
MAPA - FIL - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS FILOSÓFICOS - 53_2025
MAPA - FIL - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS FILOSÓFICOS - 53_2025
Tema: Da atitude filosófica às estratégias de ensino
A Filosofia, muitas vezes percebida como distante da vida prática, encontra terreno fértil para reflexão nos elementos mais comuns do nosso dia a dia. Desde os objetos que nos cercam até as situações que vivenciamos, é possível extrair questões e aplicar conceitos que nos ajudam a compreender o mundo e a nós mesmos de maneira mais profunda.
A busca pelo conhecimento filosófico nos convida a olhar para além das aparências e a questionar as estruturas que moldam nossa experiência. Conceitos como existência, linguagem, tempo, poder e discurso não são meras abstrações, mas forças atuantes que se manifestam em nosso cotidiano, inclusive nas situações que nos cercam. Uma simples notícia jornalística, por exemplo, pode enquadrar um evento em determinada perspectiva temporal, utilizar a linguagem e seus signos para construir narrativas e valores, revelar ou ocultar relações de poder, estar imersa em discursos que moldam sua interpretação e empregar imagens que reforçam ou direcionam a compreensão do leitor.
Como nos lembra Marilena Chauí, em sua obra "Iniciação à Filosofia", a atitude filosófica inicia-se quando não nos contentamos com as aparências das coisas nem com as ideias cristalizadas em nossa sociedade. É um convite a não darmos nossa "aceitação imediata às coisas e às ideias, sem maiores considerações". Trata-se de um movimento de estranhamento e questionamento diante daquilo que parece óbvio ou natural.
Nesta atividade, o desafio é justamente exercitar esse olhar filosófico e crítico sobre o cotidiano. Você buscará uma notícia recente e a analisará à luz de conceitos centrais da Filosofia, como existência, linguagem, tempo, discurso, poder e tecnologia. A partir dessa análise, você desenvolverá uma estratégia criativa para discutir esse conceito e sua aplicação à notícia em um contexto de ensino. O objetivo é não apenas aplicar a filosofia à análise da atualidade, mas também refletir sobre como podemos comunicar ideias filosóficas complexas de forma acessível e engajadora, conectando teoria, prática e pedagogia.
Parte 1:
1.1. Busque e selecione uma notícia recente (publicada nos últimos meses) de um veículo de comunicação confiável (jornal, revista ou portal de notícias online) sobre um acontecimento local ou nacional relevante em áreas como economia, política, educação, saúde, segurança, cultura ou tecnologia. Leia a notícia com atenção e compreenda todos os acontecimentos nela relatados.
1.2. Selecione um dos conceitos filosóficos centrais trabalhados no livro-base da disciplina, nos materiais complementares ou nas aulas ao-vivo, como, por exemplo, existência, linguagem, tempo, discurso, poder e tecnologia.
1.3. Reflita sobre a conexão e formule um problema filosófico, respondendo ao seguinte questionamento como o conceito filosófico escolhido ajuda a compreender ou questionar o acontecimento noticiado? Que problema filosófico emerge dessa notícia quando analisada sob a lente desse conceito?
Parte 2:
2.1. Elabore uma proposta de atividade ou estratégia de ensino curta (pensada para durar aproximadamente 15-30 minutos em uma aula hipotética – para alunos do 1º ano do Ensino Médio) que utilize a notícia selecionada e a análise filosófica (focada no conceito escolhido) que você refletiu na etapa anterior.
2.2. Descreva detalhadamente esta proposta ou estratégia em um texto dissertativo, de até 1 lauda, detalhando o objetivo de aprendizagem e as etapas da atividade/estratégia, bem como argumentando como a análise da notícia e a dinâmica da atividade ajudariam a introduzir ou aprofundar o conceito filosófico escolhido.
Algumas perguntas que podem orientar a elaboração do texto:
- O que você espera que os alunos compreendam ao analisar a notícia?
- Como a atividade se adequará ao público para quem a atividade é pensada (aluno do 1º ano do Ensino Médio)?
- Quais materiais serão necessários (a notícia impressa ou digital, talvez outros recursos)?
- Como a atividade seria conduzida? Quais seriam as etapas? Que perguntas-chave você faria aos alunos para estimular a análise filosófica da notícia a partir do conceito em foco?
- De que forma a estratégia incentiva os alunos a lerem notícias de forma mais crítica e a identificarem as dimensões filosóficas nos acontecimentos atuais?
Parte 3
- Grave um vídeo curto (duração entre 5 a 10 minutos) apresentando a sua proposta.
No vídeo, você deve:
- Apresentar brevemente a notícia escolhida e enunciar claramente o conceito filosófico central relacionado.
- Explicar o problema filosófico que você identificou na notícia e a conexão específica que estabeleceu com o conceito filosófico escolhido.
- Descrever e, se possível, demonstrar a estratégia didática que você criou, explicando como ela funcionaria para articular o conceito filosófico em foco a partir da análise da notícia.
- Destacar o potencial da sua estratégia para desenvolver a leitura crítica da mídia e a aplicação da filosofia à compreensão da atualidade.
Orientações:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão (template) que está disponível na pasta “Material da Disciplina”.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, estude o livro da disciplina e utilize outras fontes que julgar relevantes para embasar sua atividade.
- Anexe uma cópia ou o link da notícia selecionada junto com o texto referente à Parte 2 da atividade.
- Lembre-se que, seu MAPA não pode conter sinopses da internet, nem cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros. Deve ser escrito com suas próprias palavras, por isso, não se esqueça de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
- Realize uma correção ortográfica em seu texto.
- Quando finalizar seu MAPA, anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após "Finalizar", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bom trabalho!
