Desafios Identificados: Falta de Profissionais Especializados: A escola carece de assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais especializados em lidar com questões psicossociais e emocionais dos alunos. Carência de Recursos: A falta de recursos financeiros limita a capacidade da escola de fornecer serviços de apoio psicossocial, como a realização de sessões de aconselhamento, terapia e encaminhamento para serviços externos. Estigma e Resistência: Alguns alunos podem resistir a buscar ajuda devido ao estigma associado à saúde mental e ao receio de serem estigmatizados pelos colegas. Falta de Integração com a Comunidade: A escola tem poucas parcerias com organizações da comunidade que poderiam oferecer apoio psicossocial aos alunos e suas famílias.
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Descrição da Situação: A Escola Estadual Aurora tem observado um aumento no número de alunos em situação de vulnerabilidade, que apresentam dificuldades de aprendizagem, comportamentais e emocionais. Muitos desses alunos vêm de famílias com diferentes configurações (o que não representa um problema) ou comunidades afetadas pela violência e pobreza. No entanto, devido a falta de recursos e profissionais especializados, a escola não consegue oferecer o acompanhamento psicossocial necessário para ajudar esses alunos a lidar com seus desafios e a desenvolver todo o seu potencial acadêmico e pessoal.
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Contexto: A Escola Estadual Aurora é uma instituição localizada em uma área urbana caracterizada por altos índices de violência, pobreza e desigualdade social. Muitos dos alunos matriculados na escola enfrentam situações de vulnerabilidade, como violência doméstica, abuso sexual, negligência familiar, problemas de saúde mental e dificuldades socioeconômicas. No entanto, a escola carece de recursos e apoio adequados para oferecer acompanhamento psicossocial a esses alunos.
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Considerando o exposto acima, leia com atenção a situação problema a seguir. Situação Problema: Falta de Acompanhamento Psicossocial para Alunos em Situação de Vulnerabilidade na Escola
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Serviço Social e Educação Os assistentes sociais que atuam na educação, podem desenvolver programas e atividades que visam promover o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos alunos, como resolução de conflitos, habilidades de comunicação e autoestima. Trabalhando em parceria com as famílias dos alunos para apoiar seu envolvimento na educação e resolver questões que possam afetar o desempenho escolar dos alunos. Podem ainda oferecer orientação, recursos e encaminhamentos para serviços externos, quando necessário.
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QUAIS PROCEDIMENTOS PARA ESSA PESQUISA: - Definir um povo a ser estudado: egípcio, sumério, babilônico, assírio, gregos, persas, romanos ou outros que são indicados na unidade I do livro; - Separar um Mapa do mundo antigo que indique onde esse povo se localizava; - Estudar a cultura desse povo, destacando: língua, costumes e crenças. - Indicar na Bíblia livros que citem esse povo e como eles são descritos. - Depois deverá montar o roteiro, que pode ser em forma de verbete de dicionário (com parágrafos curtos e texto objetivo) ou esquema de aula (roteiro em tópicos com breves comentários acerca de cada um). Nos dois casos deve ser um texto objetivo, sem citação direta das fontes, mas com bibliografia ao final. * O Objetivo desse MAPA é auxiliar na memorização das características do grupo estudado, procurando aprofundar esse conhecimento. * Importante utilizar o Formulário Padrão Mapa para descrever seu Plano de Aula.
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ORGANIZAR ATIVIDADE: Você deverá elaborar um roteiro de estudo, que poderia ser dirigido a um grupo de pessoas interessadas em estudar a Bíblia (na Igreja ou não). Nesse estudo você vai expor a cultura de determinado povo do mundo bíblico, com o fim de ajudar as pessoas a entenderem melhor textos bíblicos. Use o material didático da disciplina, em especial a Unidade I do livro Panorama Bíblico, como ponto de partida.
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ELEMENTO-BASE. Depois de estudar sobre a geografia e a cultura geral do mundo bíblico, é hora de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Neste MAPA você irá pesquisar sobre um dos povos, associando região geográfica, costumes, língua e crenças do mundo bíblico. Isso ajuda a compreender melhor o texto bíblico e seu contexto.
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Imagine que uma pessoa com experiência religiosa faz o seguinte questionamento: “Por que você chama esse texto de samaritano compassivo e não de bom samaritano?”. Construa uma resposta para esse fiel utilizando alguma ideia lida no artigo, deixando clara a importância da compaixão para o relato de Lc 10:30-35 e para o Evangelho de Lucas. Sua resposta deve estar entre 10-20 linhas.
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Descreva como qualquer um dos termos gregos abordados no artigo que você leu pode ajudar uma comunidade de fé a compreender com mais profundidade o texto do samaritano compassivo. Você pode descrever como alguma explicação de uma palavra grega no artigo pode auxiliar em uma pregação, sermão ou ensino, como pode ajudar a corrigir alguma interpretação equivocada usada na igreja, como pode motivar a comunidade a viver sua fé de maneira mais profunda etc. Sua resposta deve estar entre 10-20 linhas, trazer explicitamente a explicação do significado de uma palavra apresentada no artigo lido e uma aplicação pastoral concreta dessa explicação.
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