
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: MATÉRIA E ENERGIA - 51_2025
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: MATÉRIA E ENERGIA - 51_2025
Ao estudar Ciências como a Química e a Física, as pessoas aprendem a respeito de si mesmas, da diversidade e dos processos de evolução e manutenção da vida, do mundo material, bem como os seus recursos naturais, suas transformações e as fontes de energia que nos cercam.
A unidade temática Matéria e energia prevista na BNCC contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da mesma.
Nessa perspectiva, a matéria da qual estamos falando está presente em tudo ao nosso redor e possui propriedades que determinam suas características e comportamentos. Entre as principais propriedades gerais da matéria, podemos destacar a massa, o volume e a inércia. Já as propriedades específicas incluem a densidade, a solubilidade e a condutividade térmica e elétrica. No dia a dia de um estudante, essas propriedades se manifestam de diversas formas. Ao preparar um café da manhã, por exemplo, a solubilidade do açúcar na água permite que ele se dissolva no café e altere também a densidade do líquido. Já a condutividade térmica, pode ser observada ao tocar uma colher de metal quente, que rapidamente transfere o calor da bebida para sua mão, no transporte até a escola; a inércia está presente quando o ônibus freia de repente e os passageiros são impulsionados para frente e até mesmo na sala de aula, ao usar uma garrafa de água, a densidade do líquido garante que ele se acomode no recipiente, assumindo sua forma.
Espero que você possa ter percebido que as propriedades gerais e específicas da matéria estão presentes em inúmeras situações do seu cotidiano e, por conseguinte, do dia a dia de seu futuro estudante também.
Dessa forma, para desenvolver esta atividade mapa, você, obrigatoriamente, deverá realizar um experimento sobre 1 dos 4 temas (propriedades gerais e específicas da matéria) a seguir: densidade, volume, compressibilidade e elasticidade. Após a escolha do seu tema, você deverá fazer um busca para eleger uma atividade experimental que possa ser desenvolvida em sala de aula, afinal este material poderá contribuir e muito para sua futura carreira docente, em seguida, determine bem seu objetivo, prepare bem os materiais, desenvolva o experimento e responda o formulário de entrega.
O QUE PRECISARÁ CONSTAR NO MEU FORMULÁRIO DE ENTREGA?
O formulário deverá conter os seguintes itens:
- Foto que demonstre o processo de criação ou montagem do seu experimento.
- Foto do experimento concluído.
- Título do experimento desenvolvido.
- Tema do experimento
- Lista de materiais utilizados
- Passo a passo de como realizar o experimento.
- Para qual série o mesmo é indicado.
- Um relato de no mínimo 7 e máximo 15 linhas respondendo as duas questões a seguir:
- Como este experimento pode contribuir para o aprendizado em sala de aula do tema escolhido?
- Quais os maiores desafios para realização do experimento no dia a dia docente?
OBSERVAÇÃO: utilize letra Arial tamanho 12 e espaçamento simples para redigir o formulário e não ultrapasse o máximo de 4 páginas
Bons Estudos!

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