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Nos séculos XIX e XX, o renomado pintor francês Paul Cézanne demonstra que o ponto de encontro entre matemática e arte vai muito além da perspectiva. Em suas telas, ele procurava simplificar as figuras até que elas se reduzissem a formas geométricas puras. Essa estratégia criava a sensação de volume e distância entre os componentes. Provavelmente, o ápice da influência da matemática na arte foi o advento do Cubismo: movimento de vanguarda modernista que se baseava no uso de formas e volumes geométricos para representar a natureza. Durante o cubismo, que teve em Pablo Picasso um de seus maiores expoentes, a perspectiva tridimensional foi deixada de lado. Sobre esse assunto, ainda vale destacar um artista específico, Escher, que tem toda a sua obra baseada em conceitos matemáticos como simetrias e padrões de repetição. Mesmo sem ter buscado conhecimento formal em matemática, era essa área que norteava toda a sua produção.
10/05/2024

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MAPA – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52 _2024 ARTE & MATEMÁTICA  A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática. A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática?
10/05/2024

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ATENDIMENTO (11) 9 1467-6527
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Texto 2  A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada. Com a sistematização e organização desse processo, os resultados são mais positivos. A gestão democrática vai muito além da participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, ela precisa estar aberta ao diálogo constantemente com a comunidade, proporcionando que os envolvidos diretamente tenham condições de expor suas necessidades. A escola consegue, assim, tornar-se uma unidade social efetiva, sendo possível apenas com a junção da participação da comunidade. Parcerias entre as escolas e a comunidade podem ser formadas, inclusive com a participação de empresas. As empresas podem agir de forma a trazer tutores e palestrantes, fazer doações financeiras, proporcionar capacitações, entre outros. As parcerias que duram e trazem resultados são aquelas recíprocas, em que ambos os lados saem com algum benefício e possuem objetivos e metas bem definidos.
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Estimular o diálogo entre as famílias e a escola. Utilizar a reunião de pais para discutir temas de interesse mútuo. Criar oportunidades de integração nos eventos oficiais. Entender como a instituição impacta o bairro. Dialogar com o poder público da cidade. Criar ações sociais e que envolvam as famílias. 
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MAPA - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2024 Leia os textos 1 e 2 a seguir: Texto 1 6 AÇÕES QUE VÃO TE AJUDAR A CONSTRUIR UMA BOA COMUNIDADE ESCOLAR   A comunidade escolar pode ser considerada o coração da escola, uma vez que reúne todas as pessoas envolvidas de alguma maneira pela instituição. Esse grande grupo de indivíduos inclui, principalmente, os atores diretos das atividades pedagógicas e institucionais, como gestores, coordenadores, colaboradores, professores, alunos, pais e familiares. Mas a comunidade escolar não se encerra aí. Até mesmo profissionais não ligados à educação, mas que auxiliam na vida da escola, podem ser considerados parte dela, como auxiliares de trânsito, policiais, seguranças, cantineiros e servidores de limpeza e manutenção. Ainda, a presença da escola impacta também a região onde está localizada. Nesse sentido, a instituição pode considerar os moradores do entorno ou até o bairro todo como parte desse conjunto. Com isso, o senso de comunidade escolar vai muito além dos muros da escola, resultando em uma extensa rede de relacionamentos que deve ser positivamente estimulada, uma vez que reverbera na educação dos estudantes. Para tanto, a instituição precisa promover uma cadeia de ações estratégicas com o intuito de aproximar quem faz parte da escola direta ou indiretamente. Alguns exemplos dessas ações estratégicas são:
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3- Abordando especificamente as modificações advindas da Lei 13.467/17, cite ao menos 2 (duas) alterações que você considera benéfica para o empregado e 2 (duas) que são benéficas para o empregador diante da Reforma Trabalhista. 4- A empresa diante das mudanças na Legislação, teve que se adaptar, causando alguns impactos na imagem de cultura flexível que a empresa tinha antes das mudanças. Na posição de gestor, descreva, ao menos, 2 (duas) ações que você realizaria a fim de perpetuar essa cultura e não gerar resistência por parte dos colaboradores, nas adequações que a empresa precisa realizar.
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De acordo com o estudo realizado em nosso livro (Unidade 3) e também pelos textos/links acima disponibilizados, responda: 1- De acordo com as normas previstas na CLT é possível atender o pedido de férias de João? Caso não seja possível, explique qual seria uma alternativa para essa concessão em dois momentos das férias em favor do funcionário. (Sua resposta deverá conter de 2 a 4 linhas). 2- De acordo com as normas previstas na CLT é possível atender o pedido de supressão do intervalo intrajornada de João? Caso não seja possível, explique qual é o período mínimo a ser concedido de intervalo intrajornada em favor do funcionário. (Sua resposta deverá conter de 2 a 4 linhas).
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ATIVIDADE: (Situação hipotética) Vamos nos colocar no lugar de um profissional que exerce a sua atividade em uma empresa de pequeno porte da área de tecnologia, que desenvolve soluções de sustentabilidade inovadoras. A empresa possui uma cultura de colaboração e autonomia, permitindo que os funcionários tenham flexibilidade relacionado ao seu horário de trabalho e férias. Diante desse contexto, analise o caso abaixo e responda: João é colaborador há mais de 5 anos na empresa, seu regime de trabalho é regido pelas normas presentes na CLT e cumpre jornada de trabalho de 40h semanais. Ele solicitou ao seu gestor imediato às férias diante das seguintes condições: férias de 4 dias no próximo mês, retorna ao trabalho e depois de 90 dias do seu retorno, mais 26 dias de férias. E fez mais um pedido: precisa resolver algumas questões pessoais e gostaria de não realizar seu horário de almoço para poder sair mais cedo, ou seja, trabalharia as 8 horas de forma direta para poder sair antes do expediente. ATIVIDADE: (Situação hipotética) Vamos nos colocar no lugar de um profissional que exerce a sua atividade em uma empresa de pequeno porte da área de tecnologia, que desenvolve soluções de sustentabilidade inovadoras. A empresa possui uma cultura de colaboração e autonomia, permitindo que os funcionários tenham flexibilidade relacionado ao seu horário de trabalho e férias. Diante desse contexto, analise o caso abaixo e responda: João é colaborador há mais de 5 anos na empresa, seu regime de trabalho é regido pelas normas presentes na CLT e cumpre jornada de trabalho de 40h semanais. Ele solicitou ao seu gestor imediato às férias diante das seguintes condições: férias de 4 dias no próximo mês, retorna ao trabalho e depois de 90 dias do seu retorno, mais 26 dias de férias. E fez mais um pedido: precisa resolver algumas questões pessoais e gostaria de não realizar seu horário de almoço para poder sair mais cedo, ou seja, trabalharia as 8 horas de forma direta para poder sair antes do expediente. ATIVIDADE: (Situação hipotética) Vamos nos colocar no lugar de um profissional que exerce a sua atividade em uma empresa de pequeno porte da área de tecnologia, que desenvolve soluções de sustentabilidade inovadoras. A empresa possui uma cultura de colaboração e autonomia, permitindo que os funcionários tenham flexibilidade relacionado ao seu horário de trabalho e férias. Diante desse contexto, analise o caso abaixo e responda: João é colaborador há mais de 5 anos na empresa, seu regime de trabalho é regido pelas normas presentes na CLT e cumpre jornada de trabalho de 40h semanais. Ele solicitou ao seu gestor imediato às férias diante das seguintes condições: férias de 4 dias no próximo mês, retorna ao trabalho e depois de 90 dias do seu retorno, mais 26 dias de férias. E fez mais um pedido: precisa resolver algumas questões pessoais e gostaria de não realizar seu horário de almoço para poder sair mais cedo, ou seja, trabalharia as 8 horas de forma direta para poder sair antes do expediente. ATIVIDADE: (Situação hipotética) Vamos nos colocar no lugar de um profissional que exerce a sua atividade em uma empresa de pequeno porte da área de tecnologia, que desenvolve soluções de sustentabilidade inovadoras. 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10/05/2024

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Para nos aprofundarmos mais neste assunto, convido você a acessar os links abaixo e fazer a leitura dos três textos:   O que muda com a Reforma Trabalhista. POLITIZE! 2024. Disponível em: < https://www.politize.com.br/reforma-trabalhista-principais-pontos/ >. Acesso em: 22 abr. 2024.   Lei 5.452, de 1º de maio de 1943 (CLT). Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm >. Acesso em: 22 abr. 2024. Lei 13.467, de 13 de julho de 2017 (Altera a CLT). Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm >. Acesso em: 22 abr. 2024.
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