
ATIVIDADE 3 - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025
ATIVIDADE 3 - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025
FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
l. O Método Sintético inicia o processo de alfabetização a partir das menores unidades, como letras, fonemas e sílabas, que depois são sintetizadas para formar a leitura.
ll. O Método Analítico começa o processo de alfabetização pelo ensino das letras isoladas, para que a criança posteriormente forme palavras.
lll. Métodos mistos ou ecléticos buscam integrar aspectos dos métodos Sintético e Analítico para acelerar e melhorar o processo de alfabetização.
lV. Segundo Magda Soares, um método de ensino deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o esclarecem e pelos processos cognitivos envolvidos em sua aprendizagem.
V. As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky enfatizam que a escrita é apenas um código de representação dos sons, sem considerar sua dimensão como representação da linguagem.
É correto o que se afirma em:
