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ATIVIDADE 3 - PSICO - PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - PSICO - PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PSICO - PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA - 54_2025

QUESTÃO 1
As dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas sintomas ocasionados por obstáculos que ocorrem no mesmo momento em que está acontecendo o processo de aprendizagem. Estes obstáculos, no entanto, não implicam na existência de dificuldades permanentes, mas consiste na maneira com que o sujeito conseguiu autorregular seus esquemas de aprendizagem.

 

VISCA, J. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia Convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

 

Analise as afirmativas considerando os quatro tipos de obstáculos apresentados por Visca.

I.   Está relacionado a questões sociais, associado ao medo que o aluno pode apresentar diante da novidade, do conhecimento apresentado.

II.  Apesar das experiências sociais serem diferentes, é esperado que todos aprendam os mesmos conteúdos, da mesma maneira.

III. Conhecimento oferecido estar além das possibilidades de compreensão do sujeito naquele momento.

IV. Associados a problemas orgânicos e às áreas de funcionamento do pensamento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - II e IV apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma desordem neurobiológica caracterizada por dificuldade em privilegiar um foco e sustentá-lo com nível suficiente de atenção, modular níveis de atividade cognitiva e, em alguns casos, controlar comportamentos impulsivos. Como consequência, evidencia-se prejuízo global nos indivíduos, resultante de comportamentos mal-adaptados inconsistentes para a idade cronológica e o estágio de desenvolvimento esperado.

Fonte: ANDRADE, C. R. M. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 21, n. 4, p. 455–464, 2011.

Diante desta explanação, analise as alternativas e assinale a que corresponde ao quadro de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH):

Alternativas
Alternativa 1 - Uma criança de 8 anos apresenta atraso significativo na linguagem, dificuldade para compreender instruções simples e limitações no raciocínio lógico, necessitando de apoio constante nas atividades escolares e de vida diária.
Alternativa 2 - João, aluno do 3º ano, tem dificuldade para reconhecer números, confunde símbolos como "x" "+" "x" e "xxx" e não consegue lembrar tabuada simples, mesmo após repetidas explicações. Apesar disso, demonstra bom desempenho nas demais disciplinas.
Alternativa 3 - Durante a leitura em voz alta, uma criança do 4º ano lê devagar, troca letras como "f" por "v" e "p" por "b" e, ao escrever, inverte a ordem das sílabas, mesmo após correções. Apesar disso, participa ativamente das discussões orais e demonstra bom entendimento dos conteúdos quando explicados verbalmente.
Alternativa 4 - Numa turma de segundo ano do Ensino Fundamental aluno demonstra dificuldade em manter o foco nas tarefas, levanta-se constantemente durante as aulas e interrompe colegas com frequência, seus materiais estão sempre desorganizados apresentando comportamentos precipitados e inquietação.
Alternativa 5 - Com 8 anos, Davi apresenta comportamento desafiador na escola, frequentemente desobedece a regras, recusa-se a seguir instruções dos professores e demonstra explosões de raiva diante de frustrações, dificultando sua interação social e o andamento das atividades escolares.
QUESTÃO 3
A atuação do psicopedagogo institucional frente à prevenção dos problemas de aprendizagem considera os fatores biológico, cognitivo, afetivo, sociocultural e pedagógico do sujeito aprendente; a metodologia adotada e o vínculo que se estabelece entre aprendente e ensinante; o clima organizacional da instituição e sua rede de relações interpessoais.

Fonte: NOE, E. E.; ABRANCHES, M. A. A psicopedagogia institucional: possibilidades e dificuldades no processo de intervenção. Revista Científica UNIFAGOC, Ubá, MG, v. 5, n. 2, p. 109, 2020.

Tendo esta atuação como referência, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma escola que mantém práticas pedagógicas ultrapassadas e se recusa a adaptar seus métodos às necessidades atuais dos alunos pode impedir a efetiva aprendizagem e o desenvolvimento integral desses sujeitos; constitui-se em um obstáculo de ordem de funcionamento.

II. A escola onde João estuda as salas são pequenas e superlotadas, e o laboratório de informática, essencial para as aulas práticas, está sempre reservado para outros usos. Além disso, o setor de atendimento psicopedagógico não possuía um espaço adequado para receber os alunos, o que dificultava o acompanhamento individualizado. Caracterizando-se um obstáculo da ordem do conhecimento.

III.  Em uma instituição educacional, as divergências frequentes entre professores e alunos sobre regras e métodos de ensino geravam um clima de tensão constante. A falta de diálogo aberto e respeito mútuo dificultava a construção de um ambiente colaborativo, tornando as situações de aprendizagem conflitantes e impedindo a resolução eficaz dos problemas pedagógicos que surgiam. Situação que demonstra um obstáculo da ordem da interação.

IV. Em uma grande rede escolar, onde as decisões são tomadas exclusivamente pela diretoria central, sem espaço para que professores e coordenações pedagógicas participassem ativamente do planejamento. Além disso, a administração, ensino e suporte psicopedagógico atuavam de forma compartimentada, sem articulação efetiva; caracterizando um obstáculo de ordem estrutural.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4

Texto 1: Todo diagnóstico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender, do aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.

Fonte: WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica – uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004. p. 27.

Texto 2: No primeiro contato com a criança, busca-se realizar uma observação abrangente de seu desenvolvimento e de seu processo de aprendizagem, atentando-se para os vínculos afetivos estabelecidos, ou não, com o objeto de aprendizagem e com as pessoas envolvidas. Analisa-se, ainda, o nível de independência emocional e cognitiva, as preferências e aversões em relação a atividades, bem como as reações cognitivo-afetivas manifestadas em situações de aprendizagem.

Fonte: VISCA, J. L. Clínica Psicopedagógica: Epistemologia Convergente. 2. ed. Buenos Aires. Edição do autor, 1994.

Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A utilização da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) permite ao psicopedagogo identificar como o sujeito pensa, sente e age diante das situações de aprendizagem., permitindo a compreensão das estratégias utilizadas, as dificuldades apresentadas e o vínculo com o aprender.

PORQUE

II. Este tipo de entrevista, no contexto psicopedagógico, configura-se como um instrumento fundamental para a coleta sistemática de informações referentes ao histórico do sujeito no âmbito familiar — contemplando aspectos do passado, do presente e projeções para o futuro —, às primeiras experiências de aprendizagem, ao desenvolvimento global, às condições de saúde, bem como a dados relativos à família nuclear e extensa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 5

O equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação constitui condição necessária para a ocorrência da aprendizagem; entretanto, tais mecanismos, isoladamente, não são suficientes para abarcar a complexidade da experiência corporal e estética envolvida nesse processo. Faz-se imprescindível considerar, de forma integrada, dimensões subjetivas que englobam o organismo, a inteligência, o corpo e o desejo, as quais são construídas e constituídas no contexto relacional com o outro.

Fonte: FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991.

Diante desta afirmativa, a autora afirma que o desequilíbrio neste processo acarreta modalidades de aprendizagem sintomáticas.

Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma criança, ao aprender o conceito de “meio litro”, insiste em entendê-lo apenas como “0,5” no sentido numérico, ignorando a ideia de quantidade física, pois força o novo conhecimento a caber apenas no esquema mental que já possui — caracterizando hiperassimilação.

II. Um aluno aprende a escrever a palavra “casa” e, mesmo após várias correções, continua escrevendo “cassa”, pois não consegue ajustar seu esquema ortográfico para incorporar a nova regra; o que caracteriza uma hipoacomodação.

III. Um estudante memoriza a fórmula da área do triângulo, mas não consegue aplicá-la para resolver problemas, pois não a relaciona com conceitos prévios de geometria; apresentando uma hipoassimilação.

IV. Após aprender uma nova regra gramatical, um aluno passa a aplicá-la em todas as situações, inclusive onde não se aplica, alterando até palavras e frases que antes escrevia corretamente; sendo considerado uma hiperacomodação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
A mediação está para além da interação social. A mediação, segundo a concepção de Feuerstein, é a situação na qual o mediador interfere na ação com o propósito de direcionar a aprendizagem. Nessa perspectiva, a mediação promoverá a aprendizagem; essa é característica essencial para assim poder nomeá-la. Porém, nem sempre a interação supõe situações de aprendizagem.
Fonte: CENCI, A.; COSTAS, F. A. T. Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 257, ago. 2013.

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A relevância da interação no âmbito do grupo cultural é fundamental para o processo de aprendizagem do indivíduo, promovendo seu desenvolvimento integral. Por meio da interação com outras pessoas, o sujeito torna-se apto a executar suas atividades e a resolver problemas, valendo-se do diálogo, da imitação, da colaboração, da experiência compartilhada, bem como das informações e indicações fornecidas durante esse processo.

PORQUE

II. É importante atribuir sentido às experiências de aprendizagem, diferentemente da simples exposição a estímulos ambientais, mas sim ajuda o indivíduo a compreender a relevância, a finalidade e o valor das informações recebidas. Esse processo torna o aprendizado mais significativo e intencional, favorecendo a internalização dos conteúdos e o desenvolvimento cognitivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 7
Quando se fala em fracasso escolar, podemos dizer que este tema passou a ter relevância no Brasil a partir do século XIX, quando foi instaurada a educação obrigatória, a qual provocou mudanças importantes na sociedade.  Este tema tem sido analisado a partir de diferentes pontos de vistas: social, médico, psicométrico, político entre outros.

GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.

Ponderando sobre as vertentes de entendimento do processo do fracasso escolar e culpabilização, analise as afirmativas.

I -  A técnica de ensino adequada vai oferecer as condições para o aluno conseguir desenvolver as suas potencialidades. – Culpabilização da escola.

II - Ao utilizar os conhecimentos interdisciplinares, oferece subsídios para haver reflexões sobre seus reais propósitos – Culpabilização do professor.

III - Questões relacionadas a carência cultural decorrente das condições socioeconômicas, também são entendidas como causa do fracasso escolar. – Culpabilização do aluno e da família.

IV - As relações de poder que acontecem no interior da escola, ressaltando a arbitrariedade com que ela não reconhece a cultura popular organizada com base na cultura dominante, gera o fracasso escolar.  – Culpabilização de questões políticas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - III e IV apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Observe a figura:

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/garota-completa-pulando-corda_17808646.htm#fromView=search&page=1&position=5&uuid=876f24fc-3d67-45cc-b2df-5edeea89cd74

Analisando a imagem e considerando o conhecimento sobre as intervenções psicopedagógicas, analise as afirmativas:

I. Devido a ludicidade da atividade realizada pelas crianças possibilita a representação de uma situação imaginária.
II. A atividade apresentada na imagem possibilita o desenvolvimento de habilidades psicomotoras como o equilíbrio, a coordenação e a orientação espacial.
III. Pular corda pode ser utilizada como uma brincadeira disparadora visto que podem ser introduzidos elementos diferentes na sua realização, por exemplo a contagem, que desafiem o participante.
IV. Na organização da caixa de trabalho psicopedagógico, o psicopedagogo pode colocar a corda mesmo que não tenha conhecimento sobre os aspectos inerentes ao sujeito, pois este recurso é muito versátil no contexto de atendimento clínico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
A psicopedagogia na Argentina foi de grande relevância para o fortalecimento da profissão na América Latina, tendo sido inspirada pelas ideias advindas da França, influenciando de maneira significativa o trabalho psicopedagógico no Brasil.  Sendo que seu processo histórico pode ser dividido em três períodos diferentes.

GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.

Assinale a alternativa que corresponda o que ocorreu no período entre 1963 a 1969 na Psicopedagogia Argentina.
Alternativas
Alternativa 1 - A formação estava pautada na filosofia e na psicologia.
Alternativa 2 - O curso de psicopedagogia passa a ter duração de cinco anos.
Alternativa 3 - Foi considerada uma nova prática, cujo pré-requisito era o título de docente.
Alternativa 4 - A formação do psicopedagogo teve influência da psicologia experimental, estando direcionada para medição das funções afetivas e cognitivas.
Alternativa 5 - O curso de graduação em Psicopedagogia efetivou-se, sendo inseridas disciplinas voltadas para a função terapêutica e a atuação em clínicas psicopedagógica.
QUESTÃO 10
As informações que são coletadas por meio da observação oferecem embasamento para o diagnóstico de uma situação-problema, facilitando a seleção dos procedimentos e técnicas que serão utilizados.
DANNA, M. F., & MATOS, M. A. Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon, 2006.

À vista disso, analise as asserções abaixo.

I – No contexto da avaliação psicopedagógica a observação é um instrumento essencial, pois permite ao psicopedagogo(a) verificar aspectos que não estão explícitos no contexto da atividade que o sujeito está realizando.

PORQUE

II – A cientificidade depende da conduta utilizada pelo psicopedagogo(a) considerando a importância de ser sistemática e objetiva. Ou seja, deve estar fundamentada em um objetivo, tendo uma conduta científica de manter-se aos fatos, evitando conjecturas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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