Questão 1. A figura a seguir ilustra o equipamento utilizado para a realização do teste nos atletas da equipe de futebol: FIGURA 1 Fonte: https://pt.scribd.com/document/253815068/Temas-Reabilitacao-Cinesiterapia-Massoterapia. Acesso em 31 de Maio de 2023. Considerando a figura anterior, bem como os conteúdos tratados na disciplina, qual é o nome desse instrumento/equipamento, qual é a sua função, como ocorre a execução dos movimentos e quais são os objetivos de sua utilização?
R$ 40,00
Imaginemos uma situação hipotética em que você realizará um estágio em uma das melhores equipes de futebol de sua cidade. No primeiro dia de estágio, o profissional que é qualificado na área e que ficou responsável por auxiliá-lo, chamou você para acompanhá-lo em uma sessão de teste físico e de treinamento dessa equipe, sendo o teste físico realizado pela manhã, e o treinamento na academia, realizado à tarde. Ao final da realização do teste nos atletas e da sessão de treinamento na academia, esse mesmo profissional realizou alguns questionamentos para você, como forma de avaliar seu conhecimento sobre Biomecânica e cinesiologia. A seguir, estão os questionamentos feitos pelo profissional:
R$ 40,00
Biomecânicos utilizam as ferramentas da mecânica, o ramo da Física que envolve a análise das ações das forças, para estudar aspectos anatômicos e funcionais dos organismos vivos, sendo que os princípios biomecânicos são aplicados pelos cientistas e profissionais em diversos campos para problemas relacionados com a saúde e o desempenho humano. Assim, o conhecimento cinesiológico e biomecânico auxiliará no reconhecimento de diversos princípios biomecânicos existentes no treinamento, a saber: identificar a técnica correta e eficiente, as contribuições anatômicas, articulares e musculares para cada exercício, além de conhecer, de modo aprofundado, as características dos movimentos, além do papel essencial na implementação de um programa de alongamento, fortalecimento ou reabilitação.
R$ 40,00
Alternativas Alternativa 1: O modelo analisa apenas a participação da mídia como promotora do esporte. Alternativa 2: O modelo possui três níveis de análise, a sociedade, a organização e as relações interpessoais dos atletas. Alternativa 3: A política, a economia e o sistema de educação não fazem parte dos níveis de estruturação do modelo de Digel. Alternativa 4: O modelo considera quatro níveis de análise estrutural: cultura esportiva, organização, localização e relações internacionais. Alternativa 5: Digel (2002) desenvolveu o modelo para analisar as estruturas esportivas de nações diferentes para encontrar pontos convergentes e divergentes do esporte de alto nível.
R$ 30,00
QUESTÃO 10 Para garantir qualidade no desenvolvimento do esporte de alto rendimento, é de suma importância seguir um modelo teórico e utilizá-lo como referência, Digel (2002, apud BASTOS, 2016). Ademais seguir seu passo a passo estruturado, pode favorecer o desenvolvimento do atleta, em todas as áreas. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Acerca do modelo teórico desenvolvido por Digel (2002), assinale a alternativa correta:
R$ 30,00
Alternativas Alternativa 1: O esporte de alto rendimento é financiado por instituições privadas para se manter. Alternativa 2: O esporte de alto rendimento nos países estudados é apoiado com dinheiro dos impostos, dado indiretamente pelo Estado. Alternativa 3: De acordo com o estudo, o Estado financia o esporte de alto rendimento, pelos privilégios que ganha, em todos os outros setores da sociedade. Alternativa 4: O esporte de alto rendimento é apoiado financeiramente, de forma direta, pelos impostos do governo com um controle político, exceto nos EUA. Alternativa 5: O esporte de alto rendimento é apoiado financeiramente, de forma direta, pelos impostos do governo com um controle político, inclusive nos EUA.
R$ 30,00
QUESTÃO 9 Digel (2002, apud BASTOS, 2016), desenvolveu um modelo para analisar a estrutura esportiva de alto nível de diferentes países. A análise das interações entre o sistema esportivo e o ambiente, que o autor realizou nos países, teve um resultado nítido. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Assinale a alternativa que contemple a conclusão do estudo do autor acima mencionado:
R$ 30,00
QUESTÃO 8 Outros indicadores da necessidade de refletir e atuar no sentido de um aperfeiçoamento do Sistema de Esporte de Alto Rendimento no país, se apresentam especificamente com projetos relacionados ao objetivo do país nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Acerca desses indicadores, analise as afirmativas abaixo: O Brasil Medalhas, foi visto como uma tentativa tardia de buscar o desenvolvimento coordenado do esporte de alto rendimento. Os projetos implementados no país não possuem similaridade com programas realizados em outros países de sucesso esportivo. III. O Brasil ainda está em busca de artifícios para o sucesso desportivo e da construção de uma política de longo prazo com base científica. Um dos programas, o Plano Brasil Medalhas, foi avaliado como um plano de emergência e não pode ser qualificado como plano estratégico. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: II apenas. Alternativa 2: II e III apenas. Alternativa 3: I, II e IV apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
R$ 30,00