
MAPA - RAD - TÉCNICAS RADIOLÓGICAS DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES - 53_2025
MAPA - RAD - TÉCNICAS RADIOLÓGICAS DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES - 53_2025
MAPA - RAD - TÉCNICAS RADIOLÓGICAS DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES - 53_2025
ATIVIDADE MAPA DE TÉCNICAS RADIOLÓGICAS DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A articulação do ombro, por ser uma das mais móveis do corpo humano, está frequentemente sujeita a traumas diretos, luxações, processos degenerativos e lesões de partes moles. Em atendimentos de urgência ou em avaliações ortopédicas, a radiografia do ombro é um dos exames iniciais mais solicitados para investigar alterações ósseas ou articulares. A escolha correta das incidências, como AP, axilar e a de perfil escapular (Y), é fundamental para uma avaliação adequada, principalmente nos casos de subluxação ou luxação glenoumeral.
Fonte: adaptado de: BREY, A. C. Técnicas Radiológicas de Membros Superiores e Inferiores. Florianópolis: Arqué, 2024.
CASO CLÍNICO
Uma paciente de 62 anos procura atendimento ambulatorial relatando dor crônica no ombro esquerdo, que se intensifica com os movimentos e nas atividades do dia a dia, como pentear o cabelo ou alcançar objetos. A paciente também refere rigidez matinal e crepitação na articulação. Ao exame físico, nota-se limitação da amplitude de movimento e discreta atrofia muscular. A suspeita clínica é de artrose da articulação glenoumeral.
Após o exame clínico, o médico ortopedista para avaliar a presença de alterações degenerativas, como redução do espaço articular, esclerose subcondral e osteófitos, solicita os exames radiográficos de rotina para ombro, incluindo:
- AP VERDADEIRO DE OMBRO;
- NEER;
- AXILAR.
ETAPA 1
Com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina de técnicas radiológicas, vocês irão descrever todo o atendimento realizado ao paciente (Ap verdadeiro de ombro, neer, axilar), contemplando os seguintes itens:
1.a) Posição do paciente e da região de interesse;
1.b) Tamanho e posicionamento do RI (receptor de imagem);
1.c) Incidência do raio central; Angulação quando necessário;
1.d) Possíveis orientações ao paciente;
1.e) DFoFi. (Distância foco-filme / distância foco-receptor.
ETAPA 2
Como o intuito da ATIVIDADE MAPA é estimular a produção prática, exercitando o conteúdo abordado na disciplina, você aluno deverá documentar o procedimento em forma de foto, com o auxílio de outra pessoa, que representará seu paciente.
a) AP VERDADEIRO DE OMBRO;
b) NEER;
c) AXILAR.
Sugestões de execução:
O receptor de imagem deve ser identificado na foto. Lembrando que no passo anterior, vocês descreveram o tamanho e a posição do RI (longitudinal ou transversal).
SUGESTÃO: Utilize um pedaço de papelão ou cartolina, cortando-a no tamanho aproximado do RI (ex: 18x24 cm), para simular o RI no exame radiográfico.
Fonte: o Autor.
Tire uma foto do “paciente” já posicionado na posição correta.
A foto deve ser da região de interesse, podendo editar posteriormente, cortando o rosto da pessoa por exemplo.
O RC pode ser demonstrado como um elemento adicionado à edição da foto, como uma seta, indicando a posição de incidência e angulação caso tiver.
Exemplo
AP DE ESCÁPULA
Fonte: o Autor.
Observação: Lembrando que esse posicionamento para escápula é apenas um exemplo para servir de referência para vocês, na montagem e resposta da atividade MAPA.
ORIENTAÇÕES FINAIS:
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO (arquivo único). SE VOCÊ TIROU FOTOS, SE TEM OUTROS TIPOS DE REGISTROS PARA ANEXAR, INSIRA TODAS AS INFORMAÇÕES NO MODELO DE MAPA.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_tecnicasradiologicasdemmiiemmss_PedroSilva.pdf.
