
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025
A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejar e executar práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer sensibilidade, conhecimento teórico e criatividade. Segundo Pimenta (2002), a prática docente se fortalece quando o professor articula os saberes pedagógicos com a realidade sociocultural do aluno. Ao utilizar materiais acessíveis e diversificados, o educador amplia a aprendizagem e estimula múltiplas linguagens.
A literatura infantil, as contações de história e os recursos lúdicos são ferramentas essenciais nos anos iniciais. Vickery (2016) destaca que atividades ativas e significativas geram engajamento e desenvolvimento integral, enquanto Ritter (2020) reforça a importância de criar situações de estudo com foco na participação do aluno. Nesse contexto, o uso de materiais alternativos — como caixas, tecidos, sucatas e papéis diversos — amplia as possibilidades criativas da aula.
Considerando os pilares da educação (Delors, 1998) — aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser —, o educador deve planejar experiências que favoreçam não somente o conteúdo, mas também a formação ética, social e emocional das crianças.
ETAPA 1 – PARTE TEÓRICA (mínimo 15 linhas e máximo 25 linhas)
Com base nos textos e autores estudados, reflita sobre a importância da prática pedagógica planejada e ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aborde os seguintes aspectos:
- O papel do planejamento didático nas práticas pedagógicas criativas.
- A relevância da ludicidade e do uso de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem.
- A articulação entre teoria e prática no contexto da alfabetização e do letramento.
- A importância da avaliação formativa no acompanhamento da aprendizagem.
- Utilize ao menos dois autores da bibliografia da disciplina para embasar sua resposta.
ETAPA 2 – É HORA DE COLOCAR AS MÃOS NA MASSA (atividade prática com evidência fotográfica)
Nesta etapa, você deverá planejar e construir um recurso pedagógico para ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente no ciclo de alfabetização ( 3º ano). Escolha uma história infantil curta como base para a atividade.
Exemplos de recursos possíveis (você pode criar outro):
- Caixa surpresa com objetos da história
- Avental de contação de histórias
- Palitoches ou dedoches com personagens
- Varal de imagens da narrativa
- Livro sensorial feito com EVA, feltro, tecido, etc.
O que deve conter na entrega prática:
- Nome da história escolhida e objetivo pedagógico da atividade (por exemplo: estimular a linguagem oral, ampliar vocabulário, reforçar sequência lógica).
- Descrição do material construído (quais materiais foram usados, como foi montado, em que momento da aula será utilizado).
- Envio de 3 fotos obrigatórias:
Foto 1: Recursos para a construção do material.
Foto 2: Você em processo de montagem ou organização do material.
Foto 3: Você com o material finalizado e pronto para uso.
Orientações Finais:
Use a criatividade e reaproveite materiais disponíveis.
O foco da avaliação será: clareza do objetivo pedagógico, adequação ao público-alvo, criatividade, reaproveitamento de materiais e coerência entre teoria e prática.
Valorize a estética e a funcionalidade do material produzido.
ORIENTAÇÕES:
- Assista ao vídeo explicativo da professora disponível na Sala do Café.
- Não é necessário aplicar a atividade com as crianças.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.
- Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
- Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
