
ETAPA 05 – Projeto Nesta fase, você precisa ter o projeto já definido, porém, não descarte a possibilidade de alterações ainda. O projeto deve s
ETAPA 05 – Projeto Nesta fase, você precisa ter o projeto já definido, porém, não descarte a possibilidade de alterações ainda. O projeto deve s
ETAPA 05 – Projeto
Nesta fase, você precisa ter o projeto já definido, porém, não descarte a possibilidade de alterações ainda. O projeto deve ser feito seguindo as exigências da NBR 6492 para desenhos de Projetos Arquitetônicos e o que prevê Gildo Montenegro no livro Desenho Arquitetônico.
Todo o projeto deve ter cotas pensando em sua execução. São necessárias cotas de nível, nome dos ambientes, área, identificação de esquadrias e todos os elementos necessários para a compreensão técnica do projeto.
DICA: O layout dos mobiliários não é um projeto técnico, portanto, não precisa ser feito com muitas cotas, nem ter soluções mirabolantes. O que precisamos é somente o básico para entender como os ambientes estão funcionando e qual será a disposição básica de cada móvel.
COMO APRESENTAR OS DESENHOS?
Todo o projeto deve ser apresentado em pranchas de tamanho A3 ou A2, orientação paisagem, com margens e carimbo técnico. As regras de representação são dispostas a seguir:
– As pranchas devem obrigatoriamente ser em tamanho A3 ou A2.
– Como a orientação é paisagem, as plantas devem seguir a mesma posição.
- As margens devem ser de 7mm.
- O carimbo fica a escolha do aluno, não precisando ser tão grande, mas o suficiente para dispor as informações do aluno e do trabalho.
- A quantidade de pranchas é livre, desde que atenda a todas as etapas propostas.
- Sim, todas as informações devem estar dispostas nas pranchas.
- Nenhuma informação de projeto deve estar em arquivos separados, seja em relatórios de texto em formato word ou então apresentações em forma de slides.
– Todas as plantas devem apresentar norte.
- Evite colocar textos muito longos na diagramação das pranchas. Isso dificulta a compreensão do seu projeto.
- Lembre-se: mesmo em um formato A3 ou A2, as letras devem seguir um padrão de tamanho!
- Os desenhos podem ser feitos à mão ou via software.
COMO ENVIAR OS ARQUIVOS?
- Não envie outros formatos de arquivo que não PDF! O corretor não consegue abrir outros tipos de arquivo.
- Todas as pranchas devem estar no mesmo PDF. Isso quer dizer que se você tiver 10 pranchas A2, as 10 pranchas terão de estar no mesmo arquivo.
- Para isso, utilize algum programa ou site que faça a junção de PDFs como o I Love PDF.
- DICA: É comum as pranchas ficarem superpesadas quando juntadas. Se isso acontecer, pode utilizar um compactador de PDF para reduzir seu tamanho.
- IMPORTANTE: Não mande o arquivo em RAR ou ZIP. Se o corretor não conseguir abrir este formato, sua nota será zero!
- MAIS IMPORTANTE AINDA: Não deixe para enviar de última hora. Evite dores de cabeça e mande uns dois dias antes.
Fim do roteiro.
