FECHAR

ATIVIDADE 3 - SECR - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - SECR - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - SECR - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS - 53_2025
Questão 1

Na imagem, temos um tipo de evento cujo objetivo é reunir pessoas de um meio empresarial através de um almoço entre colegas de trabalho. Nele, percebemos que não há a necessidade de afirmação de poder, somente o fato de confraternizar e/ou estreitar as relações pessoais.


Fonte: adaptado de: MORAIS, S. G. de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2016. p. 100.

Sobre o evento apresentado, assinale a alternativa correta que apresenta a sua tipologia:

Alternativas
Alternativa 1:

Workshop.

Alternativa 2:

Congresso.

Alternativa 3:

Evento Social.

Alternativa 4:

Evento Cultural.

Alternativa 5:

Convenção de Vendas.

Questão 2
O cerimonial é o script do evento, feito para organizar o decorrer do momento, com todos os protocolos e potencializar seu objetivo. Ele surgiu da necessidade humana de manter uma convivência harmoniosa em rituais e, ao longo do tempo, passou a incorporar características específicas de cada tipo de solenidade. Já o cerimonialista é o profissional responsável por aplicar essas regras, podendo atuar em diferentes contextos, como formaturas, casamentos ou eventos públicos e privados.

Fonte: adaptado de: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/cerimonial-a-essencia-de-qualquer-evento,1f8fa30bd0f13810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 8 jul. 2025.


​Sobre o papel do cerimonial e do cerimonialista na organização de eventos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O protocolo e o cerimonial são ações distintas e independentes, sem impacto direto no sucesso do evento.

Alternativa 2:

O cerimonialista é responsável apenas pela recepção dos convidados e não precisa dominar normas protocolares.

Alternativa 3:

É suficiente que o organizador do evento tenha bom senso e criatividade, não sendo necessário conhecer regras de cerimonial.

Alternativa 4:

O cerimonial e o protocolo são complementares e fundamentais para o sucesso do evento, sendo recomendável contar com um cerimonialista qualificado para sua execução.

Alternativa 5:

O cerimonialista atua apenas em eventos formais do setor público, não sendo necessário em celebrações privadas como casamentos ou formaturas.

Questão 3
Todo evento, não importa qual o tipo, vai da ideia à execução, passando por algumas fases que são interligadas e em muitas vezes, interdependentes, sendo fundamentais para a realização do evento. Algumas atividades imprescindíveis ao longo do planejamento do evento, consistem em pesquisa, definição de objetivos e estratégias e a elaboração do projeto do evento. Um bom profissional conhece cada uma das etapas.
Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e organização de eventos. Maringá: Unicesumar, 2016.
Com base no conteúdo estudado no livro e apresentado nas aulas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O pré-evento é a primeira etapa do planejamento e durante essa fase será realizada toda a coleta de informações necessárias para a realização do evento.

PORQUE
II. Durante o trans-evento, acontece a contratação de fornecedores, elaboração do projeto do evento e levantamento dos recursos necessários para a sua execução.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
A forma como texto, imagens e fotos, músicas e sons, e cheiro serão usados no processo de comunicação precisam ser estudados para chegar ao receptor e obter a resposta desejada. Além disso, no processo de comunicação, definir para quem comunicar (receptor), como comunicar (mensagem e codificação) e como atingir esse indivíduo (mídia) são decisões primordiais para atingir os objetivos desejados.


Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2016. p. 137.

Com base no texto sobre comunicação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A escolha adequada dos meios de comunicação é dispensável para o sucesso de um evento.

PORQUE

II. Cada público-alvo exige um tipo específico de mídia, e o uso correto dessas ferramentas potencializa a eficácia da mensagem, seja ela informativa ou motivacional.

A respeito das asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.

Alternativa 5:

Ambas as asserções são falsas.

Questão 5
No mundo globalizado em que vivemos, houve uma busca por conhecimentos sobre cerimonial, protocolo e suas práticas, de maneira a garantir harmonia e melhor convívio entre as nações e as pessoas envolvidas. Cerimonial, protocolo e etiqueta estão enraizados no evento público ou privado, dando-lhes corpo, mente e essência. As regras, os decretos e as leis para os eventos públicos devem ser seguidos à risca. Na iniciativa privada, as regras foram adaptadas ao público, fornecendo forma e sequência lógica em uma cerimônia empresarial.


Fonte: https://egov.df.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Apostila-5.pdf. Acesso em: 8 jul. 2025.

​Com base no texto, assinale a alternativa correta que expressa a relação entre cerimonial, protocolo e etiqueta na organização de eventos:


Alternativas
Alternativa 1:

O cerimonial é um elemento decorativo do evento, voltado apenas à ambientação estética do local.

Alternativa 2:

O protocolo diz respeito exclusivamente ao comportamento pessoal dos convidados durante o evento.

Alternativa 3:

A etiqueta organiza a hierarquia de autoridades e determina a ordem dos acontecimentos em eventos oficiais.

Alternativa 4:

A organização geral do evento está totalmente desvinculada do cerimonial e segue apenas critérios logísticos.

Alternativa 5:

O protocolo é um conjunto de normas que regula o cerimonial, determinando precedência, tratamento e posicionamento.

Questão 6

Um dos principais pontos quando falamos sobre utilizar eventos como estratégia de marketing, é a questão do aumento da credibilidade da sua empresa. Isso porque em momentos como estes, parceiros e clientes podem interagir com a marca e vê-la como mais confiável. 75% dos donos de negócio afirmam que as chances de fazer contatos valiosos é o motivo principal para participar de eventos. Os eventos também podem ser uma ótima maneira de oferecer uma experiência única aos participantes que conhecem a sua empresa (MindMiners, 2022).

Fonte: https://mindminers.com/blog/como-as-marcas-podem-utilizar-eventos-como-estrategia-de-marketing/. Acesso em: 20 abr. 2024.

Considerando os eventos como estratégia de marketing, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os profissionais de marketing procuram atrair os clientes através de eventos que informam sobre um determinado produto ou serviço.

PORQUE

II. Buscam aumentar o lucro das empresas, destacar-se da concorrência de mercado, valorizar as marcas e criar uma imagem positiva diante do público.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As afirmações I e II são proposições falsas.

Questão 7
No desenvolvimento de qualquer evento, saber utilizar os recursos é fundamental. Um dos principais recursos é o humano. Pessoas são essenciais para desempenhar as atividades que farão do evento uma experiência memorável. Um bom atendimento, pontualidade, serviço excelente, uma recepção atenciosa, fazem toda a diferença na classificação e avaliação final do evento.
Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e organização de eventos. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando os conteúdos estudados no livro sobre Planejamento e Organização de Eventos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os recursos humanos devem ser alocados de acordo com o tipo e tamanho do evento a ser realizado, por exemplo: em um evento aberto, com grande público de pessoas, o organizador deve alocar recursos humanos para a segurança, em número capaz de atender às demandas do evento.
II. O serviço de recepção é um exemplo de alocação de recursos humanos, que atende ao evento de forma geral, atuando no atendimento aos convidados, personalidades presentes, imprensa, diretoria, credenciamento e distribuição de crachás.
III. Toda empresa contratada para prestar serviços deve ser verificada quanto à sua idoneidade antes da contratação, mesmo que seja uma empresa conhecida na cidade, para evitar danos e contratempos para a organização.
IV. Serviços de eletricista, encanador, entregador, pintor, marceneiro e manobristas são considerados recursos físicos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
O planejamento para comunicação em evento demanda algumas etapas importantes, como: identificar o mercado-alvo da comunicação, determinar os objetivos da comunicação, desenhar a mensagem, selecionar os canais de comunicação (ferramentas), estabelecer o orçamento para a comunicação e mensurar resultados.

Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2016. p. 146-149.

Com relação à mensuração de resultados da comunicação em eventos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A mensuração de resultados em eventos deve focar apenas na quantidade de participantes presentes, pois esse número é suficiente para avaliar o sucesso da comunicação.

Alternativa 2:

Resultados intangíveis, como percepção de marca, não devem ser considerados na avaliação da comunicação, pois não podem ser expressos em números.

Alternativa 3:

A avaliação da comunicação em eventos deve ser feita apenas antes do evento, com base nas expectativas de público e alcance estimado.

Alternativa 4:

A comunicação em eventos pode ser mensurada considerando apenas o número de postagens em redes sociais e o alcance das campanhas de divulgação.

Alternativa 5:

A metodologia ROI (retorno sobre o investimento) ajuda a justificar orçamentos e demonstrar o valor, os aprendizados e o retorno financeiro dos eventos.

Questão 9
Independente do tamanho do evento, é sempre fundamental o papel do organizador. Essa pessoa será responsável por fazer com que o evento aconteça e, para isso, o profissional precisará de um bom planejamento. Seja uma palestra para 30 pessoas, um treinamento, um simpósio ou uma feira, planejamento e organização são cruciais para garantir o sucesso.
Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e organização de eventos. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando os conteúdos estudados no livro sobre Planejamento e Organização de Eventos, analise as afirmativas a seguir:

I. É durante o planejamento que se define o tema, local, data e nome do evento.
II. O público-alvo deverá ser definido durante a execução do evento. Essa não é uma informação relevante para o planejamento.
III. Um ponto muito importante a ser observado durante o planejamento é o orçamento que se tem para a execução e o levantamento de todas as despesas.
IV. É durante o planejamento que o organizador buscará fornecedores, prestadores de serviço e empresas parceiras para executar os serviços necessários para garantir um evento de sucesso.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
Durante um evento, muitos são os detalhes que o organizador precisa estar atento. Para além da contratação dos recursos humanos, cuidar da infraestrutura e dos materiais necessário para a execução do evento, é imprescindível. É na fase de planejamento que cada um desses recursos é previsto e orçado no projeto.
Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e organização de eventos. Maringá: Unicesumar, 2016.
Com base nos conteúdos estudados sobre Recursos humanos, físicos, materiais e financeiros, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O organizador de eventos precisa conhecer a estrutura física do local onde o evento irá acontecer e garantir que o espaço possui uma boa apresentação, conforto e segurança para os convidados. Garantir que o ambiente esteja limpo, com boa acessibilidade e sistema de som e iluminação agradáveis, fazem parte do planejamento de um evento.

PORQUE
II. Cada tipo de evento pede uma configuração específica de mobiliário, uma vez que a configuração do espaço impacta diretamente na mensagem a ser transmitida. Assembleias e eventos informativos, pedem uma formação em auditório. Já, para uma reunião em um espaço físico menor, pode-se trabalhar com o estilo linear, com todos os lados da mesa ocupados com cadeiras, ou não.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu