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ATIVIDADE 3 - TAUT - ACOMPANHAMENTO E SUPORTE SOCIAL E COMPORTAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - TAUT - ACOMPANHAMENTO E SUPORTE SOCIAL E COMPORTAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR - 54_2025

ATIVIDADE 3 - TAUT - ACOMPANHAMENTO E SUPORTE SOCIAL E COMPORTAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR - 54_2025

 

QUESTÃO 1

O reconhecimento e a regulação das emoções têm papel fundamental no desenvolvimento e no bem-estar de pessoas autistas. Alterações emocionais podem influenciar diretamente o comportamento e como o indivíduo interage, aprende e enfrenta desafios. Nesse sentido, o acompanhamento profissional deve estar atento a esses aspectos para favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais, a autonomia e a comunicação.

​Fonte: adaptado de: AUTISMO E REALIDADE. A regulação emocional no autismo: compreendendo a necessidade de solitude e afeto. 28 dez. 2024. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/2024/12/28/a-regulacao-emocional-no-autismo-compreendendo-a-necessidade-de-solitude-e-afeto/. Acesso em: 30 set. 2025.

 

Considerando a importância da regulação emocional no atendimento de pessoas no espectro autista, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A regulação emocional é relevante apenas para lidar com crises comportamentais, não influenciando nas interações sociais cotidianas.
Alternativa 2 - A identificação das emoções é exclusivamente responsabilidade da família, não devendo ser abordada em contextos escolares ou terapêuticos.
Alternativa 3 - Um trabalho terapêutico que inclui estratégias de reconhecimento das emoções pode contribuir para a autonomia e para o engajamento social da pessoa autista.
Alternativa 4 - Estratégias de regulação emocional devem ser aplicadas somente em situações de frustração, sendo dispensáveis em momentos de lazer.
Alternativa 5 - Reconhecer as emoções de uma pessoa autista é suficiente para promover desenvolvimento social, dispensando intervenções voltadas à comunicação.
QUESTÃO 2

No acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a observação atenta dos comportamentos é essencial para identificar necessidades e planejar intervenções adequadas. A atenção a sinais como dificuldades de interação social, limitações na comunicação, comportamentos repetitivos, atrasos ou particularidades na fala e formas diferentes de brincar permite reconhecer áreas que demandam suporte, orientar estratégias pedagógicas e terapêuticas, além de possibilitar uma compreensão individualizada e contextualizada do desenvolvimento infantil.​

Fonte: adaptado de:BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Considerando a relevância da observação de sinais comportamentais no acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Comportamentos repetitivos devem ser eliminados sem considerar seu significado para a criança.
Alternativa 2 - A forma diferente de brincar é um comportamento isolado e não se relaciona com outras áreas do desenvolvimento.
Alternativa 3 - A observação atenta é importante apenas para identificar comportamentos desafiadores que exigem correção imediata.
Alternativa 4 - Esses sinais devem ser observados para compreender melhor as necessidades da criança e orientar estratégias de ensino e intervenção adequadas.
Alternativa 5 - A observação de sinais como dificuldades na fala ou na interação social não é relevante para planejar atividades pedagógicas, pois a partir da sistematização do ensino ignora-se as particularidades do aluno.
QUESTÃO 3

Análise o seguinte caso hipotético:

Uma criança de 4 anos apresentava episódios recorrentes de choro intenso, gritos e comportamento de se jogar ao chão sempre que a mãe solicitava a saída da piscina ao término das aulas de natação. Inicialmente, a mãe interpretou o comportamento como birra ou baixa tolerância à frustração diante do encerramento de uma atividade prazerosa, considerando também a possibilidade de algum medo específico do ambiente. Após avaliação profissional, identificou-se que a criança apresentava recusa sistemática a qualquer estímulo tátil de baixa temperatura: medicamentos gelados em contato com a pele, bebidas frias, sorvetes e brinquedos com temperatura reduzida, como slime e massinha refrigerada. Constatou-se que a dificuldade ocorria devido ao desconforto sensorial causado pelo contraste térmico — sair da piscina aquecida e entrar em contato imediato com o vento frio.

 

Considerando o caso apresentado, analise a importância da avaliação dos fatores sensoriais no comportamento infantil. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a forma mais adequada de compreender e manejar a situação descrita, com base nos princípios de intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Alternativas
Alternativa 1 - Forçar a criança a se adaptar ao frio para que desenvolva tolerância a diferentes temperaturas.
Alternativa 2 - Encerrar as aulas de natação, tendo em vista o sofrimento do aluno apresentado neste ambiente.
Alternativa 3 - Ignorar os episódios de choro e grito, esperando que desapareçam espontaneamente com o tempo.
Alternativa 4 - Interpretar o comportamento exclusivamente como birra e estabelecer punições para reduzir a frequência do episódio.
Alternativa 5 - Considerar o comportamento como resultado de uma sobrecarga sensorial vinculada à hipersensibilidade ao frio e buscar estratégias para minimizar o desconforto térmico.
QUESTÃO 4

Para compreender as necessidades de uma criança autista no ambiente escolar, é essencial conhecê-la profundamente, considerando a ampla variedade de formas de ser e se expressar que o espectro autista apresenta. Avaliar a história de vida e as experiências singulares de cada criança permite identificar suas necessidades específicas, garantindo que as intervenções sejam adequadas e eficazes.

Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

​Com base no texto apresentado, analise o conceito de espectro autista e sua relação com a personalização do atendimento educacional. Em seguida, assinale a alternativa que expressa corretamente por que é essencial conhecer profundamente cada criança com TEA no ambiente escolar.

Alternativas
Alternativa 1 - Porque todas as crianças autistas têm as mesmas necessidades de intervenções.
Alternativa 2 - Para padronizar as estratégias de intervenção para todos os alunos com autismo, a fim de não haver segregação nem exclusão.
Alternativa 3 - Para garantir que a criança se adapte aos métodos tradicionais de ensino sem modificações, já que o ensino deve ser uma atividade sistematizada.
Alternativa 4 - Porque a história de vida não influencia o processo de aprendizagem da criança autista, considerando que o desenvolvimento neurobiológico já é afetado desde o nascimento.
Alternativa 5 - Porque, partindo do princípio do conceito de espectro - diversidade de apresentações e intensidades do transtorno - é preciso compreender as potencialidades e as dificuldades que o TEA produz em uma pessoa, para então propor intervenções adequadas e personalizadas.
QUESTÃO 5

No processo de inclusão das pessoas autistas, é fundamental que as informações sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) sejam transmitidas e atualizadas com qualidade, para que toda instituição, especialmente as escolas, estejam preparadas para receber e manter no ambiente escolar, com qualidade e bem-estar, os alunos diagnosticados.

 

Sobre o processo de inclusão escolar, é correto afirmar que: ​

Alternativas
Alternativa 1 - Somente as professoras precisam ter informações atualizadas sobre o TEA, ao serem elas que darão suporte aos alunos diagnosticados.
Alternativa 2 - A preparação para receber um estudante com autismo deve restringir-se somente aos professores, coordenadores e direção da escola, sem envolver outras instâncias.
Alternativa 3 - Os alunos com autismo devem ser atendidos somente fora da sala de aula regular, em espaços separados, para não comprometer o andamento das atividades com os demais colegas.
Alternativa 4 - Somente a equipe de apoio deve conhecer o diagnóstico do aluno, já que professores e colegas não precisam ser informados para garantir a convivência escolar.
Alternativa 5 - Toda a equipe escolar, incluindo professores, colegas de classe e demais profissionais da instituição, deve ser preparada e sensibilizada para acolher e respeitar o estudante com autismo, assegurando sua inclusão no ambiente escolar.
QUESTÃO 6

Vigotski, um dos principais autores a estudar e pesquisar o tema sobre deficiência, desenvolveu uma tese, especialmente na obra Fundamentos da Defectologia (VIGOTSKI, 1997), sobre a deficiência não impedir a aprendizagem de um ser humano. O autor afirma que, quando o caminho principal de desenvolvimento apresenta alguma barreira, é possível criar caminhos alternativos de desenvolvimento que alcançarão os mesmos resultados, mas por vias colaterais, por caminhos paralelos. Isto posto, podemos utilizar a tese do autor para pensar as questões do desenvolvimento de pessoas autistas.

Fonte: VIGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectologia. In: Obras Escogidas, Tomo V. Madrid: Visor, 1997.

​Segundo nossos estudos nesta disciplina, o desenvolvimento humano pode ocorrer por diferentes caminhos quando há barreiras no percurso. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

​I - A deficiência não é um impedimento absoluto para a aprendizagem, mesmo as que afetam o desenvolvimento neurológico.

II -  É possível atingir resultados de desenvolvimento por rotas diferentes das típicas.

III - Barreiras no caminho principal do desenvolvimento podem ser superadas por meios alternativos.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7

A brincadeira é uma das principais atividades para o desenvolvimento infantil, especialmente para a comunicação e a interação social das crianças, funções psicológicas afetadas pelo autismo. Por meio do brincar, as crianças, típicas ou atípicas, aprendem a expressar sentimentos, compreender regras e se relacionar com outras pessoas, contribuindo para seu desenvolvimento global.

Fonte: adaptado de:  BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

​Considerando o papel do brincar no desenvolvimento infantil, especialmente para a comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analise as afirmativas a seguintes.

I – Elogiar a criança com TEA diante de interações bem-sucedidas favorece a repetição de comportamentos positivos e fortalece sua motivação para se relacionar.

II – Encenar situações do cotidiano contribui para a criança autista trabalhar suas emoções e se prepare melhor para enfrentar experiências reais.

III – O uso de suportes visuais, como cartões e imagens, auxilia na compreensão de regras sociais, facilitando a distinção entre comportamentos adequados e inadequados.

IV – O desenvolvimento das habilidades sociais e comportamentais está interligado, de modo que o aprimoramento de uma favorece diretamente o fortalecimento da outra.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV. apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 8

Muitos comportamentos de crise, no autismo, são confundidos com comportamento de birra ou temperamento da criança. No entanto, sabemos que as crises no autismo não são episódios de birra nem de temperamento. Segundo (FERREIRA, MARTINS e PAIVA, 2022), a crise se divide em duas: shutdown e meltdown.

​Fonte: adaptado de: FERREIRA, F. C.; MARTINS, C. J.; PAIVA, L. T. Autismo e Serviço Social: relato de experiência de assistentes sociais autistas no período pandêmico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 17., 2022, [s. l.]. Anais [...]. [S. l.: s. n.], out. 2022. Disponível em: https://www.cfess.org.br/cbas2022/uploads/finais/0000000891.pdf.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - No Transtorno do Espectro Autista (TEA), o meltdown é caracterizado por colapsos nervosos, geralmente provocados por excesso de estímulos externos, enquanto o shutdown representa um "desligamento", no qual a pessoa precisa se isolar para se recompor.

PORQUE

II - Tanto o meltdown quanto o shutdown podem ser desencadeados por gatilhos como acúmulo de demandas, mudanças bruscas na rotina, sobrecarga sensorial ou social e uso excessivo de memória e atenção.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 9

No processo de acompanhamento e intervenção com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é essencial compreender que as emoções estão diretamente relacionadas aos comportamentos apresentados. Alterações emocionais podem intensificar ou amenizar respostas comportamentais, interferindo na interação social, na comunicação e na adaptação a diferentes contextos. Por esse motivo, o reconhecimento e a regulação das emoções tornam-se aspectos centrais no trabalho terapêutico e educacional, permitindo que a pessoa desenvolva estratégias para lidar com diferentes situações, favorecendo sua autonomia e promovendo experiências sociais mais positivas e seguras.

​Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I -  A identificação e o trabalho sobre as emoções de uma pessoa autista contribuem para seu desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas, comportamentais e para sua autonomia.

PORQUE

II - As emoções influenciam diretamente os comportamentos, mas as estratégias de regulação emocional são menos importantes que o manejo de crises sensoriais, ao serem essas que de fato ajudam a melhorar a interação social e a resposta a diferentes demandas.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 10

O manejo de comportamentos desafiadores em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) exige uma abordagem cuidadosa, que considere fatores emocionais, sensoriais e sociais. A atuação isolada de um profissional, sem comunicação com outros membros da equipe ou familiares, pode resultar em estratégias inconsistentes ou ineficazes. A colaboração multidisciplinar, envolvendo psicopedagogos, psicólogos, professores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e familiares, permite compreender melhor os gatilhos de comportamentos como meltdown, shutdown, hiperfoco ou resistência a mudanças, garantindo intervenções mais consistentes, seguras e personalizadas para cada criança.

Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O manejo de comportamentos difíceis deve ser feito preferencialmente por um único profissional, para evitar divergências entre estratégias.
Alternativa 2 - A colaboração entre profissionais e familiares contribui para identificar gatilhos, entender necessidades individuais e aplicar intervenções coerentes.
Alternativa 3 - Estratégias multidisciplinares são desnecessárias quando os comportamentos se manifestam apenas durante atividades de lazer.
Alternativa 4 - Comportamentos como meltdown e shutdown não devem ser acompanhados por professores, somente acompanhamento especializado de terapeutas fora do contexto escolar.
Alternativa 5 - A participação da família no manejo de comportamentos problemáticos não influencia os resultados das intervenções, já que o atendimento deve ser multiprofissional.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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