FECHAR

ATIVIDADE 3 - EAMB - SISTEMAS DE GESTÃO E AUDITORIA AMBIENTAL - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - EAMB - SISTEMAS DE GESTÃO E AUDITORIA AMBIENTAL - 54_2025

ATIVIDADE 3 - EAMB - SISTEMAS DE GESTÃO E AUDITORIA AMBIENTAL - 54_2025

Questão 1

Estruturas regulatórias e estratégias de mitigação são essenciais para abordar os impactos adversos dos poluentes do ar externo na saúde humana, no meio ambiente e no bem-estar geral. Essas medidas visam limitar as emissões de poluentes, promover tecnologias mais limpas e aprimorar as práticas de gerenciamento da qualidade do ar.

​SOUZA, J. V. R. Sistema de gestão e auditoria ambiental. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2025.

Neste contexto, assinale a alternativa que representa uma medida coerente com as estratégias de mitigação da poluição atmosférica:

Alternativas

Alternativa 1:

Redução de investimentos em energias renováveis, priorizando a exploração de petróleo e carvão mineral.

Alternativa 2:

Redução de investimentos em transporte público em prol da priorização do transporte individual motorizado.

Alternativa 3:

Incentivo ao aumento da frota de veículos particulares movidos a combustíveis fósseis para estimular a economia.

Alternativa 4:

Flexibilização das normas de emissão em indústrias, para reduzir custos operacionais e aumentar a competitividade.

Alternativa 5:

Expansão de áreas verdes e implementação de tecnologias, como os telhados verdes para absorção natural de poluentes.

Questão 2

A norma NBR ISO 14001 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) especifica os requisitos de um sistema de gestão ambiental (SGA) e, permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14001: sistemas de gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

Nesse contexto, sobre o SGA, analise as afirmativas a seguir:

  1. O SGA pode ser implantado somente em empresas de grande porte e nos setores especificados na norma ABNT NBR ISO 14001.
  2. A implementação de um SGA constitui uma ferramenta para identificar oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades sobre o meio ambiente, gerando oportunidades de negócio.

III. A política ambiental constitui-se de um dos requisitos (etapas) de implementação do SGA, na qual permite que uma organização expresse as suas intenções a respeito do tratamento das questões ambientais. 

  1. O SGA ao ser implementado não necessita de melhoria contínua, pois não é necessária para este tipo de sistema de gestão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3

A norma ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão serve para qualquer tipo de organização que precisa planejar e direcionar as auditorias (internas ou externas) de sistemas de gestão ou gerenciar os programas de auditorias. Ela busca, também, orientar, incluir princípios, realizar a gestão de programas de auditoria e conduzir a auditoria de sistemas de gestão, bem como orienta a avaliação de competência dos envolvidos no processo da auditoria.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 19011: diretrizes para auditorias de sistemas de gestão. Rio de Janeiro, 2018.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

  1. A norma ISO 14001 estabelece a realização de auditoria interna como um dos seus requisitos para a implantação do SGA, podendo ser realizada por uma equipe de auditores internos da empresa, os quais devem ser devidamente capacitados, ou por uma consultoria externa especializada.

PORQUE

  1. As auditorias internas ou de primeira parte, conforme estabelece a norma ISO 19011, funcionam como uma espécie de autoavaliação, sendo conduzidas pela organização ou em seu nome, permitindo, portanto, a avaliação do sistema de gestão e a identificação das áreas ou funções que necessitam de melhorias.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 4

Uma indústria de eletroeletrônicos iniciou o processo de descarte de equipamentos obsoletos, como computadores, impressoras e telefones celulares. Parte desses resíduos contém metais pesados, substâncias tóxicas e componentes com risco de contaminação ambiental e à saúde humana. Paralelamente, no refeitório da empresa, são produzidos restos de alimentos, embalagens plásticas e garrafas de polietileno tereftalato (PET), que também precisam de destinação final ambientalmente adequada.


Com base na classificação estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 10004:2004, e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), os resíduos gerados pela indústria devem ser corretamente classificados:

Alternativas

Alternativa 1:

Resíduos não perigosos Classe II-A para os eletrônicos e resíduos perigosos - Classe I para os restos de alimentos e embalagens, sendo resíduos sólidos urbanos quanto à origem.

Alternativa 2:

Resíduos não perigosos Classe II-B para os eletrônicos e resíduos não perigosos Classe II-A para os restos de alimentos e embalagens, e resíduos sólidos urbanos quanto à origem.

Alternativa 3:

Quanto à origem são resíduos industriais e, quanto à periculosidade, são resíduos perigosos - Classe I os eletrônicos e resíduos não perigosos Classe II-A os restos de alimentos, embalagens plásticas e garrafas PET.

Alternativa 4:

Resíduos não perigosos Classe II-B para os eletrônicos e resíduos perigosos - Classe I para os restos de alimentos e embalagens, sendo resíduos industriais quanto à origem, pois são gerados em um processo produtivo e instalação industrial.

Alternativa 5:

Quanto à periculosidade, tratam-se de resíduos perigosos - Classe I os eletrônicos e resíduos não perigosos Classe II-B os restos de alimentos e embalagens, e quanto à origem podem ser classificados como resíduos de estabelecimentos comerciais.

Questão 5

As expectativas da sociedade com relação ao desenvolvimento sustentável, à transparência e à responsabilização por prestar contas têm evoluído com a legislação cada vez mais rigorosa, crescentes pressões sobre o meio ambiente, decorrentes de poluição, uso ineficiente de recursos, gerenciamento impróprio de rejeitos, mudança climática, degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade. Com isso, as organizações têm adotado uma abordagem sistemática na gestão ambiental, com a implementação de sistemas de gestão ambiental que visam contribuir com o pilar ambiental da sustentabilidade.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14001: sistemas de gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

Considerando o sistema de gestão ambiental (SGA), assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

O SGA propõe a implantação dos 5S para a satisfação dos clientes e a melhoria do impacto social da empresa.

Alternativa 2:

A ISO 14001 pode ser implementada e aplicada apenas em organizações de grande porte e segmentos específicos.

Alternativa 3:

O ciclo PDCA (plan-do-check-act) permite que as organizações busquem a melhoria contínua no seu sistema de gestão.

Alternativa 4:

O único objetivo da norma ISO 14001 é prover às organizações uma estrutura para o cumprimento das legislações ambientais.

Alternativa 5:

A norma ISO 14001 pode ser aplicada a qualquer organização que deseja assegurar sua conformidade com a política da qualidade.

Questão 6

A norma ISO 14001:2015 em seu requisito 6.1.2 Aspectos ambientais, estabelece que a organização deve determinar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, e os seus impactos ambientais associados. Logo, o termo aspecto ambiental refere-se ao elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização, que interage ou pode interagir com o meio ambiente, e o termo impacto ambiental refere-se à modificação do meio ambiente, tanto adversa quanto benéfica, total ou parcialmente resultante dos aspectos ambientais de uma organização.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14001: sistemas de gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

Neste contexto, as imagens a seguir, ilustram situações hipotéticas de atividades associadas à organizações que buscam a implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA) com base na norma ISO 14001, nas quais terão que identificar os aspectos ambientais associados às suas atividades e seus respectivos impactos ambientais.

Considerando as informações apresentadas, analise as imagens e as afirmativas a seguir:

Figura 1 - Atividades produtivas: (a) confinamento de bovinos (bovinocultura de corte); (b) emissões atmosféricas de chaminés; (c) irrigação na agricultura

Fonte: https://share.google/images/oyWbzSIvSvO7rZaVx; https://share.google/images/1jjZhiTHaSKqqSwP2; https://share.google/images/xqcWvaXmPtWECXRIh. Acesso em: 22 set. 2025.

  1. A imagem (a) ilustra a atividade de confinamento de bovinos, em que pode ter como um de seus aspectos ambientais a emissão de gases de efeito estufa, como o metano (CH4), sendo o respectivo impacto ambiental, o aquecimento global.
  2. A imagem (b) ilustra várias indústrias, que tem como um de seus aspectos ambientais a emissão de poluentes atmosféricos e como impacto ambiental a alteração da qualidade do ar.

III. A imagem (c) apresenta a ativididade de irrigação, destacando o aspecto ambiental consumo de água e o impacto ambiental esgotamanento de recursos hídricos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7

Durante uma auditoria de certificação do sistema de gestão ambiental (SGA), ao sair da área de produção, o auditor observou que em uma boca de lobo (entrada de água pluvial) havia vestígios de óleo jogados diretamente na rede pluvial. Ao questionar o(a) Engenheiro(a) Ambiental e Sanitarista da organização que estava acompanhando o auditor, este(a) prontamente chamou o supervisor da área que explicou: “Estamos com o cliente ABC acompanhando a liberação da produção da nova peça e a máquina teve um problema hidráulico, para agilizarmos a liberação decidi jogar o óleo que vazou, diretamente na rede pluvial, sabe, precisamos ganhar este novo contrato”. Então o auditor questionou o supervisor da área se este procedimento estava correto com relação ao meio ambiente, visto que a organização tem estabelecido um procedimento interno para separação, armazenamento e destinação final de óleo mineral/lubrificante usado, e o mesmo disse: “eu sei disso, mas o representante do cliente que está acompanhando a liberação me disse que não estava nem aí com o meio ambiente e precisava da peça aprovada e se eu não fizesse isso rápido iria reprovar tudo”.

A partir do caso hipotético apresentado de uma auditoria, analise as afirmativas a seguir:

  1. Este tipo de auditoria trata-se de uma auditoria de terceira parte, ou seja, uma audioria externa, conduzida por organização externa independente.
  2. Como evidência objetiva, foi observado pelo auditor que havia vestígios de óleo na boca de lobo sendo jogados diretamente na rede de água pluvial, bem como por meio de entrevista com o supervisor responsável, este confirmou que havia jogado óleo que vazou de uma máquina que teve um problema hidráulico.

III. Os critérios de auditoria utilizados pelo auditor foram a norma ISO 14001, os requisitos legais aplicáveis ao aspecto ambiental em questão, bem como o procedimento interno para separação, armazenamento e destinação final de óleo mineral/lubrificante usado.

  1. As constatações de auditoria indicam não conformidade, pois o auditor evidenciou que o procedimento da organização para separação, armazenamento e destinação final de óleo mineral/lubrificante usado não estava sendo cumprido.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8

A adoção de princípios da produção mais limpa (P+L) consiste na incorporação de ideias sobre sustentabilidade na produção, transformando-as em procedimentos e práticas com o objetivo de reduzir desperdícios, atender, com mais eficácia, às normas e aos requisitos ambientais e promover tratamento dos resíduos gerados, o que resulta na minimização de custos.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

  1. A aplicação da ferramenta da produção mais limpa (P+L) é recomendada em produtos, processos e serviços.

PORQUE

  1. A ferramenta da produção mais limpa (P+L) aplicada aos produtos, processos e serviços atua por meio da substituição de matérias-primas limpas, de práticas de prevenção da poluição e da redução de impactos negativos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 9

Em uma auditoria de certificação em uma organização, avaliando a planilha de levantamento aspectos e impactos ambientais (LAIA) do Setor Estamparia – LAIA EST rev00, o auditor não consegue identificar quais são os requisitos legais aplicáveis aos aspectos ambientais levantados, tais como a geração de óleos usados contaminados, panos contaminados e ruídos. Ao perguntar para o representante da Alta Direção, o mesmo diz que trocaram recentemente a empresa que realizava o levantamento dos requisitos legais aplicáveis à organização, devido a uma não conformidade apontada em um processo de auditoria interna. Agora esta nova empresa NOVALEG fornece uma planilha que possui um campo específico para tal correlação e que este trabalho está em elaboração. 

Considerando a situação hipotética de auditoria apresentada, analise as afirmativas a seguir:

  1. A situação hipotética de auditoria trata-se de uma auditoria interna do sistema de gestão ambiental (SGA).
  2. A auditoria realizada representa uma auditoria de terceira parte, portanto, uma auditoria externa.

III. Os requisitos em análise pelo auditor se referem aos aspectos ambientais e, requisitos legais e outros requisitos, estabelecidos na norma ISO 14001.

  1. O auditor não evidenciou os requisitos legais aplicáveis aos aspectos ambientais levantados, tratando-se, portanto, de uma não conformidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10

Um dos planos ambientais se constitui na descrição detalhada do conjunto de medidas necessárias à recuperação ou recomposição da área degradada e/ou alterada, fundamentado nas características bióticas e abióticas da área e em conhecimentos secundários sobre o tipo de impacto causado, o uso anterior da área, a resiliência da vegetação e a sucessão secundária. Torna-se necessário o estudo para todo empreendimento que cause perturbações, alterações no meio ambiente, degradação da qualidade do solo e das águas, entre outros. Está sujeito à necessidade e obrigatoriedade de recuperar ambientalmente a área que foi danificada.

IAT. Estudo Ambiental: Instituto Água e Terra. Disponível em: https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Estudos-Ambientais. Acesso em: 20 set. 2025.

Considerando os planos ambientais e a contextualização apresentada, analise as afirmativas a seguir:

I. O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) trata-se do plano aplicável à recuperação ou recomposição da área degradada e/ou alterada​.
​II. Os planos ambientais consistem de documentos que trazem um conjunto de medidas que serão adotados visando a minimização e/ou mitigação dos impactos ambientais relacionados à atividade/empreendimento.
​III. Os planos ambientais auxiliam na formulação, implementação e monitoramento de parâmetros ambientais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu