QUESTÃO 4 Para indivíduos diabéticos tipo 2 (DM2), a realização de exercícios auxilia no controle glicêmico e a adesão à programas de treinamento podem levar a uma diminuição do uso de medicamentos orais, além de melhorar o condicionamento cardiovascular e diminuir fatores de risco. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Analise as afirmativas a seguir sobre os tipos de exercícios recomendados para indivíduos com DM2. Exercícios resistidos, como a musculação, não podem ser recomendados para indivíduos com DM2. A combinação entre exercícios aeróbios e resistidos pode ser recomendada para indivíduos com DM2. III. Exercícios como o yoga e o tai chi devem ser recomendados principalmente para indivíduos idosos com DM2. A caminhada, a corrida e a natação são exercícios aeróbios que podem ser recomendados para indivíduos com DM2. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
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QUESTÃO 3 As dislipidemias podem ser classificadas como primárias ou secundárias. As primárias, são alterações de origem genotípica ou fenotípica. Já as dislipidemias secundárias, são causadas por outras doenças além de fatores comportamentais, como o sedentarismo, a má alimentação e o consumo excessivo de álcool e tabaco. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. A partir do trecho acima, analise as asserções a seguir: As dislipidemias secundárias podem ser causadas por fatores externos. PORQUE A causa por outras doenças é uma alteração de origem genotípica. É correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são falsas. Alternativa 2: A asserção I é verdadeira e a II é falsa. Alternativa 3: A asserção I é falsa e a II é verdadeira. Alternativa 4: As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I. Alternativa 5: As asserções I e II são verdadeiras e a II não é uma justificativa correta para a I.
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QUESTÃO 2 A avaliação do risco cardiovascular do indivíduo com diabetes tipo 2 (DM2) que vai iniciar exercício é fundamental para a segurança e prevenção de eventos adversos, conforme apresentado pela Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB) Silva Júnior (2023, apud ARDENGUE, 2024). Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Sobre o risco cardiovascular em indivíduos com DM2, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: Possuir DM2 há 5 anos configura uma situação de alto risco cardiovascular. Alternativa 2: O tabagismo e a hipertensão configuram risco cardiovascular baixo em pessoas com DM2. Alternativa 3: Doença renal e síndrome metabólica não configuram risco cardiovascular para pessoas com DM2. Alternativa 4: Os estratificadores de risco cardiovascular muito alto referem-se somente a indivíduos idosos que possuem DM2. Alternativa 5: Possuir três ou mais condições descritas como risco alto, configura uma situação de risco cardiovascular muito alto.
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ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM 3 - 52_2024 QUESTÃO 1 A obesidade é uma doença crônica, com causas multifatoriais que englobam fatores genéticos (raça, idade, sexo, etc.), endócrinos e metabólicos, além de fatores obesogênicos, como hábitos alimentares, sedentarismo, padrão socioeconômico, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de obesidade está relacionada à quantidade de gordura corporal do indivíduo. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Considerando as informações acima, assinale a alternativa que contempla a definição de obesidade, de acordo com a OMS: Alternativas Alternativa 1: A obesidade refere-se a qualquer aumento de gordura corporal em indivíduos saudáveis. Alternativa 2: A obesidade refere-se ao aumento de gordura corporal na mesma proporção que a massa magra. Alternativa 3: A obesidade refere-se ao excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Alternativa 4: A obesidade refere-se a mesma quantidade de gordura corporal e massa magra em indivíduos dislipidêmicos. Alternativa 5: A obesidade refere-se ao aumento de gordura corporal, somado a hipertensão, as dislipidemias e a resistência a insulina.
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Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada. Então vamos lá! Imagine que você é gestor(a) dessa loja, e que a situação de Beatriz chegou até o seu conhecimento. Agora você precisa dar uma tratativa para resolver essa situação. Então, com base no case apresentado, responda: a) Como gestor(a), identifique no case ao menos dois indicadores de estresse que Beatriz apresenta para os contextos seguintes: psicológico, social e danos físicos. b) Como gestor(a), analise o case e descreva ao menos quatro dos principais fatores que são responsáveis pelo desencadeamento do estresse nessa fase da vida de Beatriz. c) Como gestor(a), e pensado em melhorar a produtividade e o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, proponha algumas ações que deverão ser tomadas para reduzir os níveis de estresse da sua equipe. Nesse sentido, apresente ao menos cinco ações. d) Como gestor(a) e considerando os estudos da disciplina, descreva quais são os três principais desafios e oportunidades enfrentados na situação apresentada no case.
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Segunda etapa: CONSIDERE a situação problema da atividade. Beatriz é vendedora em uma loja de roupas e acessórios femininos, em um dos maiores shoppings centers da cidade de São Paulo. Há algum tempo ela vem enfrentando dificuldades em desenvolver plenamente suas atividades laborarias, pois sente que a sua a gestão imediata está criando situações “picuinhas” para que ela peça demissão. Uma das situações que vem acontecendo com a vendedora e que tem desencadeado muito estresse é a solicitação quase que constante para que ela faça horas extras. No entanto, diferente das demais vendedoras que compõem a equipe, Beatriz é viúva e mãe de duas crianças, por conta dessa realidade a funcionária dificilmente consegue exceder o horário de trabalho para suprir essa necessidade que é imposta. Sua chefia direta nunca a orientou que se ela não fizesse horas extras em determinados dias de maior movimento na loja seria punida por isso; contudo a colaboradora percebe que todas às vezes que se recusa a ficar após seu horário normal de trabalho, punições são aplicadas posteriormente de maneira implícita, como uma forma de retaliação. Além dessa situação, outros fatores são como estímulos estressores para a funcionária em questão. Ela se sente ameaçada pelos colegas de trabalho devido aos altos níveis de competitividade e, em sua opinião, a comunicação é problemática e agressiva, tudo é muito burocrático e não há reconhecimento profissional. Por conta de todo este mal-estar, recentemente ela tem observado que algumas manifestações indesejadas estão acontecendo no seu próprio corpo, e correlaciona os acontecidos ao estresse no trabalho. Por essa razão decidiu procurar orientação médica e ajuda psicológica para superar as demandas que vem enfrentando, as quais são conhecidas como: irritabilidade, picos de agressividade, queda no desempenho profissional, conflito demasiado na família, enxaquecas frequentes e alergias pelo corpo. Estes são fatos, por ela observados, em sua saúde. Mesmos diante de todas essas questões observadas pela vendedora, ela entende que precisa manter seu emprego, para então conseguir suprir as necessidades do seu lar.
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Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio. O estresse no trabalho é um mal que “assombra” muitos profissionais, e que pode afetar a produtividade de uma pessoa, da empresa, do clima de trabalho e consequentemente do relacionamento com os clientes. As causas do estresse nos profissionais brasileiros são bem variadas, porém algumas se destacam, dentre as principais estão: pressão por resultados, entregas em prazos curtos, longas jornadas de trabalho, reuniões intermináveis, chefe chato, falta de reconhecimento… E a lista do estresse só aumenta. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half no ano passado, o brasileiro é o profissional mais estressado do mundo. O motivo principal é o excesso da carga de trabalho, que traz fadiga mental, mudança de humor, alteração de peso e pouco descanso durante o sono.
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MAPA - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52_2024 Olá, estudante! Chegou o momento de elaborarmos nossa atividade MAPA! Vamos abordar nessa atividade sobre o Estresse, que vem sendo cada vez mais observado no ambiente organizacional. Para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas: Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio. Segunda etapa: CONSIDERE a situação problema da atividade. Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.
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Além disso, para uma boa execução da atividade: - É obrigatório a utilização do TEMPLATE/FORMULÁRIO WORD que está localizado no Material da Disciplina; - Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores, formadores e mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem; - Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão no Material Extra da disciplina; - A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web. *Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
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Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá sistematizar as seguintes etapas: Defina, a partir de Minucucci, sensibilidade social e flexibilidade de comportamento. Explique os tipos de comunicação interpessoal proposto pelo autor. III. Elabore um plano de ação elencando um dos temas citados, propondo uma intervenção, que pode ser desde um debate a dinâmicas de grupo, no qual você descreva o tema selecionado, objetivos, metodologia e resultados esperados.
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