
PORTFÓLIO - ADSIS - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROJETO DE INTERFACE - 53_2025
PORTFÓLIO - ADSIS - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROJETO DE INTERFACE - 53_2025
Caro estudante,
Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais. Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Para isso, atente-se para as orientações desta atividade MAPA e realize um ótimo trabalho!
Imagine que você foi contratado para desenvolver um sistema de gerenciamento de biblioteca para uma escola. Após uma reunião com os responsáveis, você levantou os requisitos necessários para criar as telas principais do sistema. O cliente gostaria de visualizar como o sistema ficará antes de iniciar o desenvolvimento, então você decidiu criar protótipos das telas.
A partir disso e baseando-se nos requisitos listados a seguir, crie os protótipos de cada tela separadamente. Use sua criatividade para definir o template e layout (desktop ou web), mas as telas devem obrigatoriamente conter os campos e botões especificados.
1) Tela: Menu Principal
Botões de acesso (menu) às seguintes telas: Cadastro de Autores, Cadastro de Editoras, Cadastro de Livros, Cadastro de Alunos, Empréstimos e Devoluções.
Botões: Sair e Configurações.
2) Tela: Cadastro de Autores
Botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir, Sair.
Campos:
ID do Autor
Nome do Autor
3) Tela: Cadastro de Editoras
Botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir, Sair.
Campos:
ID da Editora
Nome da Editora
UF (lista suspensa com UFs cadastradas)
Cidade (lista suspensa com Cidades cadastradas e seja mostrada as cidades relativas ao estado selecionado)
4) Tela: Cadastro de Livros
Botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir, Sair.
Campos:
ID do Livro
Título do Livro
Autor (lista suspensa com autores cadastrados)
Editora (lista suspensa com editoras cadastradas)
ISBN
Ano de Publicação
Quantidade Disponível
Categoria (ex: Romance, Técnico, Didático etc.).
5) Tela: Cadastro de Alunos
Botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir, Sair.
Campos obrigatórios:
ID do Aluno
Nome Completo
Série/Turma
Telefone
CEP
Matrícula
Endereço
UF (lista suspensa com a lista de estados)
Cidade (lista suspensa com as cidades cadastradas).
6) Tela: Empréstimos
Dados do Empréstimo:
Botões: Novo, Editar, Gravar, Excluir, Sair.
Campos:
ID do Empréstimo
Aluno (lista suspensa com alunos cadastrados)
Data do Empréstimo
Data de Devolução
Tabela de Livros Emprestados (na mesma tela de Empréstimos):
Botões: Incluir, Excluir
Campo: ID do Livro;
Colunas: ID do Livro, Título, Autor, Quantidade.
8) Tela: Devoluções
Dados do Empréstimo:
Botões: Pesquisar (ID), Registrar Devolução, Sair
Campos:
ID do Empréstimo
Dados do Empréstimo: ID, Data do Empréstimo, Data Devolução.
Dados do Aluno: Nome
Tabela de Livros Emprestados (na mesma tela de Devoluções):
Colunas: ID do Livro, Título, Autor, Quantidade, Data de Devolução
SUGESTÃO:
- Para confecção das telas utilize o programa PENCIL disponível em: http://pencil.evolus.vn/
- Caso tenha dúvidas sobre a ferramenta a seguir temos alguns vídeos contendo tutoriais sobre a mesma:
Aula 1 - https://bit.ly/3cMbG3b
Aula 2 - https://bit.ly/3cJPSFq
Aula 3 - https://bit.ly/2VYcDyy
Aula 4 - https://bit.ly/2xb9FhY
Aula 5 - https://bit.ly/2Y2T7DR
Orientações gerais:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
