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Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora realize as seguintes as atividades:   Construa uma tabela citando e CONCEITUANDO com suas próprias palavras cada uma dessas quatro fases de desenvolvimento motor, pontuando os estágios e períodos de desenvolvimento propostos pelos teóricos Gallahue, Ozmun e Goodway (2013).
10/05/2024

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MAPA - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024 As fases do desenvolvimento motor, desenvolvidas no modelo teórico dos autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), são definidas como uma “ampulheta heurística”, ou seja, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto. Assim, nesse modelo, o desenvolvimento motor de cada indivíduo passa por quatro fases. Entretanto, em cada uma dessas fases, são propostos, também, de dois a três estágios com faixa etária aproximada para os seus períodos de desenvolvimento. Fonte: GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 201
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ATIVIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024 Para entender o desenvolvimento motor precisamos compreender que existem vários processos que acontecem na vida do ser humano desde a concepção e que influenciam ou são determinantes neste processo. Assim, temos a idade cronológica, seguido do crescimento físico, da maturação e, por fim, do desenvolvimento motor. Estes conceitos são úteis na compreensão de como as etapas do desenvolvimento motor se apresentam e de como eles se relacionam e interagem entre si. BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Desenvolvimento e aprendizagem motora, explique os conceitos de idade cronológica, crescimento físico, maturação e desenvolvimento motor.
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  Diante do exposto acima e de acordo com as informações dispostas no livro da disciplina, responda:   1 – Quais são os instrumentos utilizados para avaliação do consumo/comportamento alimentar? Cite e explique estes instrumentos. ​2 – Quais são os métodos utilizados para avaliação da composição corporal? Cite e explique estes métodos.   3 – Os métodos utilizados para determinação da composição corporal podem ser divididos em métodos diretos, indiretos e duplamente indiretos. Aponte quais são as diferenças entre cada um destes métodos.  
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ATIVIDADE 1 - NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens utilizadas para diagnosticar o estado nutricional de um indivíduo. Essas abordagens podem ser realizadas por meio do levantamento de informações, como o histórico alimentar e medicamentoso, exames físicos e bioquímicos, por meio de medidas antropométricas e da organização e análise dos dados obtidos por um profissional da área da saúde.   A avaliação do estado nutricional pode ser realizada por profissionais de educação física durante avaliações físicas. Compreender a diferenciação teórica dos modelos de avaliação e assimilar com os métodos de avaliação física permite aprimorar a prescrição de exercícios físicos e direcionar recomendações para a prática de atividade física em diferentes populações.  
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Com base nas informações acima, responda as questões abaixo: Qual o Índice de Massa Corporal (IMC) do Fabiano? (você deve apresentar o cálculo completo e resposta); Qual o diagnóstico do IMC do Fabiano? (consultar o guia “ABC do IMC” para realizar essa classificação que se encontra no “Material da disciplina” no Studeo); Qual o percentual de gordura corporal do Fabiano? (consultando o livro da disciplina, atente-se as dobras cutâneas apresentadas para selecionar uma equação de predição adequada).
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  Nesse contexto, suponha que o Fabiano está iniciando sua prática de exercícios físicos na academia e, inicialmente, foi submetido a avaliação física. Alguns dos dados obtidos nessa avaliação estão descritos logo abaixo.   Data da avaliação: 29/04/2024 Sexo: masculino Data de nascimento: 20/03/2008 Massa Corporal: 69,5kg Estatura: 1,73m Dobra cutânea do Subescapular: 18,8mm Dobra cutânea do Tríceps: 15,1mm
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ATIVIDADE 1 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 Em um protocolo de avaliação física, a avaliação da composição corporal é fundamental para identificar aspectos determinantes para a boa saúde de uma pessoa. É por meio dessa avaliação que podemos estimar os principais componentes da massa corporal total, como por exemplo a massa magra e a massa gorda. BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.
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Diante das informações acima, responda as questões abaixo:   1- Quais são os cinco elos que são relacionados ao suporte básico e avançado de emergência e cuidados pós-PCR em uma vítima Adulta? 2- Quais os elos relacionados a uma vítima pediátrica?
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ATIVIDADE 1 - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS - 52_2024 Os procedimentos de SBV contemplam o reconhecimento imediato de parada cardíaca, o acionamento do serviço de atendimento móvel de urgência, a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e uso do desfibrilador externo automático (DEA). As aço̧es de SBV devem ser realizadas de maneira adequada para aumentar a possibilidade de sobrevivência de uma vítima em situação de emergencia. Diante disto, é necessário utilizar a “corrente da sobrevivencia”.   STIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e procedimentos de primeiros socorros. Maringá: Unicesumar, 2021.
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