
PROJETO DE ENSINO - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE QUESTÕES AVALIATIVAS COM BASE NA TAXONOMIA DE BLOOM - 53_2025
PROJETO DE ENSINO - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE QUESTÕES AVALIATIVAS COM BASE NA TAXONOMIA DE BLOOM - 53_2025
PROJETO DE ENSINO - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE QUESTÕES AVALIATIVAS COM BASE NA TAXONOMIA DE BLOOM - 53_2025
Questão 1
A taxonomia de Bloom é baseada em um formato técnico formal, em que o conhecimento é distribuído e atribuído de forma clara e específica para um grau cognitivo. Desta forma, as avaliações seguem um planejamento baseado na finalidade, ou seja, no que se espera do aluno, que nível de conhecimento. Para tal, a referida taxonomia distribui os métodos avaliativos em seis níveis.
Com base nos níveis da taxonomia de Bloom, assinale a alternativa abaixo que contêm o nível difícil.
Alternativas
Alternativa 1:
Compreensão.
Alternativa 2:
Conhecimento.
Alternativa 3:
Aplicação.
Alternativa 4:
Análise.
Alternativa 5:
Avaliação.
Questão 2
O conceito de taxonomia é utilizado para determinar um modelo de planejamento, que viabilize um processo voltado a metas. Como todo planejamento, com o passar do tempo novas métricas são adotadas para suprir lacunas deixadas no modelo inicial. Assim foi com a taxonomia de Bloom, que com a retomada de seus conceitos, tendem a crescer e se aperfeiçoar. Desta forma, os níveis cognitivos iniciais ganharam amplitude.
Considerando a subcategoria de conhecimento no domínio cognitivo da taxonomia de Bloom, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Uma das vertentes desta subcategoria é o conhecimento de classificação e categorização.
II. Conhecimento de princípios e generalizações é outra vertente contemplada nesta subcategoria.
III. Por fim, a terceira vertente é baseada no conhecimento de teorias, modelos e estruturas.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F; V; F.
Alternativa 2:
V; V; F.
Alternativa 3:
V; V; V.
Alternativa 4:
F; F; V.
Alternativa 5:
F; V; V.
Questão 3
A taxonomia de Bloom em sua concepção inicial foi distribuída em seis níveis cognitivos, que são por sua vez divididos novamente em três padrões de complexidade (Fácil, Médio, Difícil). A linha que divide estes parâmetros é tênue e sutil, muitas vezes é complexo delimitar uma questão ou avaliação de acordo com este padrão, pois esta pode contemplar vários níveis de análise, considerando assim que a expectativa do professor formulador, seja alcançar vários aspectos do processo de aprendizagem. Por exemplo, uma atividade que peça ao aluno que entenda e avalie um contexto.
Com base nestas informações e na estrutura do processo cognitivo, analise as asserções a seguir:
I. O nível que corresponde ao entendimento é baseado na capacidade do aluno em se conscientizar da informação e replicá-la com suas próprias palavras .
PORQUE
II. Pois ao entender um novo conceito o aluno será capaz de realizar julgamentos baseados em critérios e padrões quantitativos e qualitativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4
Os modelos de ensino têm passado por muitas mudanças. Apesar disso, as formas tradicionais de ensinar têm permanecido por um longo período de tempo, onde, o que tem prevalecido é a forma tradicional em que o conhecimento é apenas repassado do professor para o aluno. Porém, essa realidade tem se modificado com a chegada de metodologias inovadoras, como as Ativas e Imersivas. Elas procuram colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, tornando assim a absorção do conteúdo mais aprofundada. Ao contrário do antigo padrão “toma-lá-dá-cá”.
Considerando o antigo padrão de conhecimento e os estudos desenvolvidos, analise as afirmativas a seguir.
I. O antigo padrão era baseado na transmissão de conhecimentos finalizados, ou seja, já prontos.
II. O conhecimento adquirido nesse formato anterior era gravado, e na prova deveria ser replicado.
III. O modelo antigo era considerado um retorno do conhecimento adquirido, ou seja, o aluno devolvia exatamente como aprendia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 5
No desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, é recomendável que o professor inicie a sua aula apresentando os objetivos. Dessa forma, direciona-se o conhecimento para a meta da aprendizagem, e por fim, proporciona ao aluno a capacidade cognitiva de replicar o conhecimento adquirido no ato da avaliação. Isso se deve ao planejamento adequado da disciplina, pois, um planejamento bem definido gera bons resultados no final.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir:
I. Os objetivos no processo de aprendizagem, são pautados na necessidade de decisões constantes no desenvolvimento da disciplina.
PORQUE
II. O planejamento tem a finalidade de prever e evitar possíveis situações na sala de aula e consequentemente no desenvolvimento da disciplina.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6
Um dos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom é a aptidão de analisar um determinado conceito ou contexto, para assim, testar se o discente atingiu um nível de médio para alto no seu processo de obtenção dos conhecimentos. Em um processo de avaliação o professor tem a missão de verificar estes conhecimentos através de provas e trabalhos. Mais especificamente em provas, são utilizados verbos de comandos para direcionar o aluno para a resposta desejada.
Dito isso, assinale a alternativa correta, que contêm um verbo que corresponde a esta categoria de domínio cognitivo.
Alternativas
Alternativa 1:
Categorizar.
Alternativa 2:
Combinar.
Alternativa 3:
Compilar.
Alternativa 4:
Contrastar.
Alternativa 5:
Conceber.
Questão 7
Taxonomia é o estudo científico responsável por determinar a classificação sistemática de diferentes coisas em categorias. Na biologia, a taxonomia é o ramo responsável pela identificação e classificação de todos os animais e plantas que habitam a Terra, com base nas diferentes características que estes partilham entre si. Já no campo educacional, o uso da palavra taxonomia é utilizado para determinar padrões no processo de construção do conhecimento, e principalmente nas avaliações.
Adaptado de: < https://bit.ly/2JGvuXw> . Acesso em: 23 ago. 2019.
Considerando as vantagens de utilizar a taxonomia no contexto educacional, analise as afirmativas a seguir.
I. A taxonomia possibilita o desenvolvimento de métodos de avaliação, baseados em estratégias diferenciadas.
II. De acordo com os níveis de absorção dos conhecimentos, a taxonomia possibilita facilitar, avaliar e estimular os alunos a alcançarem melhores desempenhos.
III. Condicionam os educadores a proporcionaram um formato estruturado e consciente, no processo de obtenção de competências, de acordo com as necessidades do discente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 8
A forma clássica da avaliação é pautada no antigo método de avaliações formais, onde o aluno apresenta conceitos e conhecimentos adquiridos através de meios pré-definidos, como questões problema, que de forma sistemática, são colocadas para o aluno desenvolver/responder. Se alcançar o esperado, é aprovado e reconhecido como detentor do conhecimento transmitido. Esta é a forma clássica de verificar e identificar a aprendizagem discente, e estes formatos são chamados de instrumentos de avaliação na perspectiva formativa.
Com base nos instrumentos de avaliação na perspectiva formativa, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Provas Objetivas.
II. Provas Descritivas.
III. Trabalhos Colaborativos.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F; V; F.
Alternativa 2:
V; V; F.
Alternativa 3:
V; V; V.
Alternativa 4:
F; F; V.
Alternativa 5:
F; V; V.
Questão 9
O processo de avaliação sempre nos remete a provas e trabalhos escritos, porém esta visão deve ser desmistificada, pois os professores avaliam aos alunos além do método de provas e testes. O processo de avaliação se inicia desde a observação em sala de aula, das atitudes e valores dos discentes. Além disso, é crescente as avaliações práticas, onde os professores avaliam as posturas dos alunos no desempenho em uma atividade.
Dito isso, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. O relacionamento entre professores e alunos, assim como outras interações cotidianas estão presentes no processo de avaliação.
II. A ação do professor na promoção do envolvimento do aluno, no processo de aprendizagem e estímulo no desenvolvimento dos estudos.
III. O professor tem a missão de proporcionar uma imagem positiva da capacidade dos alunos em dar andamento aos seus estudos, estabelecendo objetivos educacionais claros.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F; V; F.
Alternativa 2:
V; V; F.
Alternativa 3:
V; V; V.
Alternativa 4:
F; F; V.
Alternativa 5:
F; V; V.
Questão 10
A Taxonomia de Bloom ganhou grande reconhecimento no campo acadêmico por sua relevância no desempenho das atividades docentes. Mas acima de tudo, na elaboração de um modelo eficiente de construção e transmissão do conhecimento. A função desse método é reconhecida em três domínios, sendo eles: Cognitivo, afetivo e psicomotor. Para o ramo educacional, o de maior utilização é o cognitivo, onde seu conceito fica atrelado a capacidade de alcance do conhecimento adquirido.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir:
I. O domínio cognitivo envolve a obtenção de novos conhecimentos e no desenvolvimento intelectual, com base em habilidades e atitudes.
PORQUE
II. Se baseia em reconhecimentos de fatos específicos, além de procedimentos padrões, considerando um constante desenvolvimento intelectual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
