FECHAR

Conteúdos

Ver Cursos
O fenômeno da crescente patrimonialização de “bens” culturais, que se assiste nas últimas décadas, tem suscitado entre historiadores e cientistas sociais, de modo geral, intensa reflexão. Na esteira do que Nora (1993) denominou de “lugares de memória”, a onda patrimonialista foi tema de reflexão de historiadores como François Hartog (2003; 2006), que se dedica a refletir sobre o tempo e o patrimônio, para sinalizar que este fenômeno pode ser compreendido no interior da onda presentista assistida na contemporaneidade, e que talvez este fervor seja indício de um novo regime de historicidade. É no bojo dessas questões, portanto, que vale a pena tecer uma reflexão sobre o lugar que o historiador tem ocupado nesse debate, como tem se posicionado diante da crescente patrimonialização da memória e história. É certo que não se trata de questões meramente retóricas, pois colocam o exercício da história em um debate ético e político ao qual não podemos nos furtar. 
17/04/2024

R$ 40,00

Tendo isso em vista, sugerimos a seguinte atividade: 1) Leia os seguintes materiais: ENSINANDO HISTÓRIA COM GAMIFICAÇÃO, de Leandro Rezende da Silva e Carlos Edinei de Oliveira: https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1605212757_ARQUIVO_f0f2051e7b0b37ba88e6162299dfcccf.pdf
17/04/2024

R$ 40,00

Dentro dessa discussão um tema importante de ser estudado e abordado é a gamificação. Tendo em vista que a gamificação desempenha um papel crucial na transformação do ambiente educacional, tornando-o mais atrativo e eficaz. A história, muitas vezes percebida como uma disciplina densa e distante, pode se beneficiar enormemente da aplicação de métodos inovadores. Ao incorporar tecnologias educacionais e abordagens criativas, os educadores conseguem envolver os alunos de maneira mais profunda, estimulando o interesse e a participação ativa.
17/04/2024

R$ 40,00

Na atividade MAPA da disciplina de História Contemporânea, sempre busco temas que sejam importantes para a formação dos nossos estudantes enquanto professores e não apenas historiadores. Para isso, todos os anos trago temas que estão em debate na atualidade, e hoje muito se fala sobre as tecnologias e inovação.
17/04/2024

R$ 40,00

Segunda Etapa: Crie uma apresentação em PowerPoint, seguindo o padrão estabelecido a seguir: - Slide 1: Apresente os detalhes pessoais, como nome, curso, instituição, módulo, ano e RA. - Slide 2, 3 e 4: Inclua cada uma das três fotos selecionadas, acompanhadas de uma descrição que justifique sua escolha, com no máximo 10 linhas. Utilize recursos visuais, como fotos, gifs ou vídeos, para tornar a apresentação mais dinâmica e didática. Destaque a relação entre sua proposta e a ideia de globalização em cada slide.
17/04/2024

R$ 40,00

Primeira Etapa: Releia o enunciado e busque fontes que ampliem seu entendimento sobre o tema da globalização. Familiarize-se com as ideias apresentadas. Segunda Etapa: Crie uma apresentação em PowerPoint, seguindo o padrão estabelecido a seguir:
17/04/2024

R$ 40,00

Considerando a influência da globalização em sua cidade, solicitamos que capture pelo menos três imagens, que contemple as situações, a seguir: - Presença de multinacionais na região; - Estabelecimentos de marcas reconhecidas internacionalmente; - Zonas segregadas, evidenciando disparidades socioeconômicas; - Atividades comerciais informais, como ambulantes; - Centros comerciais, como shopping centers; - Uso de produtos "alternativos" ou falsificados; - Eventos culturais estrangeiros; - Gastronomia internacional; - Entre outros exemplos pertinentes.
17/04/2024

R$ 40,00

MAPA - GEO - GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS: PODER E CONFLITO - 51/2024 A globalização permeia intensamente nossa realidade diária, muitas vezes de maneira sutil, tornando-se imperceptível em seu verdadeiro impacto. No entanto, suas ramificações unilaterais frequentemente desencadeiam uma cascata de eventos de alcance global capazes de moldar significativamente o cotidiano das pessoas. Para compreender essa transformação, propomos uma abordagem prática utilizando a fotografia, uma ferramenta didática amplamente empregada na disciplina de Geografia.
17/04/2024

R$ 40,00

EXCERTO 2: Maria Montessori iniciou sua carreira com crianças que eram privadas de estimulação sensorial e, muito cedo, observou que o desenvolvimento infantil era potencializado quando tal estimulação era fornecida. Com base nessas observações, Montessori começou a desenvolver seu próprio conjunto de materiais que ela chamou de “Educação sensorial”
17/04/2024

R$ 40,00

EXCERTO 1: Quando surge diante de nós uma criança que se afasta do tipo humano normal, com o agravante de uma deficiência na organização psicofisiológica, imediatamente, mesmo aos olhos de um observador leigo, a convergência dá lugar a uma profunda divergência, uma discrepância, uma disparidade entre as linhas natural e cultural do desenvolvimento da criança. Por si só, entregue a seu desenvolvimento natural, a criança surda-muda nunca aprenderá a falar, a cega nunca dominará a escrita. Aqui a educação surge em auxílio, criando técnicas artificiais, culturais, um sistema especial de signos ou símbolos culturais adaptados às peculiaridades da organização psicofisiológica da criança anormal.
17/04/2024

R$ 40,00

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

FECHAR
crossmenu