FECHAR

MAPA - PSICO - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025

R$0,00
Enviar Mensagem

MAPA - PSICO - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025

MAPA - PSICO - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025

No processo de desenvolvimento infantil, o desenho é uma das formas mais espontâneas de expressão da criança. Muito antes da escrita convencional, ela já expressa ideias, sentimentos e percepções de mundo por meio do traço, da cor e da forma. A forma como a criança desenha revela não apenas aspectos emocionais e simbólicos, mas também informações importantes sobre seu desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem.



Nesta atividade, você – como estudante de Psicopedagogia – terá a oportunidade de observar o desenho da figura humana produzido por uma criança de 2 a 6 anos, identificando a fase do desenvolvimento gráfico em que ela se encontra, e relacionando essas observações com aspectos do desenvolvimento global da criança.

A atividade tem foco pedagógico, ou seja, o objetivo principal é compreender o desenho como indicador do desenvolvimento e propor intervenções educativas que possam estimular o avanço gráfico, a coordenação motora fina e a linguagem da criança.

Vamos ao primeiro passo:



Passo 1

Peça para uma criança de 2 a 6 anos de idade que faça um desenho em uma folha sulfite branca. Dê a ela, além da folha, lápis grafite e lápis de cores variadas. Converse com a criança e peça para que faça um desenho, neste desenho precisa aparecer a figura humana, mesmo que este não seja reconhecível aos olhos de nós adultos ou seja, que somente a criança por meio de relatos possa dizer o que fez (esse reconhecimento vai depender da idade dessa criança). Seja criativo ao propor o desenho para a criança: vou te ajudar com algumas sugestões do que pode ser proposto para ela:

- Um passeio que fez com a família.

- Um passeio com os amigos.

- Um momento legal na escola.

- Você pode contar uma história e a partir dela pedir para que a criança desenhe a parte que mais gostou, ou que desenhe o final da história mudando seu rumo.

Entre outras propostas que você pode fazer para a criança desenhar.

É importante que você observe a criança desenhar, deixe-a livre e cuidado para não a inibir e não influenciar em sua vontade.

- Pergunte a ela o que desenhou e deixe registrado no canto da folha ou no verso.



Passo 2

Digitalize ou fotografe o desenho e insira no formulário padrão disponível na pasta Material da Disciplina. (sem esse item a atividade será zerada, pois não será possível a avaliação do desenho).



VAMOS À ATIVIDADE!

Agora, imagine-se psicopedagogo da escola em que essa criança estuda, você precisa realizar um relatório dando o parecer para o professor e coordenador da escola sobre o desenho que ela fez. Para elaboração desse relatório, você deve registrar no formulário mapa a identificação e em seguida o relatório a partir do direcionamento:



1-Identificação da criança:

Nome da criança (inicial ou fictício):

Idade:

Sexo:

Local da aplicação (escola, casa etc.):

Em que nível escolar se encontra (maternal, educação infantil, ensino fundamental):

Data da aplicação da atividade:

 




2-Descrição do desenho -  realizar em formato de texto – de 5 a 15 linhas



- Descreva qual foi a proposta para a criança desenhar.

- Na figura humana do desenho da criança, tem cabeça?

- Tem tronco?

- Tem braços e pernas, pés e mãos?

- Aparecem olhos, nariz e boca?

- A criança já usa acessórios como roupas, sapato ou adereços?

- A criança já inclui cenários ou objetos ao desenhar?

- A criança explicou o desenho para você? O que ela disse?



3-Fase do desenho - realizar em formato de texto de 5 a 20 linhas



- Que fase do desenho infantil a criança se encontra?

- Que características/elementos estão presentes no desenho que comprovam sua resposta.

- Ela está desenhando dentro do que se espera para sua idade?

- Para concluir, deixe pelo menos duas propostas de atividades para o professor realizar com essa criança para que ela evolua na forma como realiza seus desenhos.



ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.

- Lembre-se: siga todos os passos descritos, leia a unidade 1 do livro da disciplina, assista à primeira aula conceitual e assista ao vídeo de orientação que deixei gravado para você. Em caso de dúvidas entre em contato com seu professor mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu