MAPA - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024 As fases do desenvolvimento motor, desenvolvidas no modelo teórico dos autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), são definidas como uma “ampulheta heurística”, ou seja, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto. Assim, nesse modelo, o desenvolvimento motor de cada indivíduo passa por quatro fases. Entretanto, em cada uma dessas fases, são propostos, também, de dois a três estágios com faixa etária aproximada para os seus períodos de desenvolvimento. Fonte: GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 201

R$40,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

MAPA - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024 As fases do desenvolvimento motor, desenvolvidas no modelo teórico dos autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), são definidas como uma “ampulheta heurística”, ou seja, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto. Assim, nesse modelo, o desenvolvimento motor de cada indivíduo passa por quatro fases. Entretanto, em cada uma dessas fases, são propostos, também, de dois a três estágios com faixa etária aproximada para os seus períodos de desenvolvimento. Fonte: GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 201

MAPA - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024

 

As fases do desenvolvimento motor, desenvolvidas no modelo teórico dos autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), são definidas como uma “ampulheta heurística”, ou seja, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto. Assim, nesse modelo, o desenvolvimento motor de cada indivíduo passa por quatro fases. Entretanto, em cada uma dessas fases, são propostos, também, de dois a três estágios com faixa etária aproximada para os seus períodos de desenvolvimento.

 

Fonte: GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 

 

Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora realize as seguintes as atividades:

 

  1. Construa uma tabela citando e CONCEITUANDO com suas próprias palavras cada uma dessas quatro fases de desenvolvimento motor, pontuando os estágios e períodos de desenvolvimento propostos pelos teóricos Gallahue, Ozmun e Goodway (2013).
FASE CONCEITO ESTÁGIOS PERÍODOS (idade)
1.      
2.      
3.      
4.      

 

  1. Após construir sua tabela, descreva um exemplo de característica de algum movimento motor específico de apenas um dos estágios de cada fase. Exemplo: Fase do movimento rudimentar – Estágio de pré-controle – movimento motor sentar (descreva as características do sentar neste estágio)
FASE/ESTÁGIO MOVIMENTO
1.  
2.  
3.  
4.  

 

  1. 3. Agora, como última atividade do mapa, e considerando que “o domínio, a competência motora das habilidades de estabilização, locomoção e manipulação na fase de movimentos fundamentais favorece o aprendizado das habilidades específicas” dos autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), escolha um movimento de locomoção, um movimento de manipulação e um movimento de estabilização, característicos do ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO DA FASE DO MOVIMENTO ESPECIALIZADO e crie um exercício prático de combinação de movimentos que pode ser utilizado em alguma modalidade pré-esportiva, esportiva ou em jogos populares no qual são utilizados os três movimentos escolhidos.
FASE MOVIMENTOS

1. LOCOMOÇÃO

2. ESTABILIZAÇÃO

3. MANIPULAÇÃO

ATIVIDADE
ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO DA FASE DO MOVIMENTO ESPECIALIZADO    

 

ORIENTAÇÕES GERAIS 

 – O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar o MODELO MAPA para realizar a atividade. 

 – Esta é uma atividade INDIVIDUAL, em caso de plágio será zerada. 

 – Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina. 

 – Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT. 

 – Não esqueça de finalizar a atividade após anexar na barra da atividade. 

 – Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio. 

 – Após anexar o trabalho no ambiente certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado. 

Boa atividade! 

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram