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ATIVIDADE 3 - MKT - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - MKT - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - MKT - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

Questão 1
O tempo de conexão aumentou, e a busca por praticidade fez com que os aplicativos de compras surgissem como uma solução de distribuição e visibilidade muito eficaz. Esse tipo de canal, ajuda a automatizar os negócios, oferecendo um melhor atendimento ao cliente. Com os aplicativos, as marcas não precisam se esforçar para se estabelecerem e podem gerar uma conexão profunda com os usuários.


Fonte: LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre os aplicativos de compras, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:I. Além dos sites, a comercialização por meio de aplicativos também é uma possibilidade promissora para as empresas. Podemos dizer que com as rápidas transformações no cenário digital, ter uma forte presença móvel tornou-se uma necessidade.

PORQUE

II. Pensar nesse canal tem sido cada vez mais estratégico, considerando o papel que os smartphones com conexão assumiram na vida das pessoas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
O gerenciamento de canais envolve compreender áreas que perpassam as estratégias de marketing e logística. Portanto, não há como estabelecer o gerenciamento desses canais pensando de forma simplificada e unitária. Neste contexto, as decisões sobre o gerenciamento de canais precisam estar atentas a questões como arquitetura do canal, estratégia do canal, projeto do canal, gerenciamento de vendas e conflito de vendas.
Fonte: LIMA, Carlos Eduardo de; Gestão de Canais de Distribuição. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Acerca dessas questões, analise as afirmativas a seguir:

I. O gerenciamento de canais de distribuição não afeta a satisfação máxima do cliente, pois, o valor para o cliente refere-se apenas à posse de um produto ou serviço, não incluindo as consequências decorrentes do uso.
II. A arquitetura do canal de distribuição diz respeito à estrutura básica do canal e inclui a escolha de intermediários, bem como, as relações do fornecimento pelo produtor para o consumidor.
III. A estratégia de canal se concentra principalmente na expansão de mercados e no desenvolvimento de parcerias para melhorar os canais existentes.
IV. O conflito de canal é um problema que não precisa ser considerado ao tomar decisões sobre o canal de distribuição, pois não atinge diretamente todos os tipos de canais e não representa risco para sua eficácia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II, III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
Com capacidade de expedir 1,3 milhão de pares de calçados por dia, o novo centro de distribuição (CD) da Alpargatas (ALPA4), dona da Havaianas, poderia calçar todos os habitantes da maioria das cidades brasileiras. É uma etapa importante, porque é a primeira vez que a empresa vai ter um CD com um perfil global, que tem capacidade de atender mercado interno e externo, diz o executivo. O objetivo da companhia é reduzir em 50% o tempo de entrega para o mercado externo, que hoje varia entre 90 e 100 dias. "Abre as portas para atendermos melhor, com tecnologia e com menores custos".
Fonte: https://exame.com/invest/mercados/alpargatas-reduz-pela-metade-prazo-de-entrega-para-mercado-internacional/. Acesso em: 30 de ago de 2023.
O trecho apresentado nos traz como é importante a organização fazer a escolha certa no que se refere à estratégia de negócio. No caso exposto, a loja marca Havaianas apostou na distribuição como diferencial de seu produto, e com isso pretende ganhar competitividade e ganho de imagem, tanto para seu público já fidelizado quanto para o público-alvo que ainda deseja conquistar.
Fonte: LIMA, C. E. Gestão de Canais de Distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Não à toa, o sucesso da marca é fruto de suas escolhas com relação aos canais, bem como do gerenciamento de seus indicadores e da forma de pensar seu mix de marketing.
II. A marca ousou e, ao fazê-lo, optou por atuar em diferentes canais, o que refletiu sua capacidade de não apenas estar presente, mas de saber gerenciar um fluxo de produtos e promoções para cada um deles.
III. A empresa não está isenta em decidir sobre diferentes contextos e, quando se trata dos canais de distribuição, estas escolhas são mais preciosas, pois refletem decisões com impacto na realidade, em sua continuidade e existência.
IV. A marca foi além de suas próprias lojas físicas, e passou a vender seus produtos, em canal on-line oficial, lojas de conveniência, redes de drogarias, supermercados, lojas de calçados e inúmeras varejistas que operam tanto no físico quanto no digital.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
A repercussão sobre qual será o futuro da Americanas, após anunciar inconsistências contábeis estimadas em R$ 20 bilhões, tomaram o mercado na quinta-feira, dia 12 de janeiro de 2023. Em pauta, está o futuro da rede de varejo mais antiga do país, fundada em 1929. O Brasil assistiu nos últimos dias a gigante Lojas Americanas – que também é um atacarejo, descobrir uma decepção bilionária, que deixa incerto o futuro da empresa.
Fonte: https://exame.com/exame-in/americanas-nao-e-a-unica-em-busca-de-futuro-pao-de-acucar-precisa-de-um-plano-para-crescer-e-durar/. Acesso em: 30 de ago de 2023.
O texto mostra o tamanho da importância dos atacarejos no Brasil, principalmente como alternativa para preços mais baixos. Nesse sentido, a notícia de incerteza do futuro, tanto da gigante Americanas quanto do Pão de Açúcar, revela que esse segmento precisa se fortalecer e se reinventar, não só no que diz respeito à logística e distribuição, mas também à competitividade e permanência no mercado.
Fonte: LIMA, C. E. Gestão de Canais de Distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ainda que a notícia mencionada no texto seja de preocupação, cabe destacar que o atacarejo apresenta ser o setor com o crescimento anual maior do que o segmento supermercadista tradicional.
II. Um ponto que pode gerar problemas para o futuro do atacarejo é que, embora exista a vantagem para o consumidor final, o canal pode se tornar um concorrente para seus clientes varejistas.
III. Sob a ótica do consumidor, o segmento de atacarejo pode representar uma opção vantajosa, como, por exemplo, o consumidor optar por ele em detrimento de supermercados e hipermercados.
IV. Uma característica bastante marcante dos atacarejos é que, por seu porte e finalidade, eles dificilmente se instalarão em cidade de pequeno porte, haja vista o custo e o retorno esperado não serem atrativos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Após um canal específico ser selecionado ou alterado, os profissionais responsáveis por sua gestão buscarão estabelecer a gestão de um bom relacionamento com os outros membros. Contudo, nem sempre todas as partes envolvidas em um processo de distribuição pertencem ao mesmo grupo ou a mesma pessoa jurídica.

Fonte: LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base na organização dos canais de distribuição, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

O conflito de canal surge quando o comportamento de um membro do canal está a favor dos desejos, projetos e expectativas de seus parceiros.

Alternativa 2:

É necessário construir relacionamentos apenas com os clientes, não sendo necessário com os fornecedores à montante da empresa e intermediários à jusante.

Alternativa 3:

O conflito do canal representa o equilíbrio das relações de poder entre as duas partes. A posição de poder de um membro do canal dificilmente determina as estratégias que ele pode usar para se apropriar do valor e administrar o conflito.

Alternativa 4:

Os produtores, os atacadistas, os varejistas e os consumidores são os principais envolvidos nas relações entre os canais de distribuição. Contudo, os relacionamentos não incluem outros atores como empresas, órgãos governamentais ou instituições.

Alternativa 5:

À montante da empresa estão os fornecedores de matérias-primas, componentes, informações necessárias para elaborar produtos ou serviços. Os canais à jusante são os parceiros do canal como os atacadistas e varejistas, que formam uma conexão entre o fabricante e seus clientes.

Questão 6
O indicador, por sua natureza, tem o intuito de tornar possível o acompanhamento e a avaliação de pontos selecionados e tidos como estratégicos por cada setor ou segmento. Isto é, são medidas quantitativas e qualitativas com significado particular que são utilizadas para organizar e reter as informações relevantes do que se pretende observar. Para tanto, no mundo dos negócios, gerir os indicadores é um assunto muito sério. Assim, os indicadores organizacionais são ferramentas essenciais para uma administração.
Fonte: LIMA, C. E. Gestão de Canais de Distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Munido de informações confiáveis dos resultados obtidos, o gestor poderá então construir uma visão sistêmica da organização, o que lhe dá mais confiança para tomar decisões importantes.

PORQUE

II. Fazer uso de indicadores é importante por algumas razões, ainda que essa ferramenta não permita o gerenciamento e acompanhamento quantitativo de quaisquer processos previamente definidos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
São lojas com variedade de mercadoria muito ampla. Contam com um leque ampliado de serviços e promoções. Geralmente apresentam sites com excelente interface e ferramentas de interação com o usuário. Os varejistas deste grupo tendem a ser aqueles com os níveis mais altos de vendas e incluem algumas empresas que também operam canais físicos para vender seus produtos.

Fonte: LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

O excerto apresentado expressa o significado de qual tipo de negócio dentre os canais eletrônicos de distribuição, que utilizam sites?
Alternativas
Alternativa 1:

Megasites.

Alternativa 2:

E-commerce.

Alternativa 3:

Sites básicos.

Alternativa 4:

Sites de exibição.

Alternativa 5:

Sites especializados.

Questão 8
Após um ano para ser construído, o maior centro de distribuição do Magazine Luiza no Brasil foi entregue pela GLP, uma das líderes globais em gestão de investimentos e desenvolvimento de negócios em logística. Com isso, a Magazine Luiza colocou em prática uma ação estratégica ao abrir seu maior centro de distribuição no Brasil.
Fonte: https://revista.buildings.com.br/magazine-luiza-abre-seu-maior-centro-de-distribuicao-no-brasil/. Acesso em: 30 de ago de 2023
Sobre os fatores de influência na escolha da estratégia dos canais, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao optar por atuar em diferentes canais, e ainda abrir seu maior centro de distribuição no Brasil, a gigante Magalu tem a capacidade de gerenciar o fluxo de produtos, bens e mercadorias, bem como as promoções de cada um deles.
II. No que concerne ao novo contexto dos canais de distribuição, o termo design do canal pode ter vários significados, entre eles: um nome para descrever a estrutura do canal; o projeto de um novo canal a partir do zero; e a realização de alterações nos canais existentes.
III. Em regra, a escolha pelos canais levará em conta o objetivo do negócio, as tecnologias disponíveis e a orientação para o mercado, o que torna facultativa uma avaliação inicial que destacaria os aspectos quantitativos e qualitativos das empresas, como no caso da Magalu.
IV. Assim como suas concorrentes, ou outras empresas de quaisquer outros segmentos, a Magazine Luíza sempre terá que decidir sobre diferentes contextos e, quando se trata dos canais de distribuição, estas escolhas são mais preciosas, pois refletem decisões com impacto na realidade em sua continuidade e existência.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
Quando pensamos na distribuição e na sua relação com a logística, determinados indicadores acabam se tornando chave para o acompanhamento dos canais. As medidas de desempenhos  precisam ser monitoradas quando o assunto é a logística de distribuição.

Fonte: LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre o indicador de desempenho relacionado à demora/erros de pedido e flexibilidade do atendimento, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Transporte.

Alternativa 2:

Ticket médio.

Alternativa 3:

Gestão de estoque.

Alternativa 4:

Distribuição intensiva.

Alternativa 5:

Processamento de pedidos.

Questão 10
Segundo Coughlan (2012), embora o lado negativo dos problemas com canais seja relevante, existem desdobramentos positivos e aprendizados relevantes que podem ser extraídos de relações de conflitos de canais.

Fonte: LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre os desdobramentos positivos com os canais, analise as afirmativas a seguir:

I. Desenvolvimento de comunicação mais frequente e focada em eficácia entre os membros do canal.
II. Estabelecimento de canais fechados que não expressam queixas e reclamações.
III. Distribuição de poder mais desequilibrada nas relações de poder entre os membros do canal.
IV. Desenvolvimento de métodos sem padronização para lidar com conflitos passados e mantê-los sob controle.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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