
MAPA - GAMB - ESTUDOS, IMPACTOS AMBIENTAIS E A GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS - 53_2025
MAPA - GAMB - ESTUDOS, IMPACTOS AMBIENTAIS E A GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS - 53_2025
MAPA - GAMB - ESTUDOS, IMPACTOS AMBIENTAIS E A GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS - 53_2025
Olá aluno (a)! Chegou o momento de realizarmos a nossa atividade MAPA. Essa atividade lhe proporciona uma aplicação prática sobre o conteúdo estudado na disciplina!
Então vamos lá!?
Em muitas regiões do Brasil, especialmente em áreas com menor infraestrutura, o acesso à educação infantil de qualidade ainda é limitado, impactando diretamente o desenvolvimento das crianças e no bem-estar das famílias. A implantação de uma creche tem como objetivo oferecer um ambiente seguro e adequado para o cuidado e a educação de crianças na primeira infância, contribuindo para a promoção da igualdade de oportunidades, o desenvolvimento social e o apoio às famílias trabalhadoras.
Neste sentido, hipoteticamente um município do estado do Paraná estuda a construção de uma creche para atendimento à população. Embora o fornecimento de serviços de educação infantil seja de extrema importância, a construção da creche deve ser conduzida de maneira a respeitar o meio ambiente, preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável da região, visando o benefício duradouro da população e do meio ambiente.
Assim, imaginamos que você, como um profissional habilitado na área ambiental, possa avaliar os possíveis impactos ambientais gerados pela construção da creche e, por fim, apresentar um parecer conclusivo sobre os impactos do empreendimento.
FASES DE CONSTRUÇÃO DA CRECHE
Durante a fase de construção da creche, uma série de etapas são realizadas para transformar o projeto inicial em uma infraestrutura física funcional e segura as crianças e famílias da comunidade. As principais etapas dessa fase incluem:
- Planejamento e Projeto: Nesta etapa, são elaborados o projeto arquitetônico, os projetos estruturais e os projetos complementares (elétrico, hidráulico, entre outros). Além disso, são definidos os padrões de qualidade, as normas técnicas aplicáveis e os requisitos legais para a construção da creche.
- Preparação do Terreno: Antes do início das obras, é necessário preparar o terreno. Isso pode envolver a limpeza da área, remoção de vegetação, terraplanagem e a eliminação de possíveis obstáculos.
- Infraestrutura Básica: São realizadas as obras de infraestrutura essenciais para o funcionamento da creche, como a instalação de redes de água potável, esgoto, energia elétrica, telefonia, acesso viário, estacionamento e segurança do entorno.
- Construção da Edificação: Esta etapa compreende a execução das fundações, estrutura da edificação, alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos, pintura e outros acabamentos, assegurando que o espaço seja adequado para o uso de crianças pequenas.
- Instalação de Equipamentos e Mobiliário: Após a conclusão da obra civil, são instalados os móveis, brinquedos, equipamentos pedagógicos e sistemas de segurança, como câmeras e sinalização, além da adequação dos espaços de convivência, alimentação e repouso.
CARACTERISTICAS DO LOCAL
Para a avaliação dos possíveis impactos ambientais decorrentes da construção da creche, apresenta-se a seguir um mapa de localização com imagem de satélite da área. Esse mapa oferece uma visão ampliada da região de implantação e destaca suas respectivas áreas de influência, como a Área Diretamente Afetada (ADA) e a Área de Influência Direta (AID). A imagem permite uma análise mais detalhada dos elementos vizinhos ao local da obra, possibilitando observar com maior clareza as características do entorno imediato, tais como:
- Presença de APP e fragmentos vegetais;
- Áreas residenciais consolidadas;
- Áreas de lazer, como por exemplo, chácaras de locação;
- Terrenos vazios destinados à futura expansão residencial;
- Áreas agrícolas (principalmente, monocultura);
- Pista de terra exposta (possivelmente utilizada para motocross ou recreação);
Figura 1. Mapa de localização das áreas diretamente afetada e área de influência direta.
Para uma boa avaliação de impactos ambientais, faz-se necessário, a observação dos principais aspectos ambientais envolvidos e assim avaliar quais ações provocadas pela construção podem gerar os impactos nos meios físico, biológico e socioeconômico.
Para isso, observe os exemplos a seguir, que podem te ajudar a diferenciar alguns aspectos de impactos ambientais.
Note no exemplo dado, que um único aspecto ambiental pode possuir mais um impacto ambiental associado, assim como uma mesma ação pode possuir mais um aspecto ambiental.
Tendo as definições compreendidas:
VAMOS PRATICAR!
A partir de agora, vamos construir juntos o conhecimento para a avalição dos impactos ambientais.
1º Etapa: Identificação dos Potenciais Impactos Ambientais:
Considerando que você compõe uma equipe técnica e multidisciplinar que irá avaliar os possíveis impactos ambientais gerados pela construção da creche municipal, avalie os principais aspectos ambientais envolvidos, os impactos positivos e negativos, diretos ou indiretos, gerados pelo empreendimento nos meios físico, biológicos e socioeconômico, assim, utilizando-se do método de avaliação de impacto de listas de controle descritivas.
Identifique pelo menos dois (2) tipos de impactos ambientais gerados na pela construção da creche em cada meio, sendo dois impactos para o meio físico, dois para o biológico e dois para o socioeconômico, além disso, descreva em quais etapas da construção podem ocorrer esses impactos e de que forma esses impactos podem afetar o meio ambiente.
2º Etapa: Prevenção, Mitigação ou Compensação dos Impactos
Imaginamos que os impactos ambientais avaliados até o momento, infelizmente, serão inevitáveis para a construção da creche, que tem como objetivo promover o cuidado, a educação e o bem-estar das crianças da região. Considerando a relevância social desse empreendimento, é fundamental que sua implantação ocorra de forma responsável, minimizando ao máximo os danos ambientais associados.
Neste sentido, a partir dos impactos elencados e avaliados nas 1º e 2º etapas, proponha ações de prevenção, mitigação ou compensação ambiental e descreva, idealmente, de que forma essa ação pode ocorrer.
3º Etapa: Parecer técnico
Com base em todas as observações realizadas desde a identificação, avaliação e minimização dos impactos ambientais, e considerando sua atuação como profissional integrante de uma equipe técnica multidisciplinar, descreva com suas próprias palavras, um relatório técnico que deverá ser apresentado a comunidade em relação a construção da creche municipal. Elabore seu relatório em formato de texto dissertativo e, com base nos impactos observados, responda no texto se você recomenda a construção da creche ou a suspensão do projeto.
Atenção:
A resposta deste MAPA deve ser elaborada diretamente no arquivo de formulário padrão que está disponível no ícone de MATERIAL DA DISCIPLINA, com nome de “FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER O MAPA”.
Baixe o referido arquivo que está no ícone de Material da Disciplina, responda neste mesmo arquivo e salve-o em seu computador, colocando o nome da disciplina e a data para não errar o arquivo no momento de anexar. O arquivo facilita a organização da resposta, não deixe de utilizá-lo. Para cada vez que você alterar seu arquivo, não se esqueça de salvar!
A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de troca após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.
Orientações:
- Esta atividade deve ser realizada individualmente.
- A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
- É permitido anexar apenas um (1) arquivo.
- Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e no calendário da disciplina.
- Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte a ferramenta de Sala do Café da disciplina para obter mais informações sobre estas Normas de citação e referência.
***Após anexar seu arquivo, clique em responder e certifique-se de ter escolhido realmente o arquivo correto, abrindo sua atividade antes de clicar em finalizar.
***Após clicar em finalizar, o arquivo anexado não poderá ser alterado ou substituído, nem mesmo aceito por outro tipo de ferramenta.
Bom trabalho
