Considerando as informações apresentadas acima e o que você aprendeu sobre cartografia nessa disciplina, compare as representações cartográficas, identifique e disserte sobre o período histórico de cada uma, as semelhanças, as diferenças e as possíveis tendências que cada uma traz.
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1- Mencione o nome do patrimônio e a cidade. 2- Envie uma foto do patrimônio. 3- Faça uma descrição do patrimônio (estética/estrutura). 4- Pesquise e descreva como surgiu este patrimônio (intencional ou não intencional) 5- Função primária – para que surgiu este patrimônio?
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O fenômeno da crescente patrimonialização de “bens” culturais, que se assiste nas últimas décadas, tem suscitado entre historiadores e cientistas sociais, de modo geral, intensa reflexão. Na esteira do que Nora (1993) denominou de “lugares de memória”, a onda patrimonialista foi tema de reflexão de historiadores como François Hartog (2003; 2006), que se dedica a refletir sobre o tempo e o patrimônio, para sinalizar que este fenômeno pode ser compreendido no interior da onda presentista assistida na contemporaneidade, e que talvez este fervor seja indício de um novo regime de historicidade. É no bojo dessas questões, portanto, que vale a pena tecer uma reflexão sobre o lugar que o historiador tem ocupado nesse debate, como tem se posicionado diante da crescente patrimonialização da memória e história. É certo que não se trata de questões meramente retóricas, pois colocam o exercício da história em um debate ético e político ao qual não podemos nos furtar.
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Tendo isso em vista, sugerimos a seguinte atividade: 1) Leia os seguintes materiais: ENSINANDO HISTÓRIA COM GAMIFICAÇÃO, de Leandro Rezende da Silva e Carlos Edinei de Oliveira: https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1605212757_ARQUIVO_f0f2051e7b0b37ba88e6162299dfcccf.pdf
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Dentro dessa discussão um tema importante de ser estudado e abordado é a gamificação. Tendo em vista que a gamificação desempenha um papel crucial na transformação do ambiente educacional, tornando-o mais atrativo e eficaz. A história, muitas vezes percebida como uma disciplina densa e distante, pode se beneficiar enormemente da aplicação de métodos inovadores. Ao incorporar tecnologias educacionais e abordagens criativas, os educadores conseguem envolver os alunos de maneira mais profunda, estimulando o interesse e a participação ativa.
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Na atividade MAPA da disciplina de História Contemporânea, sempre busco temas que sejam importantes para a formação dos nossos estudantes enquanto professores e não apenas historiadores. Para isso, todos os anos trago temas que estão em debate na atualidade, e hoje muito se fala sobre as tecnologias e inovação.
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