ETAPA 1 Em um primeiro momento, você analisou o resultado de um teste realizado por um dos fornecedores. No teste em questão foi utilizado um aço, em que o corpo de prova (CP) possuía diâmetro de 12,6 mm e comprimento útil de 51 mm, e que foi submetido a um ensaio de tração até a ruptura. Os dados de carga e alongamento obtidos durante o ensaio estão na Tabela 1.
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CONTEXTUALIZAÇÃO Você foi contratado por uma empresa de projetos que realiza cálculos estruturais para diversas aplicações. Uma das atividades propostas no seu novo cargo é a de validar o projeto de uma estrutura metálica utilizada em eventos, e para isso você precisa inicialmente avaliar as propriedades mecânicas de alguns tipos de materiais para selecionar o mais adequado para tal aplicação. Para realizar essa avaliação você poderá executar alguns testes nos materiais, sendo um deles o ensaio de tração.
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Após avaliar o gráfico, você pode concluir se o material ensaiado é considerado frágil ou um material dúctil? Além disso, qual propriedade obtida pelo gráfico você considera fundamental para que o novo material tenha uma maior resistência à carga aplicada?
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QUESTÃO 1 Suponha que você seja o engenheiro responsável pela manutenção em uma indústria e precise fazer a avaliação de uma peça que estava submetida à uma carga de tração, e como responsável pela análise você deverá analisar o comportamento do material que falhou e identificar um possível substituto. Como você não tem a especificação daquele material, você decide então realizar um ensaio de tração com um corpo de prova de mesmo material. Após o teste realizado, o perfil do comportamento do gráfico tensão-deformação é conforme mostrado na figura a seguir:
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Lembrando que você deve utilizar um coeficiente de segurança de 6, neste caso este fator deve ser considerado no torque do eixo (o torque considerado para o cálculo do aço deverá ser 6 vezes maior que o torque encontrado através da fórmula P=T.𝜔). Qual ou quais aços dentre os que o fabricante fornece são adequados para a situação? Por quê?
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Para este cálculo você deve utilizar a fórmula para cálculo da tensão máxima de torção: Onde T é o torque (em N.m), r é o raio (em m) e J é o momento de inércia polar (em m4), que em círculos é calculado de acordo com a seguinte fórmula:
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Onde P é a potência do motor (em W), T é o torque (em N.m) e 𝜔 a rotação em (rad/s) Os fabricantes com que você solicitou orçamento garantem as seguintes propriedades para tensão de cisalhamento no material, e você deve escolher entre um destes: Tabela 1 - Propriedades do Material
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d) Durante a inspeção de um eixo, você observou que o mesmo apresentava uma trinca e optou por substituí-lo, no entanto você não pode aumentar o diâmetro (6cm) do eixo devido a limitações de espaço do local, mas deve utilizar um coeficiente de segurança de 6. Seu primeiro passo para dimensionar o eixo foi observar a rotação de trabalho do motor (200rpm) e a potência do mesmo (80CV), então você conseguiu encontrar o Torque do motor utilizando a fórmula:
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