado pintor francês Paul Cézanne demonstra que o ponto de encontro entre matemática e arte vai muito além da perspectiva. Em suas telas, ele procurava simplificar as figuras até que elas se reduzissem a formas geométricas puras. Essa estratégia criava a sensação de volume e distância entre os componentes. Provavelmente, o ápice da influência da matemática na arte foi o advento do Cubismo: movimento de vanguarda modernista que se baseava no uso de formas e volumes geométricos para representar a natureza. Durante o cubismo, que teve em Pablo Picasso um de seus maiores expoentes, a perspectiva tridimensional foi deixada de lado. Sobre esse assunto, ainda vale destacar um artista específico, Escher, que tem toda a sua obra baseada em conceitos matemáticos como simetrias e padrões de repetição. Mesmo sem ter buscado conhecimento formal em matemática, era essa área que norteava toda a sua produção.
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MAPA – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52 _2024 ARTE & MATEMÁTICA  A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática. A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática?
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ATENDIMENTO (11) 9 1467-6527
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Texto 2  A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada. Com a sistematização e organização desse processo, os resultados são mais positivos. A gestão democrática vai muito além da participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, ela precisa estar aberta ao diálogo constantemente com a comunidade, proporcionando que os envolvidos diretamente tenham condições de expor suas necessidades. A escola consegue, assim, tornar-se uma unidade social efetiva, sendo possível apenas com a junção da participação da comunidade. Parcerias entre as escolas e a comunidade podem ser formadas, inclusive com a participação de empresas. As empresas podem agir de forma a trazer tutores e palestrantes, fazer doações financeiras, proporcionar capacitações, entre outros. As parcerias que duram e trazem resultados são aquelas recíprocas, em que ambos os lados saem com algum benefício e possuem objetivos e metas bem definidos.
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Estimular o diálogo entre as famílias e a escola. Utilizar a reunião de pais para discutir temas de interesse mútuo. Criar oportunidades de integração nos eventos oficiais. Entender como a instituição impacta o bairro. Dialogar com o poder público da cidade. Criar ações sociais e que envolvam as famílias. 
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