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Questão 2. Ao final do período proposto para aplicação, pergunte para eles:   A) Ao idoso: você considera que estas atividades foram positivas para sua memória e raciocínio? B) Ao familiar: você considera que este material forneceu informações de fácil compreensão sobre as demências? Você considera que estas atividades foram positivas para a memória e raciocínio do seu familiar? C) Transcreva as respostas dadas, e não se esqueça de incluir as imagens da aplicação da ferramenta.  
17/04/2024

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Questão 1. Sei que você pode estar ansioso, mas tranquilize-se, pois seu manual não precisará ser tão complexo, porém ele deverá conter alguns elementos: A) Definição breve sobre as demências, com linguagem acessível para cuidadores familiares. B) Descrição sobre manifestações mais frequentes, que possam ser reconhecidas por eles. C) Pelo menos cinco (5) estratégias com objetivo de estimular memória mediata e imediata, localização temporal e espacial, raciocínio e lógica, usando recursos de fácil acesso, como fotos, músicas, desenhos, jogos, entre outros.
17/04/2024

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Certamente, para a criação do seu material, você deverá se apropriar dos conhecimentos sobre os tipos de demência, como elas interferem nas AVD e AIVD, na rotina e como podem impactar a vida do idoso e dos seus familiares. Também será necessário conhecer um pouco mais sobre o potencial que estratégias de estímulos mental e cognitivo podem ter no manejo de casos de demência, detendo seu avanço.
17/04/2024

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O manual apresenta a definição das demências e da Doença de Alzheimer e informações detalhadas desde os primeiros sintomas até as fases avançadas da doença. Além disso, o manual apresenta também estratégias práticas para lidar com alterações de comportamento a atividades, segurança em casa e situações especiais, encorajando os cuidadores a adaptarem as sugestões conforme as necessidades específicas de seus familiares.
17/04/2024

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Este manual de linguagem acessível é uma ferramenta valiosa para aqueles que dedicam seu tempo e esforço ao cuidado de pessoas idosas, enfrentando os desafios da demência. Elaborado para fornecer informações valiosas sobre a doença e orientações práticas para lidar com as mudanças diárias, este guia é essencial para compreender e enfrentar os desafios específicos associados à Doença de Alzheimer.
17/04/2024

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Pensando nisso, e no crescente número de casos de demência e Doença de Alzheimer, o Centro de Referências nos Distúrbios Cognitivos do Idoso- CEREDIC e o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Divisão de Neurologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo elaboraram o Manual para Cuidadores da Doença de Alzheimer.
17/04/2024

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As alterações cognitivas, embora não devam ser consideradas normais do envelhecimento, têm acometido um número cada vez maior de idosos, e trazem ansiedade para as famílias e cuidadores, especialmente quando levam a crer tratar-se de um caso de Doença de Alzheimer, por não saberem como lidar com as alterações de comportamento, ou como ajudar seu familiar.
17/04/2024

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Caro estudante, a situação descrita não é tão incomum assim, não é mesmo? As alterações cognitivas, embora não devam ser consideradas normais do envelhecimento, têm acometido um número cada vez maior de idosos, e trazem ansiedade para as famílias e cuidadores, especialmente quando levam a crer tratar-se de um caso de Doença de Alzheimer, por não saberem como lidar com as alterações de comportamento, ou como ajudar seu familiar.
17/04/2024

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Dona Marisa, uma idosa de 76 anos, que mesmo hipertensa e diabética sempre foi muito ativa e cheia de vitalidade, tem vivido momentos difíceis nos últimos anos. A simpática senhora, há alguns anos, está apresentando lapsos de memória, oscilações de humor, alteração no sono e tem estado desanimada, passando a maioria do dia deitada, escutando a missa em seu radinho. Senhor Afonso, marido dela, está cada vez mais preocupado, especialmente nos últimos meses, pois Dona Marisa tem fugido de casa por não a reconhecer mais como sua, esquecido os nomes das netas e até o do marido, e se confundido sobre as tarefas do dia, como já ter ou não tomado banho, comido ou tomado seus remédios. Moram apenas os dois idosos na casa, mas as duas filhas, que sempre visitam, decidiram, com Sr. Afonso, que estava na hora de procurar ajuda profissional.
17/04/2024

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Etapa 3: A Idade Média e o Renascimento Alimentos: Quais eram os principais alimentos consumidos em cada período? Técnicas culinárias: Quais técnicas de cozimento eram utilizadas em cada período? Influências: Quais foram as principais influências na culinária de cada período? Classes sociais: Como a alimentação variava de acordo com a classe social em cada período?
17/04/2024

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