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ATIVIDADE 3 - MKT - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - MKT - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING - 53_2025

ATIVIDADE 3 - MKT - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING - 53_2025

QUESTÃO 1
Quando você decide contratar uma agência para produzir vídeos para internet para a campanha de lançamento de produtos da sua empresa familiar há a necessidade de levar em consideração alguns detalhes. Além de buscar orçamentos em diferentes fornecedores precisa desenvolver a estratégia de mídia. O Plano de Mídia permitirá pensar onde, quando e quanto será transmitido na mensagem e os objetivos de mídia em que são considerados aspectos como alcance, cobertura, frequência, pontos de audiência bruta e continuidade. Ou seja, mais do que o desejo de criar uma campanha criativa é preciso estar atento aos objetivos desejados e como mensurar os resultados além da realização de investimentos de forma contínua para obter efeitos mais duradouros. Ainda mais que você está dividindo a gestão com outras pessoas da família será necessário discutir e alinhar uma estratégia a ser seguida.

 

​MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2021

 

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os desafios de gerir uma empresa familiar impedem que o profissional de Marketing consiga resultados satisfatórios.

PORQUE

II. Precisa desenvolver um Plano de Mídia e passar pela aprovação dos dirigentes familiares antes da implementação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2

Para iniciar o gerenciamento da função de marketing é necessário realizar uma análise completa da situação da empresa. Assim, o profissional de marketing deve realizar uma série de análises como uma análise SWOT, que avalia os pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) gerais da empresa. Ou seja, a empresa deve analisar seus mercados e ambiente de marketing para encontrar oportunidades atraentes e identificar ameaças ambientais, devendo analisar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as ações de marketing atuais e possíveis, para determinar quais oportunidades ela pode buscar da melhor maneira.

 

ARMSTRONG, G. M. et al. Marketing: an Introduction, Sixth Canadian Edition, 2016 (adaptado).

 

Com base nas informações apresentadas a respeito da análise SWOT, avalie as afirmações a seguir.

 

I. As ameaças são fatores externos desfavoráveis ​​ou tendências que podem apresentar desafios ao desempenho da organização.

 

II. As oportunidades compreendem fatores ou tendências favoráveis ​​no ambiente externo que a empresa pode explorar em seu benefício.

 

III. A matriz SWOT permite que empresa analise o desempenho do portifólio de produtos e serviços ofertados, tendo como foco a maneira como eles são aceitos pelos consumidores.

 

IV. O objetivo da matriz SWOT é combinar os pontos fortes da empresa com oportunidades atraentes no ambiente, eliminando ou superando os pontos fracos e minimizando as ameaças.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3

A jornada de compra compreende uma das estratégias modernas de marketing utilizadas para compreender o consumidor e para localizá-lo para campanhas de comunicação. Ela compreende o processo que um potencial cliente percorre antes da decisão final de compra. Para produtos novos ou que o consumidor ainda não conhece, a jornada inicia pela etapa de descoberta e aprendizado. Na etapa de reconhecimento o potencial cliente começa a perceber que existe um problema no seu dia a dia e precisa de algo suprir sua necessidade. Na etapa de consideração, o cliente está buscando uma solução mais eficiente para resolver o problema dele e já está disposto a considerar produtos e serviços. E na etapa de decisão de compra finalmente o cliente toma a decisão de realizar a compra do produto ou serviço.

Disponível em: Acesso em: 01 de set de 2023 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas a respeito das estratégias adotadas com base na jornada de compra, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Na etapa de consideração o consumidor geralmente não sabe que tem um problema a resolver.
Alternativa 2 - Na etapa de consideração é necessário fazer com que o público-alvo descubra que precisa do seu produto.
Alternativa 3 - Na etapa de aprendizado os potenciais clientes já estão cientes do problema e buscarão aprofundar as alternativas e soluções disponíveis.
Alternativa 4 - Na etapa de aprendizado é necessário apresentar os diferenciais do produto em relação aos concorrentes para convencer o cliente que o seu produto é a escolha certa.
Alternativa 5 - Na etapa de consideração o consumidor procura se informar sobre como solucionar o problema que possui, para isso o consumidor busca informações nas redes sociais, entre amigos e outras fontes.
QUESTÃO 4
É equivocado considerar que os membros de uma equipe vão colaborar por conta própria. É importante que exista um gestor que possa incentivar essas práticas para que o grupo possa evoluir para uma equipe e isso faz bastante sentido. Uma equipe está focada em resultados, trabalha em sinergia, em que um complementa a competência do outro de modo que há comprometimento mútuo. Quando as equipes estão combinando esforços é possível estruturar diferentes tipos: círculos de qualidade, equipes de trabalho, equipes de solução de problemas, equipes gerenciais, equipes de desenvolvimento de produtos e equipes virtuais. Então, independente do formato da equipe, o gestor de Marketing precisa desenvolver habilidades de liderança para que as pessoas possam performar em equipe convergindo os esforços. O líder tem papel essencial para dar a sincronia e a convergência de esforços e isso é uma atividade que é feita por meio de bons exemplos ao longo do tempo. Enfim, se almeja um posto gerencial é importante que leve em consideração os pontos apresentados para que possa exercer com plenitude a sua função e consiga se destacar na função.

​Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2021.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um líder tem uma grande responsabilidade nos resultados pela equipe e precisa estar ciente que precisa interferir nas situações e dar exemplo para estimular os membros a performarem melhor.

PORQUE

II. Um grupo de pessoas vai entregar as atividades solicitadas, mas somente uma equipe trabalha de forma cooperativa para fazer os esforços para entregar o que é necessário para atingir os objetivos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Quando uma organização está com dúvidas quanto à forma de agir e os próximos passos a tomar, precisa recorrer ao planejamento e a utilização de estratégias adequadas para evitar o maior desperdício de recursos. Uma das opções que se pode adotar é o Balanced Score Card (BSC) que também é conhecido como Indicadores Balanceados de Desempenho. Uma das características é a escolha de perspectivas-chave para focar os esforços em áreas como financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.

Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2021.

Considerando as aplicações da ferramenta, é possível considerar:

I. O indicador financeiro é o mais importante de ser aplicado, porque quando há recursos abundantes, é inexistente a preocupação quanto ao futuro.

II. Os indicadores de desempenho são importantes para metrificar os resultados do negócio, permitindo diminuir os recursos desperdiçados.

III. Quando os gestores conseguem definir o que é relevante, a utilização do Balanced Score Card aumenta a possibilidade de construir estratégias consistentes.

Estão corretas as afirmações:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
Para a elaboração do Planejamento Estratégico de um negócio é importante considerar a contribuição de cada uma das áreas organizacionais para a melhoria do resultado. Como profissional de Marketing, é essencial saber como as atividades do setor estão intimamente ligadas aos objetivos organizacionais. Para o Marketing, obter resultado é importante ter parâmetros organizacionais que guiem os esforços de maneira guiada. Ao ter os norteadores prontos é possível estabelecer análises e estratégias focadas no Composto Mercadológico para, posteriormente, criar Planos de Mídia e de Vendas. Como existem diferentes caminhos que podem ser traçados é necessário criar uma linha de raciocínio mais próxima possível da realidade e estar de acordo com o estilo de condução dos gestores. Quando esses pontos estão próximos, é possível obter resultados positivos, dessa forma, é necessário guiar os esforços considerando as particularidades do mercado e dos objetivos organizacionais.

Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2021.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O Planejamento Estratégico é o mais abrangente plano a ser considerado no processo de um negócio, sendo o Marketing um dos setores relevantes.

PORQUE

II. Um Plano de Midia é importante que seja elaborado pelo profissional de Marketing para a obtenção dos resultados desejados pelo setor.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
A marca representa uma parte importante de um empreendimento porque é a forma como se torna conhecida pelo mercado. É um símbolo ou mesmo desenho ou até mesmo a combinação de ambos que permite a identificação do consumidor, tornando único no mercado. Neste sentido, quando são feitas boas práticas é importante porque permite se destacar, porém, quando há erros ou a reputação não é boa, cria uma imagem negativa na mente das pessoas. É necessário que os profissionais de Marketing mobilizem a cúpula organizacional que é necessário fazer investimentos em ações que permitam disponibilizar ações que ajudam na solução das dores das pessoas para que elas percebam que agrega valor na vida criando pontos positivos para o negócio. No entanto, essa é uma ação que deve ser construída ao longo do tempo sendo necessário fazer esforços por longo período de tempo e remediar os inconvenientes quando acontecerem para evitar o desgaste da marca.

Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2021.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Uma marca precisa de investimentos volumosos para conseguir trazer resultados positivos para o negócio

PORQUE

II. Gerenciar uma marca é um desafio que precisa ter uma grande equipe de colaboradores e também milhões de seguidores que falem bem do negócio.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Atualmente, é importante buscar o aperfeiçoamento da gestão de negócios e isso se dá por meio de ferramentas de planejamento que possam ajudar a transformar planos em ações viáveis para o empreendimento. O estabelecimento de diretrizes é fundamental para focar os esforços porque permite maximizar as energias para o que realmente é importante. Uma ferramenta que tem se tornado popular tem o nome de OKR (Objective and Key Results) também chamado de ORC (Objetivo e Resultados-Chave). A estrutura base da aplicação é considerar a frase: Eu vou (Objetivo) medido por (Resultados-chave) o que permite vincular ação com medição do resultado. No momento da escrita é importante vincular informações quantitativas que permite a mensuração como métricas de base, métricas-alvo e marcos importantes.

​Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2021.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para o planejamento são importantes para dar viabilidade e otimizar o funcionamento do negócio.

PORQUE

II. Os objetivos e resultados-chave representam formas de metrificar o desempenho do negócio sendo elaborado por meio de uma frase.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Um negócio é criado por uma ou mais pessoas que idealizaram uma oportunidade de negócio e que investem tempo e dinheiro, para que o empreendimento possa se desenvolver. Porém, não basta apenas isso, é preciso saber direcionar as ações para focar naquilo que é principal para atender os objetivos dos membros fundadores/administradores. O Planejamento Estratégico é importante, porque possui etapas que contribuem para que o negócio possa se desenvolver de forma satisfatória.
MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Maringá-PR: Unicesumar, 2021.

Considerando o exposto, analise as afirmações a seguir e assinale a que retrata a abordagem citada de forma correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O Plano de Ação é a etapa mais importante do Planejamento Estratégico, por ser o momento em que os indivíduos colocam em prática o que foi planejado.
Alternativa 2 - Um plano que atualiza anualmente todas as etapas, visando otimizar o desempenho da organização, para que se adapte ao novo ambiente de negócios.
Alternativa 3 - Apesar das inúmeras vantagens da aplicação do Planejamento Estratégico, podemos considerar que há vantagens apenas para aqueles que atuam no segmento industrial.
Alternativa 4 - A primeira etapa consiste em um diagnóstico estratégico da organização, que permite levantar oportunidades e ameaças e que, a partir daí, torna possível criar as metas e a visão desejada.
Alternativa 5 - É necessário que contenha a missão, um diagnóstico, a definição de metas, a criação de planos de ação e formas de controle e avaliação, para que o Planejamento Estratégico possa trazer efeitos positivos.
QUESTÃO 10
Definir a estratégia de mídia de um negócio implica em ter planos e objetivos. É necessário saber aplicar os recursos de forma eficiente tendo em mente que são escassos e que o mercado é competitivo e também passa por mutações rápidas que força a se adaptar. Conhecer termos como alcance, cobertura, frequência, GRP e continuidade é essencial para saber o que se deseja e possibilitar a mensuração de resultados. Interpretar o conjunto das informações permite concluir se os objetivos estão sendo atendidos ou se há necessidade de ajuste. Em relação ao alcance por exemplo, atingir cerca de 50% do público-alvo quer dizer que os resultados foram medianos. Considerando a frequência com uma média de duas vezes e uma cobertura para toda a região Sul do país e que a distribuição da continuidade é concentrada e sabendo que os resultados médios de outras campanhas atingiram resultados semelhantes, o plano teve resultados medianos, mas que ainda podem ser melhorados.

Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância: Maringá, 2021.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A elaboração de um Plano de Mídia é importante para direcionar os esforços de um negócio para atingir objetivos

PORQUE

II. A interpretação das informações precisa ser, preferencialmente, feita em um contexto para que a mensuração dos resultados seja mais consistente.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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