
O objeto pode assumir formas variadas, como: - um jogo manipulável - um livro-objeto interativo
O objeto pode assumir formas variadas, como: - um jogo manipulável - um livro-objeto interativo
O objeto pode assumir formas variadas, como:
- um jogo manipulável
- um livro-objeto interativo
- uma caixa de segredos didáticos
- um painel de narrativas
- um dispositivo que transforme uma experiência sensorial em aprendizagem
- um mapa dobrável ou dispositivo de percurso investigativo
- um kit de experimentação poética
- entre outros formatos inusitados
A ideia é que essa máquina:
- seja concreta e feita à mão
- ensine algo (mesmo que não de forma tradicional) - você vai definir o conteúdo que deseja trabalhar
- provoque o interesse de alguém em aprender
- convoque a ludicidade, o improviso e a imaginação
Etapas:
- Planeje: Defina um conteúdo ou habilidade que deseja ensinar com sua máquina. Pode ser algo curricular (alfabetização, ciências, artes, matemática,etc.) ou transversal (empatia, escuta, expressão etc.).
- Desenvolva: Esboce suas ideias: O que quero que essa máquina ensine? Como ela pode funcionar? Que materiais acessíveis posso usar?
- Mão na massa: Inicie a construção da sua máquina de aprender: Com papel, madeira, papelão, tecido, cordão, reciclagem etc.
- Registre: Ao longo do processo, não se esqueça de realizar registros do processo de criação.
Como entregar:
Insira o seu planejamento e as imagens nos locais devidamente indicados no Formulário Padrão para responder à atividade MAPA de Tendências Educacionais Contemporâneas, disponível no material da disciplina.
