
O uso de diferentes estratégias no ensino é apontado por diversos autores como uma alternativa à aula tradicional que há muito
O uso de diferentes estratégias no ensino é apontado por diversos autores como uma alternativa à aula tradicional que há muito
O uso de diferentes estratégias no ensino é apontado por diversos autores como uma alternativa à aula tradicional que há muito já não se faz mais viável e, na atualidade, devido a dinamicidade exigida pelo público alvo, os alunos, e ao advento da internet, se faz mais que necessário. Pensando nisso, proponha o uso de um site ou simulador online para explicar um dos três temas englobados pela Química no ensino básico: termoquímica, mol e massa molar ou equilíbrio químico para um aluno do ensino médio. Escolha um tema e explique a sua proposta dividindo-a em três etapas, discorra sobre cada etapa e o passo-a-passo de como será o desenvolvimento de sua proposta. Aplique a proposta para um aluno do 2° ou 3° ano do ensino médio e apresente o resultado, insira fotos ou um vídeo aplicando sua proposta (um link de vídeo do youtube).
1ª etapa: Conhecimentos Prévios: 4 perguntas sobre os conceitos referente ao tema para avaliar os conhecimentos comuns ou de outros estudos que o aluno sabe ou julga conhecer sobre o tema;
2ª etapa: Uso de um site ou simulador online: coloque o link do site e explique o que o aluno deve fazer utilizando também um vídeo ou fotos do passo-a-passo;
3ª etapa: Aplique as perguntas novamente e apresente as respostas do aluno, faça um quadro ou tabela contendo as respostas da 1ª etapa e após a realização da 2ª etapa.
Responda: O que você concluiu com a aplicação de sua proposta? Houveram mudanças nas respostas do aluno?
PERGUNTAS | RESPOSTAS | |
ANTES | DEPOIS | |
Informações importantes:
- Assista ao vídeo explicativo dessa atividade, presente na SALA DO CAFÉ >> VÍDEOS EXTRAS.
- Caso tenha dúvida sobre essa atividade, envie mensagem pelo FALE COM O MEDIADOR.
- Leve em consideração a explicação coesa e didática de conceitos químicos pertinentes, já que essas habilidades são fundamentais para um profissional da área de Química.
- Não se esqueça de citar as referências (conforme a normas ABNT) utilizadas para as pesquisas pertinentes, bem como citar devidamente imagens, tabelas e infográficos coletados da literatura.
- Utilizar fonte Arial, tamanho 12, texto justificado.
- Utilizar template obrigatório Word.
