Com base nos excertos acima, a respeito de integração e inclusão, e nas concepções abordadas na Unidade I do livro didático, reflita e apresente em forma de texto, justificando a sua resposta. * Duas diferenças entre integração e inclusão escolar, que você considera importante compreender para atuar com o público alvo da educação especial. * Levando em consideração as duas diferenças selecionadas por você, proponha, enquanto futuro profissional da educação, uma estratégia com a proposta de ressignificar o conceito de integração na escola e uma outra para que a inclusão seja efetivada, justificando a sua resposta.
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Excerto 2: Para Mantoan (2009, p.6), é importante que, ao nos depararmos com os conceitos de integração e de inclusão, saibamos distingui-los. Os vocábulos – integração e inclusão – conquanto possam ter significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes e se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes [...]. Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino em escolas especiais [...]. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita aos alunos com deficiência e aos que apresentam dificuldades de aprender, mas a todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral [...]. Na perspectiva inclusiva, as escolas atendem às diferenças, sem discriminar, sem trabalhar à parte com alguns alunos, sem estabelecer regras específicas para planejar, para aprender, para avaliar. (Mantoan, 2009, p. 6-7)
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ATIVIDADE 1 – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2024 Para realizar a atividade 1, leia e analise os excertos a seguir: Excerto1: A maioria dos autores que defendem a integração defende também a ideia de se propiciar um atendimento diferenciado – em nível pessoal, didático ou metodológico – às crianças de Educação Especial. No entanto, quando se cria tais serviços, organizando recursos pedagógicos e didáticos especializados, a escola regular está sendo contraditória em relação aos seus princípios, pois já está tratando de forma diferente aqueles que ela recebeu como iguais. Percebemos, desse modo, que existe uma ambiguidade provocada pelo desejo de integrar quem é diferente e a noção de necessidades específicas.
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“A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas. Lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito. Porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos iniciais, no que diz respeito à dificuldade de encaminhamentos adequados ao trabalho com a construção do conceito de número com as crianças (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 1).
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ATIVIDADE 1 – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52 _2024 A construção do número “A construção do conceito de número não acontece somente no Ensino Fundamental, pelo contrário, as noções mais elementares para esta construção podem e devem acontecer muito antes desse período, dentro e fora da escola. Fora da escola, nos momentos de vivências e experiências do seu dia a dia e, na escola, nos espaços de Educação Infantil, em que as interações mediadas pelo professor, precisam acontecer com os enfoques planejados, atividades e encaminhamentos com objetivos que conduzam esta construção pela criança” (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 3).
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ATIVIDADE 1 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52 _2024 A formação do gestor educacional e escolar precisa perceber a organização interna, as relações humanas que acontecem no interior da escola e a sua cultura. Nos currículos de nossos cursos de Pedagogia, quase todas as disciplinas enfocam assuntos que dificilmente encontram paralelos no cotidiano da educação escolar. Não se pode mais pensar a escola com funções divididas, mas como uma organização, em uma visão sistêmica. O curso de Pedagogia precisa garantir uma base de conhecimentos teóricos e práticos para que o futuro gestor se torne o articulador e o coordenador das atividades-fim da escola, integrando a teoria e a prática, conhecendo a realidade e buscando alternativas para enfrentá-la.
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De acordo com o estudo realizado em nosso livro e, também, pelos textos anteriormente disponibilizados, responda: 1. É possível proceder a contratação desse novo colaborador por meio de um contrato de experiência de 30 dias? Justifique a sua resposta. 2. Ao final desse prazo, caso o empregado não tenha se adaptado à função, é possível dispensá-lo ou é obrigatória a renovação do contrato? Justifique a sua resposta. 3. O contrato de experiência é o mesmo do contrato de aprendizagem? Justifique a sua resposta. 4. Por derradeiro, ao final deste prazo, caso a empresa e o empregado tenham interesse na continuidade da prestação de serviços, poderá esse contrato se tornar um contrato efetivo a tempo indeterminado? Justifique a sua resposta. ATENÇÃO! Para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta, primeiramente, em um arquivo WORD em seu computador, pois, caso digite direto na caixa de texto no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo de acesso e perder sua resposta. Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.
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ATIVIDADE Coloque-se no lugar de um profissional, exercendo a sua atividade em uma empresa de pequeno porte. Devido ao aumento dos serviços prestados pela empresa, em reunião da Diretoria, da qual você estava participando, foi levantada a possibilidade de se proceder a contratação de mais um novo colaborador. Diante das discussões levantadas, surgiram inúmeras dúvidas, especialmente, em relação ao formato de contratação desse novo empregado.
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Vejamos alguns textos sobre esse assunto: Contratos de trabalho: quais os tipos existentes? Disponível em: https://www.politize.com.br/contratos-de-trabalho/. Acesso em: 16 abr. 2024. Contrato de experiência: como funciona essa modalidade de contratação e quais são os seus direitos. Disponível em: https://exame.com/carreira/contrato-de-experiencia-como-funciona-essa-modalidade-de-contratacao-e-quais-sao-os-seus-direitos/. Acesso em: 16 abr. 2024. Assim, conhecer os diversos tipos de modalidades previstas na Legislação é de suma importância para que os agentes que compõem essa relação (empregador e empregado) decidam qual é o formato mais vantajoso para ambos.
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ATIVIDADE 1 – RH – RELAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS – 52_2024 Olá, estudante! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1. O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em uma análise e no entendimento sobre contratos de trabalho. O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA E SUAS PECULIARIDADES O profissional de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel crucial dentro de uma organização, sendo responsável por diversas atividades relacionadas à gestão de pessoas e ao desenvolvimento do capital humano. A descrição do cargo de um profissional de RH pode variar de acordo com o tamanho da empresa, sua estrutura organizacional e as necessidades específicas do negócio. O perfil do profissional do século XXI deve possuir múltiplas características, dentre elas, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, proatividade, liderança, comunicação, assertividade, criatividade e cultura. Em alguns casos, as empresas buscam profissionais praticamente supra-humanos, assim, diante da concorrência e exigência cada vez maior do mercado, os profissionais estão buscando cada vez mais qualificação para cumprir o esperado pelas instituições. Desta forma, é cada vez mais comum que sejam delegadas para os profissionais da área de Recursos Humanos as atividades que demandam um conhecimento multidisciplinar, ou seja, não basta para o profissional da atualidade conhecer a fundo as peculiaridades do exercício da atividade prestada, deverá ter conhecimentos relacionados à contabilidade, às leis e à sua forma de aplicação, às finanças, à logística, dentre outros. O Direito do Trabalho é um dos ramos do Direito Privado mais importantes para a sociedade, pois é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e nas leis trabalhistas. No que tange essa relação, pode ser exercida por meio de um contrato por tempo determinado, contrato por tempo indeterminado, contrato de experiência, contrato de teletrabalho ou contrato intermitente, por exemplo.
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