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QUESTÃO 8 Nos séculos XIX e XX, a escola transformou-se para atender à necessidade de escolarizar a todos. O ingresso das práticas corporais com finalidade educacional também foi um traço marcante desse processo, evidenciando que a prática de uma Educação Física nasce no mesmo momento da escola pensada como uma instituição educacional a ser frequentada pelos filhos oriundos de todas as classes sociais. Esse movimento que se estabelecia exigiu não só da educação como um todo, mas da Educação Física reflexões pedagógicas, as quais geraram críticas a algumas práticas corporais em detrimento a outras. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022. Com relação ao período mencionado no fragmento acima e as reflexões pedagógicas sobre as práticas corporais na escola que aconteceram durante o mesmo, analise as afirmações a seguir: As práticas corporais de características circenses tornaram-se muito criticadas nesse período, pois em termos pedagógicos, via-se nesses usos do corpo feitos pelos acrobatas um desvirtuamento, uma espécie de aberração exibicionista que nada agregava à formação física, moral e intelectual de seus praticantes. Outro alvo de crítica por parte daqueles que pensavam na inclusão das práticas corporais no interior da escola era o atletismo, já que essa denominação pejorativa era dada a toda prática que assumia um caráter meramente competitivo, o qual levava pessoas e grupos a reunirem-se para assistir aos embates como mero entretenimento. III. A ginástica foi a prática que, em diferentes lugares, passou a povoar os currículos da nascente escola de massas, pois o que estava sendo buscado era uma abordagem educativa às práticas corporais, abordagem essa que deveria ser descolada de qualquer utilidade prática imediata, ou seja, capaz de colaborar na educação dos cidadãos. É correto o que se afirma em:
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QUESTÃO 7 Com a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro, houve uma mudança do eixo econômico e cultural na sociedade mineira, deslocando-se da cidade de Ouro Preto para a capital Belo Horizonte. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime que se assumiu fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida por muitas esferas, dentre elas a escola. Nessa ótica, a escola deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”. VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010. Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais no período republicano, analise as afirmações a seguir: O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania, mas não buscava uma igualdade de acesso à educação entre todas as classes. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras. III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar. É correto o que se afirma em:
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    QUESTÃO 6 Ao estudarmos a história da educação e Educação Física mineira, nota-se que a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro demandou uma mudança do eixo econômico e cultural, que se deslocou da cidade de Ouro Preto para a capital mineira, Belo Horizonte. Essa mudança provocou muitas outras no cotidiano de um “pacato arraial” que se tornou uma “vitrina para a República”. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida pela escola. Nessa ótica, ela deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”. VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010. Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais nesse período do cenário brasileiro, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas: O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania e igualdade entre todas as classes. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras. III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
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  QUESTÃO 5 Considere a imagem a seguir: Disponível em: http://esportemrede.blogspot.com.br/2012/04/economia-politica-do-esporte.html Acessado em 10.Mai.2021. A presente imagem compreende uma charge sobre a Copa do Mundo de Futebol que aconteceu em 2014 no Brasil. De posse da leitura e análise da ilustração e do conhecimento adquirido sobre a influência do esporte para a sociedade contemporânea, interprete as afirmações abaixo. A presença do futebol em nossa sociedade atual é algo facilmente perceptível, visto que sua importância nos faz enxergar no esporte um elemento incontornável para entendermos o mundo contemporâneo. No mundo do futebol, destaca-se não só o sentimento nacionalista, mas também sua importância econômica, a qual transcende os contratos estabelecidos entre países e atletas, e que podem escancarar mazelas incorporadas na nossa sociedade. III. Eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol, evidenciam que o esporte é um fenômeno que consegue sensibilizar pessoas do mundo inteiro, bem como, sua estrutura e organização busca mobilizar ações sociais e culturais dos países sedes. É correto o que se afirma em:
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QUESTÃO 4 Ao olharmos para a realidade da qual participamos, percebemos, sem dificuldades, a presença de várias ações formativas sobre o corpo. Isso acontece tanto fora da escola quanto no interior dessa instituição de ensino. No entanto, nem sempre tais ações foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2021. Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo. A educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível, durante esse período, nos colégios Jesuítas que nasciam com a modernidade. Nesse período, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude. III. Educar sistematicamente o corpo, nesse momento histórico, era importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe.
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ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM I: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 QUESTÃO 1 Nota-se, atualmente, a presença de várias ações formativas que são desprendidas ao corpo humano sob diferentes óticas e perspectivas. Tal processo acontece em diferentes esferas de nossa sociedade, sendo a escola uma das instituições que acaba interferindo/influenciando essa ação. Contudo, nem sempre tais ações formativas sobre o corpo foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022. Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras e F para falsas: No período dos séculos XVI e XVII, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude. Educar sistematicamente o corpo, no período dos séculos XVI e XVII, era considerado importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe. III. Durante o período dos séculos XVI e XVII, a educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível nos espaços formativos e colégios ligados aos Jesuítas que nasciam com a modernidade. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas  Alternativa 1 - V, V, F.  Alternativa 2 - V, F, F.  Alternativa 3 - F, V, F.  Alternativa 4 - F, V, V.  Alternativa 5 - F, F, V.    
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LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES ABAIXO: - Assista ao vídeo de explicação da atividade disponível no fórum das aulas ao vivo. É essencial que você assista ao vídeo COMPLETO. - Você deverá realizar todas as demonstrações utilizando um modelo que pode ser feito com itens de sua casa, como travesseiro, almofada, coberta, lençóis e similares (Utilize o ROTEIRO DO MAPA, disponível no “Material da disciplina”, como guia para desenvolver seu MAPA). - Está proibida a utilização de outras pessoas elém e você para demonstração. Siga as orientações contidas no Manual das disciplinas práticas, que se encontra no “Material da disciplina”, sobre a forma como você deve estar vestido para a prática. - Grave seu vídeo na horizontal (celular, câmera ou computador deitado). - Inicie seu vídeo falando seu nome completo e RA (registro acadêmico). - Este MAPA deverá ser entregue no campo de resposta da atividade no Studeo como LINK para vídeo no YouTube. - Lembre-se de cadastrar seu vídeo como NÃO LISTADO. - A Sala do Café da disciplina dispõe links com tutoriais sobre gravação, edição e publicação de vídeos, caso necessite. - Antes de postar a atividade, confira se o link do YouTube do seu vídeo está funcionando corretamente e está cadastrado como NÃO LISTADO. Atente-se, pois vídeos privados impossibilitam a correção. - Mantenha o vídeo em seu canal até que seja realizada a correção da atividade. - Confira sua atividade antes de finalizar a mesma, pois a Unicesumar não se responsabiliza por atividades postadas erradas. - Leia atentamente todas as orientações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade. - Muito importante! Essa é uma atividade individual, sendo assim, trabalhos com cópias integrais ou parciais de outros alunos ou da internet terão desconto na nota total. - Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.  Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, portanto, EVITE deixar a realização para última hora. BONS ESTUDOS!
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  Saber identificar os sinais e sintomas e realizar as técnicas e procedimentos da convulsão corretamente é extremamente importante, principalmente para você, futuro profissional de Educação Física. Portanto, para a realização do MAPA da disciplina de Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros, você deverá demonstrar e explicar o atendimento a uma vítima com convulsão, conforme as orientações a seguir.   ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE Para essa atividade, você deverá gravar um vídeo de no mínimo 5 e no máximo 10 minutos, demonstrando e explicando os procedimentos e técnicas descritos a seguir: Explicar e demonstrar como avaliar a convulsão. Explicar e demonstrar como reconhecer a convusão. Dizer para qual sistema de atendimento deverá ser ligado, bem como mencionar as informações que devem ser passadas a esse atendimento. Explicar e demonstrar como proceder diante de uma situação de convulsão. É necessário que, nesse item, você explique a posição do seu corpo em relação à vítima, a posição que a vitima deve ficar, cuidado com as roupas e cintos da vítima.  
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