
A saída de onda quadrada pode ser usada para criar intervalos de tempo precisos para diversas sequências de controle, em que os pulsos dentro da onda quadrada
A saída de onda quadrada pode ser usada para criar intervalos de tempo precisos para diversas sequências de controle, em que os pulsos dentro da onda quadrada
A saída de onda quadrada pode ser usada para criar intervalos de tempo precisos para diversas sequências de controle, em que os pulsos dentro da onda quadrada podem ser usados para disparar outros eventos ou ações dentro do programa PLC.
Um multivibrador astável pode simular o comportamento de um sensor que emite um sinal pulsado, permitindo testes e depuração da lógica de controle sem a presença do sensor real, ou utilizando a frequência da onda quadrada, é possível criar sistemas que respondem a diferentes frequências como entradas. Por exemplo, uma aplicação pode alternar entre diferentes modos operacionais com base na frequência do sinal gerado.
Em algumas aplicações, um multivibrador astável pode ser usado para controlar um multiplexador, alternando entre diferentes sinais de entrada com base na onda quadrada gerada.
Atividade de estudo: com base no contexto dado, implemente:
Um oscilador astável para acionar dois motores intercalados, sendo M1 e M2, em linguagem LADDER, no controlador SR2B201FU, no ambiente Zelio Soft 2, utilizando dois temporizadores independentes com intertravamentos entre o acionamento de M1 e M2, em que:
1- Ao pressionar o botão LIGA (de pulso, sem retenção), apenas M1 é acionado, permanecendo neste estado durante 5 segundos.
2- Após o motor M1 ficar acionado por 5 segundos, este deve ser desligado e apenas o motor M2 é ligado, permanecendo neste estado durante 3 segundos.
3- Após o desligamento de M2, M1 é automaticamente ligado novamente e o ciclo se repete infinitamente até o botão DESLIGA (de pulso, sem retenção) ser pressionado. Caso pressionados os botões LIGA e DESLIGA simultaneamente, a prioridade é para o DESLIGA.
4- Apresentar todas as entradas e saídas e os temporizadores com suas curvas de funcionamento.
Fonte: GENTILIN, F. A. Automação Industrial. Maringá: UniCesumar, 2020.
