
Embora a IA prometa automatizar e otimizar processos na publicidade, seus modelos são treinados com grandes volumes de dados históricos
Embora a IA prometa automatizar e otimizar processos na publicidade, seus modelos são treinados com grandes volumes de dados históricos
QUESTÃO 72
Embora a IA prometa automatizar e otimizar processos na publicidade, seus modelos são treinados com grandes volumes de dados históricos, os quais podem reproduzir e amplificar preconceitos e estereótipos. Isso coloca em risco a ética da representação e diversidade em campanhas automatizadas.
Fonte: NOBLE, S. U. Algorithms of oppression: how search engines reinforce racism. NYU Press, 2018. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2018-08016-000. Acesso em: 25 jun. 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A utilização de IA na publicidade elimina riscos éticos relacionados à representação e diversidade.
PORQUE
II. Os algoritmos de IA são treinados com bases de dados neutras e imparciais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
