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ATIVIDADE 3 - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025

Questão 1
Segundo Ferreiro (1995), os métodos analíticos e sintéticos buscam ajudar as crianças a estabelecerem relações entre os códigos linguísticos (representação escrita) e os sons. O Método Sintético parte da menor unidade para a maior, iniciando a alfabetização pelo ensino das letras, fonemas ou sílabas, que depois são sintetizados para formar palavras. Já o Método Analítico, ou Global, começa pelo ensino do todo, ou seja, a palavra, para depois analisar suas partes. Métodos mistos ou ecléticos procuram conciliar esses dois métodos para tornar o processo de alfabetização mais eficiente. Além disso, Magda Soares (2010) ressalta que cada método deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o fundamentam e pelos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem.

FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

​Considerando os métodos de alfabetização descritos por Ferreiro (1995) e as reflexões de Magda Soares (2010) sobre o processo de ensino da leitura e da escrita, Analise as afirmativas que seguem:

​l. O Método Sintético inicia o processo de alfabetização a partir das menores unidades, como letras, fonemas e sílabas, que depois são sintetizadas para formar a leitura.
ll. O Método Analítico começa o processo de alfabetização pelo ensino das letras isoladas, para que a criança posteriormente forme palavras.
lll. Métodos mistos ou ecléticos buscam integrar aspectos dos métodos Sintético e Analítico para acelerar e melhorar o processo de alfabetização.
lV. Segundo Magda Soares, um método de ensino deve ser definido pela natureza do objeto do conhecimento, pelas teorias que o esclarecem e pelos processos cognitivos envolvidos em sua aprendizagem.
V. As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky enfatizam que a escrita é apenas um código de representação dos sons, sem considerar sua dimensão como representação da linguagem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, ll e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III, IV e V, apenas.

Questão 2
“A brinquedoteca as faz renascer, dá-lhes alegria, o brincar e os brinquedos estimulam sua fantasia, descobrem amigos, é um lugar cheio de histórias, musica desenhos, teatro.”

Fonte:  VEIGAS, Dráuzio. Brinquedoteca hospitalar: a experiência de Santo André. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 104.

Após ler o excerto, reflita sobre a importância da brinquedoteca em diferentes ambientes para as crianças, e avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A brinquedoteca é um espaço importante, mas direcionado para a brincadeira sem função pedagógica e de aprendizagem.

PORQUE
II. Os estímulos oferecidos por ela conseguem oportunizar um momento de alegria, fantasia e conhecimento, descobertas e aprendizado por meio de atividades direcionadas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
No processo avaliativo, especialmente no ciclo da alfabetização, é fundamental compreender o papel dos critérios e dos instrumentos de avaliação. No cotidiano escolar é comum percebermos algumas controvérsias em relação à definição entre esses dois conceitos. Muitas vezes profissionais da educação fazem referência a eles como sinônimos ou ainda, totalmente desvinculados do processo avaliativo.

HOFFMANN, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: fundamentos e procedimentos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

​Considerando o texto base e a prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Os instrumentos de avaliação definem os objetivos de aprendizagem e orientam o que será avaliado.

Alternativa 2:

Os critérios de avaliação são as ferramentas utilizadas para verificar o desempenho dos alunos, como provas, portfólios e relatórios.

Alternativa 3:

Critérios e instrumentos de avaliação são termos equivalentes e podem ser usados como sinônimos no planejamento pedagógico.

Alternativa 4:

Os instrumentos de avaliação devem ser padronizados e aplicados igualmente a todos os alunos, independentemente de suas particularidades e contextos de aprendizagem.

Alternativa 5:

Os critérios de avaliação são princípios que orientam o julgamento da qualidade do desempenho dos alunos, enquanto os instrumentos são os meios utilizados para registrar e observar essas aprendizagens.

Questão 4
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular “embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize. Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica” (BRASIL, 2018, p. 86). Compreende-se assim, que construção de um ambiente alfabetizador se mostra eficaz para uma aprendizagem mais significativa por parte da criança.
                                                                                     BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: < https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 18jan. 2024.


A respeito da temática, analise as imagens a seguir:
Imagem 1


​Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/universidade-de-kansai-jap%C3%A3o-escola-84363/>.


Imagem 2


Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/sala-de-aula-escola-aprender-aluna-435227/>.


Com base no exposto acima e nas imagens, no que se refere ao ambiente alfabetizador, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A primeira imagem com uma sala de aula sem estímulos, contendo as carteiras e o quadro, é a imagem que melhor representa um ambiente alfabetizador.

Alternativa 2:

Embora a segunda imagem ofereça melhores estímulos, ela é imprópria para o trabalho com crianças em fase de alfabetização e por isso a primeira imagem representa melhor um ambiente realmente alfabetizador.

Alternativa 3:

A segunda imagem não pode ser considerada um ambiente alfabetizador em relação a primeira imagem apresentada.

Alternativa 4:

Um ambiente alfabetizador deve conter estímulos como imagens, cores, formas, materiais diversificados e isso não pode ser percebido na segunda imagem apresentada.

Alternativa 5:

Por oferecer estímulos adequados como cores, formas, desenhos e outros objetos, a segunda imagem pode ser considerada um ambiente alfabetizador.

Questão 5
Analise as situações abaixo:

1. A professora Marcia começou o ano letivo ministrando aula para o infantil 5, turma A, na Educação Infantil. Na primeira semana de aula, a professora iniciou os trabalhos com o alfabeto, os alunos relacionavam a letra a inicial de um objeto, participando da construção do alfabeto que posteriormente será colado na parede e fará parte do ambiente alfabetizador.

2. Já a professora Gisele do infantil 5, turma B, iniciou as atividades trazendo de casa o alfabeto completo pronto e todo decorado, para chamar mais a atenção dos alunos, sem a participação deles nessa construção. Dessa forma, a professora mostrará as letras aos seus alunos. Essa atividade será colada na parede e fará parte do ambiente alfabetizador.

Partindo das informações das professoras Marcia e Gisele, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

As duas professoras agiram incorretamente, pois não é função da educação infantil apresentar o alfabeto para crianças de 5 anos.

Alternativa 2:

Tanto a professora Marcia como a professora Gisele utilizaram atividades conscientes e planejadas que promovem a memorização e o desenvolvimento do senso crítico.

Alternativa 3:

As atividades utilizadas pela professora Marcia e a professora Gisele, se limitaram apenas ao ato de ensinar os seus alunos a decodificar o código linguístico, pois não é função da educação infantil.

Alternativa 4:

A professora Marcia agiu corretamente na sua prática pedagógica, pois criou uma situação em que os alunos participaram efetivamente e de forma significativa e a professora Gisele aplicou uma atividade que não promoveu por completo a aprendizagem, pois é por meio da construção de conceitos junto com a criança que a aprendizagem se torna significativa.

Alternativa 5:

A professora Gisele agiu corretamente, pois o alfabeto de parede que confeccionou chamará mais a atenção dos alunos pela decoração e a professora Marcia utilizou uma atividade que despertou o interesse pelos alunos, porém não atribuiu significados a eles.

Questão 6
Maria tem 8 anos e está no terceiro ano do ensino fundamental, até o presente momento não foi diagnosticada com nenhum problema, mas, no início deste ano sua professora começou a prestar mais atenção em como a criança desenhava e a encaminhou para um psicopedagogo para que ele observasse a menina.

Abaixo está um desenho que Maria fez, quando o psicopedagogo solicitou que ela a desenhasse fazendo o que mais gostava.



​Diante dos estudos sobre as fases do desenho infantil, podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:

Maria está na fase das garatujas com atribuição de nomes, fase essa que não é condizente com sua idade e ano escolar. Maria deveria estar na fase pré-esquemática, fazendo desenhos melhor elaborados.

Alternativa 2:

Maria está na fase pré-esquemática, fase essa que corresponde a sua idade e ano escolar. Caracteriza a figura humana como homem palito ou homem girino, facilmente visível aos olhos de qualquer adulto.

Alternativa 3:

Maria está na fase esquemática, fase essa que não é pertinente a sua idade e ano escolar. Nessa fase as crianças ainda não tem domínio do círculo e do quadrado, mas possui boa noção espacial em seus desenhos.

Alternativa 4:

Maria está na fase esquemática, fase essa pertinente a sua idade e ano escolar. Já consegue ter domínio espacial de maneira organizada. Consegue diferenciar o sexo por meio, principalmente das roupas e acessórios.

Alternativa 5:

Maria está na fase pré-esquemática, fase essa que não é mais pertinente a sua idade e ano escolar, pois já deveria ter passado para a fase esquemática. Dessa forma, será necessária uma intervenção para que ela consiga perceber detalhes de uma figura humana e tenha melhor noção de espaço.

Questão 7
“Não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.”
Fonte: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler, em três artigos que se completam. 7. Ed. São Paulo, Cortez/ Campinas, Autores Associados, 2009, p. 11.
Após ler o excerto e refletir sobre a leitura, analise as afirmativas a seguir:

I. O ato da leitura está preso ao significado estrito das palavras e isso justifica o ensino baseado da gramática tradicional.
II. Ler é uma habilidade que precisa ser desenvolvida para além da sala de aula, pois o aluno é leitor em todos os ambientes.
III. Ler significa decodificar, ou seja, o aluno precisa exclusivamente de conhecimento das letras e fonemas para ser um bom leitor.
IV. Ler é uma habilidade que o ser humano desenvolve ao longo da vida, pois faz parte de vivências rotineiras desde seu nascimento até o fim da vida.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
A professora Rose está trabalhando com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No início do semestre, aplicou uma atividade em que os alunos deveriam escrever seus nomes e tentar produzir uma lista de palavras conhecidas, para verificar como cada um se relacionava com a escrita. Durante as semanas seguintes, observou os avanços das crianças por meio de produções de texto, registros em portfólio e rodas de leitura, intervindo sempre que necessário. Ao final do bimestre, solicitou uma produção escrita individual e aplicou uma leitura orientada com base em um texto já trabalhado em sala.

Com base no caso descrito, leia as afirmativas que seguem:

I. A atividade inicial com os nomes e a lista de palavras é um exemplo de avaliação formativa, pois mostra o progresso dos alunos ao longo do tempo.
II. As intervenções feitas a partir das observações durante a produção de textos e as rodas de leitura caracterizam a avaliação formativa, pois orientam a prática pedagógica continuamente.
III. A produção escrita individual e a leitura orientada ao final do bimestre correspondem à avaliação somativa, pois visam verificar o desempenho final dos alunos.
IV. A atividade diagnóstica só deve ser feita quando houver dúvidas sobre o desempenho da criança, e não no início do processo de alfabetização.
V. A atividade inicial, ao buscar identificar os conhecimentos prévios sobre leitura e escrita, é um exemplo de avaliação diagnóstica.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e V, apenas.

Alternativa 3:

I, II e V, apenas.

Alternativa 4:

II, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

II, III, IV e V, apenas.

Questão 9
Nas últimas décadas, o conceito de letramento tem sido amplamente discutido nas práticas pedagógicas, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Entender o que é letramento — e como ele se diferencia da alfabetização — é fundamental para que o professor atue de forma intencional, favorecendo o uso social da leitura e da escrita desde os primeiros anos escolares. O letramento não se limita ao domínio do código alfabético, mas envolve práticas sociais que dão sentido à leitura e à escrita no cotidiano da criança.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

​Com base nos estudos sobre alfabetização e letramento, assinale a alternativa que melhor representa o conceito de letramento, tendo como base os estudos do livro da disciplina.
Alternativas
Alternativa 1:

Letramento é a apropriação das práticas sociais de leitura e escrita, considerando seus usos e funções no cotidiano.

Alternativa 2:

Letramento é o processo de memorização de palavras e frases que permitirá à criança automatizar a leitura mecânica.

Alternativa 3:

Letramento é o desenvolvimento da habilidade de interpretar textos literários clássicos no Ensino Fundamental.

Alternativa 4:

Letramento é o processo de ensino das letras e da consciência fonológica, com foco na aquisição do sistema de escrita alfabética.

Alternativa 5:

Letramento é a capacidade de escrever palavras corretamente, respeitando as normas da gramática normativa e da ortografia.

Questão 10
A professora Carla trabalha com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Observando que algumas crianças apresentavam dificuldades na associação entre fonemas e grafemas, ela decidiu incorporar atividades lúdicas ao planejamento semanal. Passou a utilizar jogos como bingo de letras, dominó silábico, quebra-cabeças com palavras, além de brincadeiras cantadas com rimas e aliterações. Com o tempo, notou que os alunos estavam mais participativos, confiantes e demonstravam avanços significativos na leitura e na escrita.
Diante desse cenário, a professora compartilhou sua experiência com os colegas e gerou o seguinte debate: Qual é o papel dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização?

Com base no estudo de caso e nos princípios da alfabetização, assinale a alternativa que melhor representa a função dos jogos e brincadeiras nesse processo:

Alternativas
Alternativa 1:

São estratégias que auxiliam no controle da disciplina e da organização da turma.

Alternativa 2:

Têm como principal objetivo ensinar regras e estimular a competição entre os alunos.

Alternativa 3:

Funcionam como recompensa após a realização de atividades mais sérias, como leitura e escrita.

Alternativa 4:

Servem apenas para preencher o tempo livre das crianças e evitar comportamentos indesejados em sala.

Alternativa 5:

São recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem de maneira significativa, promovendo o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio e da socialização.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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