FECHAR

Conteúdos

Ver Cursos
QUESTÃO 7 O trabalho da educação pelo esporte é organizado na forma de projetos educativos que abordam temas de relevância sugeridos pelo próprio contexto educativo ou pela realidade social mais ampla. As peculiaridades dessa ação educativa transformaram a busca pela interdisciplinaridade em um desafio diário de humildade, voltado à construção e reconstrução de novos saberes, à ressignificação de princípios e metodologias e à revisão de posturas frente a todo o processo educativo. Foi localizado três dimensões que são consideradas essenciais para que a interdisciplinaridade se concretize: a dimensão dos saberes ou conteúdos, a dimensão pessoal e a dimensão institucional.   ​OLIVEIRA, A. A. B. PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.   De acordo com o recorte acima e o material didático, analise as afirmativas: Na dimensão dos saberes ou conteúdos, adotar a prática interdisciplinar significa considerar o esporte nas relações que mantém com diferentes dimensões da vida social como à política, a econômica, a cidadania, os valores humanos, a saúde etc. O projeto educativo é um plano de trabalho que define, de modo integrado e intencional, objetivos, conteúdos, estratégias, resultados e formas de avaliação, visando a desenvolver os potenciais de crianças e adolescentes. III. A organização do trabalho pedagógico na forma de projetos educativos interdisciplinares nos permite vivenciar de forma integrada os princípios sustentadores de nossa proposta educacional. Os projetos interdisciplinares possibilitam aos educandos estabelecerem as conexões existentes entre o tema central e as áreas relacionadas a ele. Não basta simplesmente integrar conteúdos, é preciso integrar as pessoas envolvidas no processo educativo.
10/05/2024

R$ 30,00

QUESTÃO 6 Para assegurar a organização do planejamento das aulas no PST, os processos de aprendizagem tática são subdivididos em estruturas menores, que são os conteúdos, alguns desses conteúdos possuem ainda conteúdos mais específicos que, por sua vez, possuem, por fim, uma série de parâmetros.   Fonte: GRECO, P. J.; MORAES, J. C. P. COSTA, G. C. T. (org.). Manual das práticas dos esportes no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2013. Com relação à Aprendizagem Tática, com base no Manual de Práticas para a Iniciação Esportiva no PST, assinale a alternativa que contenha apenas parâmetros relacionados aos conteúdos específicos das Capacidades Táticas Básicas. Alternativas Alternativa 1: Acertar o alvo; criar superioridade numérica; reconhecer espaços; superar o adversário. Alternativa 2: Jogo reduzido; pressão de tempo; pressão de variabilidade; sair da marcação. Alternativa 3: Criar superioridade numérica; reconhecer espaços; sair da marcação; pressão de tempo. Alternativa 4: Criar superioridade numérica; treinamento técnico-tático; pressão de tempo. Alternativa 5: Acertar o alvo; criar superioridade numérica; reconhecer espaços; treinamento tático-técnico.
10/05/2024

R$ 30,00

QUESTÃO 5 Observa-se que conceitos novos de treinamento são sempre solicitados a fim de se maximizar o rendimento dos atletas, nesse sentido a prática caminha a frente da pesquisa, da produção e divulgação do conhecimento científico. Diante disso observe a figura abaixo: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. 296 p.   De acordo com a figura, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.   Alternativas Alternativa 1: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e diminuição do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 2: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos táticos apenas e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 3:  A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 4: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e a diminuição do volume e intensidade dos treinamentos, a fim de proporcionar um aumento em relação à participação em competições. Alternativa 5: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos e físicos e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, levando em consideração uma diminuição da participação em competições esportivas.
10/05/2024

R$ 30,00

QUESTÃO 4 De modo geral, o treinamento da técnica tem sido realizado a partir de atividades/exercícios analíticos isolados, dissociados do contexto do jogo. No entanto, essa forma de treinamento não tem sido a mais eficaz ne ensino-aprendizagem. Uma possível linha de pensamento para a formatação de um modelo de treinamento técnico, conforme proposto por Roth (1997), caracteriza-se na ênfase dos processos atencionais, bem como na continuidade e combinação de fases que abrangem. Fonte: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. Sobre as quatro fases propostas por Roth (1997) para o aprendizado da técnica, respectivamente, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Atenção-automatização; (4) Estabilização-variação. Alternativa 2: (1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Estabilização-variação; (3) Atenção-automatização; (4) Aprender uma técnica nova. Alternativa 3: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Estabilização-variação; (4) Atenção-automatização. Alternativa 4: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Atenção-automatização; (3) Estabilização-variação; (4) Aperfeiçoar o aprendido. Alternativa 5: (1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Aprender uma técnica nova; (3) Atenção-automatização; (4) Iniciar uma nova técnica.
10/05/2024

R$ 30,00

QUESTÃO 3 O Programa Segundo Tempo tem se constituído como uma ação imprescindível ao processo de inclusão social de nossas crianças, adolescentes e jovens. Contudo, como para qualquer ação que se coloque como séria e comprometida, ela não pode prescindir de uma estrutura organizacional e de planejamento, o qual apresenta uma sequência de ações. Essas ações são fundamentais para que se tenha uma atuação efetiva e pontual dentro do projeto. Fonte: OLIVEIRA, A. A.; PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.  ​A seguir estão os elementos que compõe o planejamento. ​ (   ) Seleção e organização dos conteúdos (   ) Estruturação dos objetivos (   ) Diagnóstico (   ) Estratégias metodológicas (   ) Processos avaliativos Enumere seguindo a ordem de acontecimento de cada elemento citado e encontre a sequência correta entre as alternativas a seguir.
10/05/2024

R$ 30,00

QUESTÃO 2 Os objetivos antecipam os resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos. Para que haja harmonia na estruturação e hierarquização dos objetivos é importante que se atente ao fato de que deverá existir uma relação entre eles. São eles que irão conduzir todas as ações do professor durante seu trabalho.   OLIVEIRA, A. A. B. PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. Por isso, o material didático traz alguns cuidados que são necessários para manter a relação entre os objetivos. Analise as afirmativas: Organizar os objetivos para verificar resultados que permitam o controle avaliativo Especificar conhecimento para assimilação e aplicação na vida cotidiana. III. Oferecer gradatividade nas experiências, tornando o ensino motivante. Garantir sequência lógica para compreensão conjunta. Garantir clareza dos objetivos.   Assinale a alternativa correta:  
10/05/2024

R$ 30,00

Considerando o Programa Segundo Tempo, sobre as estruturas que compõe o Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE), a seguir, avalie as situações e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:    I). A estrutura substantiva compreende as diferentes capacidades inerentes ao rendimento esportivo.   II). A estrutura temporal refere-se às etapas e fases ao longo do sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE)   III). A estrutura pedagógico-Metodológica refere-se aos processos pedagógicos e metodológicos do ensino e aprendizagem do esporte.    IV). As etapas de formação, transição, decisão, readaptação fazem parte da estrutura substantiva e da estrutura pedagógico/metodológica .   As afirmações I, II, III, IV são, respectivamente:  Alternativas Alternativa 1: V, V, F, F. Alternativa 2: F, V, V, F. Alternativa 3: V, V, V, F. Alternativa 4: F, V, V, V. Alternativa 5: F, V, F, V. QUESTÃO 2
10/05/2024

R$ 30,00

ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM 4 - 52_2024 QUESTÃO 1 O Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE) tem por objetivo promover a formação humana através da prática esportiva consciente, desenvolvendo a personalidade de crianças e adolescentes através do esporte, ou seja, é necessário entender o SADE como um sistema no qual ocorrem os processos de evolução ao longo do tempo. O SADE é composto por três estruturas (substantiva, pedagógico-metodológica e temporal) que se relacionam entre si.  
10/05/2024

R$ 30,00

ATIVIDADE MAPA
10/05/2024

R$ 0,00

ATENDIMENTO (11) 9 1467-6527
10/05/2024

R$ 30,00

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

FECHAR
crossmenu