FECHAR

PROJETO DE ENSINO - METAVERSO E VENDAS - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - METAVERSO E VENDAS - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - METAVERSO E VENDAS - 53_2025

Questão 1
O metaverso é uma rede global de conteúdo espacialmente organizado, predominantemente 3D, disponível para todos sem restrição, para uso em todos os empreendimentos humanos – um meio novo e profundamente transformador, possibilitado por grandes inovações em hardware, interface homem-computador, infraestrutura de rede, ferramentas de criação e economias digitais.
​Fonte: LEITÃO, Rafael. O que o metaverso tem a agregar na evolução da estratégia de vendas online​.
Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/articles/metaverso-vendas-online/>. Acesso em: 12 ago, 2022.​
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:I. O metaverso se mostra um ambiente com grande potencial de vendas.

PORQUE

II. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, possui uma oportunidade de amadurecimento muito grande.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2

A geração Z, formada por aqueles nascidos em 1997 e 2012, nasceu diante de uma revolução digital e se expressa constantemente pelas redes sociais. Esta atitude promoveu uma revolução na forma como o mercado deve estar conectado com os desejos destes jovens consumidores. Empresas devem entender a sua linguagem criativa e ser capazes de fornecer oportunidades de expressão para esse grupo, inclusive no metaverso, um espaço virtual criado a partir de diversas tecnologias e criptomoedas, que tem despertado o interesse de marcas e empresas de vários segmentos.

​Fonte: BRANDÃO, Marcelo. Geração Z e metaverso: sua marca está preparada juridicamente para este novo universo?​
Disponível em: <https://www.consumidormoderno.com.br/2022/02/07/metaverso-geracao-z-juridico/>. Acesso em: 12 ago, 2022.​
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. As novas gerações buscam ambientes mais imersivos, conteúdos gamificados e ultrarrealistas.

PORQUE

II. São gerações que já nasceram ultraconectadas com a Internet e estão habituadas com o mundo real e virtual, inclusive por meio de jogos interativos como Fortnite e Minecraft.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Apesar de ter virado pop recentemente, o termo metaverso é antigo. Ele foi cunhado pelo escritor Neal Stephenson em seu livro de ficção científica “Snow Crash”, publicado em 1992. A obra conta a história de “Hiro Protagonist”, personagem que na “vida real” é um entregador de pizza, mas no mundo virtual – chamado na história de metaverso – é um samurai.
Fonte: InfoMoney. Metaverso: tudo sobre o mundo virtual que está chamando a atenção dos investidores.
Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/>. Acesso em: 12 ago, 2022.

Considerando o texto acima sobre o Metaverso, avalie as afirmações abaixo:
 
I. O Metaverso é uma integração entre o mundo real e o virtual.
​II. O Metaverso possui um grande potencial para os negócios e vendas.
III. É um ambiente virtual imersivo, construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.

 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 4
Metaverso é um universo virtual nas nuvens, baseado em realidade aumentada e pretende oferecer uma experiência imersiva (dentro do mundo virtual) para as pessoas nesse ambiente paralelo à vida real, ou seja, um mundo em que, além de ter conteúdo, as pessoas poderão interagir socialmente, jogar, assistir a shows, trabalhar, negociar e estudar como se estivessem no mundo real. Para dar vida ao metaverso, uma série de tecnologias precisam ser utilizadas.
​Fonte: CNN. Entenda o que é o metaverso e porque ele não pode estar distante de você. Disponível: s://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-o-que-e-o-metaverso-e-por-que-ele-pode-nao-estar-tao-distante-de-voce/. Acesso em: 12. ago. 2022.

​Considerando o texto acima sobre as tecnologias necessárias para o Metaverso, avalie as afirmações abaixo.

I. Realidade Aumentada é igual à Realidade Virtual, pois insere dados virtuais no mundo real.
II. Blockchain e criptomoedas possibilitam movimentar valores e realizar o registro de propriedades virtuais.
II​I. Realidade Virtual é um ambiente tridimensional, construído por meio de softwares. Os usuários precisam de computadores, óculos de realidade virtual e fones de ouvido, dentre outros equipamentos.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 5
Ao investir R$10 milhões para entrar no metaverso, o plano da Grão de Gente não é utilizá-lo como um canal de venda para comercializar seus produtos, mas sim como uma vitrine para que o consumidor ou o internauta possa ver no detalhe cada um dos 50 mil produtos que são comercializados em seu site.
Fonte: LOUREIRO, Rodrigo. Grão de Gente investe R$ 10 milhões para "engatinhar" no metaverso.
Disponível em: <https://neofeed.com.br/blog/home/grao-de-gente-investe-r-10-milhoes-para-engatinhar-no-metaverso/>. Acesso em: 12 ago, 2022.

Considerando o trecho acima e o que você viu nas aulas sobre o metaverso, avalie as afirmações abaixo:
 
I. Não há possibilidade de realizar vendas no metaverso.
​II. Além de utilizar o metaverso como vitrine, é possível também utilizá-lo como passarela, para criar desejo no consumidor.
III. O metaverso pode auxiliar marcas a demonstrar seus produtos, que estão no ambiente físico ou não, aos seus consumidores.

 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6

Um estudo da Boston Consulting Group (BCG) prevê um salto na movimentação financeira relacionada ao metaverso. Atualmente, há uma movimentação de R$ 1,3 trilhão das empresas que estão ligadas a esta tecnologia e, segundo a BCG, as movimentações devem chegar a mais de R$ 2 trilhões até 2025, sendo que serão 4 principais responsáveis por este crescimento: ativos virtuais, softwares, hardwares e aplicativos de realidade aumentada, virtual e mista.

​Fonte: Forbes Tech. Metaverso deve movimentar mais de R$ 2 trilhões até 2025.
Disponível em: <https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/07/metaverso-vai-movimentar-mais-de-r-2-trilhoes-ate-2025/>. Acesso em: 12 ago, 2022.​

Considerando o trecho acima e o que você aprendeu durante as aulas, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Nos próximos anos, o principal crescimento do metaverso se dará em questões de faturamento das empresas a ele relacionadas.

Alternativa 2:

De acordo com o trecho, é possível entender que há uma previsão de crescimento do metaverso em um curto período de tempo.

Alternativa 3:

O estudo da BCG, de acordo com o trecho, aponta que o metaverso será o principal responsável pelo crescimento de faturamento das empresas do setor de tecnologia.

Alternativa 4:

Os aplicativos de realidade virtual, aumentada e mista, apesar de aparecerem como pilares do crescimento do metaverso, não estão diretamente relacionados com ele.

Alternativa 5:

O crescimento da movimentação financeira do metaverso se deve principalmente aos avatares que tem sido criados para personalidades e à venda de terrenos virtuais.

Questão 7
A Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) anunciou que pretende conectar virtualmente seus 2 campi no metaverso, para promover a aprendizagem imersiva. A iniciativa se dará através da construção de um campus virtual no metaverso, que será chamado de MetaHKUST.​ Segundo a universidade, a expectativa é de que isso auxilie os alunos a superarem as barreiras geográficas para frequentar as aulas​.
Fonte: Exame: Future of Money. Universidade inaugura sala de aula de realidade mista no metaverso​.
Disponível em: <https://exame.com/future-of-money/universidade-inaugura-sala-de-aula-de-realidade-mista-no-metaverso/>. Acesso em: 12 ago, 2022.

Considerando o trecho acima e o que você viu nas aulas sobre o metaverso, avalie as afirmações abaixo:
 
I. Uma das grandes contribuições do metaverso é a possibilidade de unir pessoas que estão distantes geograficamente.
II. O metaverso apresenta possibilidades limitadas para a aprendizagem, pois é imprescindível a presença do aluno em sala de aula física.
III. As possibilidades do metaverso se limitam a questões educacionais.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8

Uma equipe de um hospital infantil de São Paulo realizou uma simulação de procedimento de biópsia utilizando o metaverso. A expectativa é de que, com a utilização desta tecnologia, seja possível ensinar procedimentos à distância e, inclusive, no futuro, que a inteligência artificial identifique se o aluno errou no procedimento e peça que ele recomece.

​Fonte: Fantástico. Equipe de pesquisadores brasileiros realiza cirurgia no metaverso​.
Disponível em: <https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/07/31/equipe-de-pesquisadores-brasileiros-realiza-cirurgia-no-metaverso.ghtml>. Acesso em: 12 ago, 2022.​
Considerando o trecho acima e o que você aprendeu durante as aulas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. O metaverso poderá contribuir amplamente com a medicina e com o ensino em geral.

PORQUE

II. Permite que barreiras geográficas sejam eliminadas, permitindo que experts nas áreas e professores possam auxiliar alunos à distância, além de permitir que a inteligência artificial auxilie no ensino de atividades práticas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
Uma das primeiras tentativas de Metaverso foi o jogo Second Life, lançado em 2003 pela empresa Liden Lab, baseada nos Estados Unidos. O game é um ambiente virtual 3D, que simula a vida real. Ao entrar, os usuários podem criar avatares e socializar uns com os outros. No entanto, o jogo não conseguiu reunir os mundos real e virtual.
​Fonte: InfoMoney. Metaverso: tudo sobre o mundo virtual que está chamando a atenção dos investidores.
Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/>. Acesso em: 12 ago, 2022.
Analisando fragmento de texto exposto acima, o motivo da falta de integração entre os mundos real e virtual foi:
Alternativas
Alternativa 1:

Falta de compartilhamento de informações entre os usuários do jogo.

Alternativa 2:

Um ambiente global, em que estivessem inseridas pessoas do mundo todo.

Alternativa 3:

Um local onde as pessoas poderiam escolher entre viver no mundo virtual ou real.

Alternativa 4:

A falta de um ambiente virtual onde as pessoas pudessem interagir com as outras.

Alternativa 5:

A falta de uma a economia digital, na qual as pessoas pudessem ganhar dinheiro ou mesmo ter uma propriedade virtual.

Questão 10

A utilização de NFTs (non fungible tokens), blockchain e do metaverso combinadas abrem uma série de possibilidades para a comercialização de artigos. Para as galerias de arte, esta combinação pode representar o futuro das galerias, que permitirá que artistas exponham e comercializem suas obras no metaverso, permitindo que sejam visitados e conhecidos por pessoas de todos os cantos do mundo.

​Fonte: Época Negócios. Brasileiros apostam no metaverso como o futuro das galerias de arte. ​
Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/08/brasileiros-apostam-no-metaverso-como-o-futuro-das-galerias-de-arte.html>. Acesso em: 12 ago, 2022.​
Considerando o trecho acima e o que você aprendeu durante as aulas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. O metaverso apresenta uma oportunidade para a comercialização de artigos colecionáveis e únicos.

PORQUE

II. A utilização de NFTs permite a rastreabilidade e garante a autenticidade dos itens adquiridos no mundo virtual.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu