Aplicando boas práticas de gestão do seu setor de projetos, você primeiro deverá realizar uma análise visual para tentar entender o problema. Nesta primeira análise, foi constatado a presença de trincas nos quebradores. Como a trinca era generalizada e presente em muitos dos elementos, dado o tempo de vida da máquina e sua importância para o processo você opta por obter uma nova máquina semelhante a já existente.
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Certo dia um dos equipamentos projetado pelo engenheiro anterior a você parou de funcionar, dado o tempo de uso do mesmo. O Equipamento é conhecido como “moinho de facas” e possui a funcionalidade de executar a trituração de material plástico. O equipamento possui vida útil de 15 anos. Uma vez que a máquina não está em funcionamento, o prejuízo é grande já que não existe outra máquina que possa substituir sua função, provocando a pausa da linha. Para conhecimento, observe a imagem abaixo, onde é possível observar o moinho de facas/triturador.
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CONTEXTUALIZAÇÃO Você é o engenheiro de produto/projetos em uma empresa do ramo de fabricação de plástico reprocessado (PCR).
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ATIVIDADE 1 – FUNDIÇÃO E SOLDAGEM – 52_2024 Na área da soldagem é fundamental conhecer um pouco mais sobre os metais e ligas, como os tipos de ferro fundido, para realizar as aplicações corretas dos materiais e, assim, garantir a qualidade e segurança do trabalho executado. Sabemos que o ferro fundido é uma liga metálica formada à base de ferro com carbono (acima 2,11%) e outros elementos como silício (1%-4%). Dado o conteúdo estudado, comente as principais características do ferro fundido branco, cinzento, maleável e nodular.
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Parte 3: Agora é hora de combinar os resultados obtidos experimentalmente junto aos cálculos teóricos. Use os dados obtidos na parte 2 para determinar a capacidade térmica do calorímetro e o calor específico da substância que você usou no experimento. Com os resultados em mãos, discuta quais são as principais fontes de erros experimental que podem interferir no resultado final.
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Parte 2: Após entender bem a parte teórica sobre como determinar o calor específico de um líquido, você deve colocar esse conhecimento em prática. Realize o experimento virtual nos simuladores da ALGETEC chamado de Calorimetria (https://unicesumar.grupoa.education/marketplace/ua/5fc79b67f30b4e00189c91ce). Indique em uma tabela os valores medidos das temperaturas e das massas em cada etapa do experimento separadamente e anexe os resultados na atividade.
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b) Faremos agora o mesmo procedimento, mas trocando a água pelo líquido X. Mostre que o calor específico $c_X$ do líquido X é determinado por:
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Parte 1: a) Seja um calorímetro (recipiente do enunciado) de capacidade térmica desconhecida C a uma temperatura inicial de Tc. Suponha que aqueçamos uma massa ma de água até a temperatura Ta. Depositamos a água no calorímetro e medimos a temperatura final do sistema Tf1 após o equilíbrio térmico ser atingido. Mostre que a capacidade térmica do calorímetro é determinada por
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