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ATIVIDADE 3 - LOG - GESTÃO DE TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - LOG - GESTÃO DE TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - LOG - GESTÃO DE TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA - 54_2025

QUESTÃO 1
Cross-docking: essa prática começou-se nas operações dos modais aquaviários e ferroviários, quando grandes navios eram atracados em portos e suas cargas eram diretamente direcionadas para pequenos, navios, barcos ou vagões ferroviários. Mais tarde, foram aplicadas pelos modais rodoviários e aéreos.

 

Fonte: SCOPEL, E. Gestão de Transporte Infraestrutura. Maringá: Unicesumar, 2018.

 

Neste contexto e baseado em nosso material de estudo e no exposto,  assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Armazenamento de longo prazo de produtos.
Alternativa 2 - Uso de estruturas de armazenamento extensas.
Alternativa 3 - Redução do tempo de viagem de grandes navios.
Alternativa 4 - Separação e fracionamento de cargas por cliente.
Alternativa 5 - Transferência de carga entre veículos de tamanhos diferentes.
QUESTÃO 2
A atividade de negociação está presente em nossa vida em todos os momentos, tanto nas pequenas atividades do nosso cotidiano quanto nos grandes processos empresariais. Se pensarmos na vida pessoal, podemos citar alguns exemplos, como negociar com nossos filhos os horários para diversão, estudos, viagens, negociar com membros da família a festa de final de ano, onde fazer o aniversário dos pais, quanto pagar nos docinhos da festa, quanto de bebidas comprar, quem convidar, ou ainda, negociar com nossos amigos, o dia e horário do futebol, quanto gastar e quem pagará o campo que será jogado.
Fonte: SCOPEL, E. Gestão de Transporte Infraestrutura. Maringá: Unicesumar, 2018.
Qual é o principal objetivo da negociação no contexto da logística?
Alternativas
Alternativa 1 - Buscar um consenso externo para resolver diferenças.
Alternativa 2 - Provar que uma das partes está certa e a outra está errada.
Alternativa 3 - Tornar a negociação pessoal para criar relações colaborativas de longo prazo.
Alternativa 4 - Gastar tempo e recursos para demonstrar o ponto de vista de uma das partes.
Alternativa 5 - Obter o melhor custo possível, independentemente das necessidades da outra parte.
QUESTÃO 3
A aplicação da tecnologia da informação bem planejada e estruturada é um grande fator de sucesso para o funcionamento e operacionalidade da logística. Por meio dos sistemas de informação é possível ter uma visão de todo o processo logístico da empresa. O grande objetivo desses sistemas e da captação de informações é coletar, manter, processar os dados, transformar em informações que embasam uma tomada de decisão assertiva, desde o nível operacional até o nível estratégico. Pensando em equipamentos para monitorar o desempenho dos veículos em tempo real durante o transporte de mercadorias avalie qual tecnologia mais assertiva temos atualmente.

​Fonte: SCOPEL, E. Gestão de Transporte Infraestrutura. Maringá: Unicesumar, 2018.

​Com relação ao exposto, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Código de Barras.
Alternativa 2 - EPC (Código Eletrônico de Produto).
Alternativa 3 - EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados).
Alternativa 4 - RFID (Identificação por Radiofrequência).
Alternativa 5 - GPS (Sistema de Posicionamento Global).
QUESTÃO 4
Implementar processos logísticos é um dos maiores desafios para muitas empresas. Afinal, a logística é mais do que uma simples área operacional, é uma área de planejamento estratégico operacional.
Fonte: https://infleet.com.br/blog/evolucao-da-logistica/. Acesso em: 30 set. 2025.

Sobre a evolução e o conceito da logística, analise as asserções a seguir.

I. A logística envolve não apenas o transporte, mas também o armazenamento, a movimentação de materiais, o controle de estoques, a embalagem e a integração das informações.

II. A logística teve papel fundamental em eventos históricos, como guerras e descobertas marítimas, sendo essencial para o sucesso de operações militares e comerciais.

III. Embora a logística sempre exista na vida das pessoas, é notório que o termo e a área de logística demoraram em se consolidar e difundir no mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, esse termo ganhou popularidade nos últimos 30 anos.

IV. Um dos desafios atuais da logística é a carência de profissionais qualificados, o que exige formação acadêmica, vivência prática e visão estratégica integrada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
​A negociação estratégica com foco em ganha-ganha é uma prática fundamental na logística moderna, especialmente nas relações entre transportadores e contratantes. Esse tipo de negociação busca criar acordos em que ambas as partes sejam beneficiadas, equilibrando interesses de custos, prazos e qualidade dos serviços. Mais do que simplesmente fechar contratos, trata-se de construir parcerias sustentáveis baseadas em confiança, transparência e cooperação, que contribuem para a redução de conflitos, aumento da eficiência operacional e fortalecimento da competitividade no mercado logístico.

​Fonte: SCOPEL, E. Gestão de Transporte e Infraestrutura. Maringá: Unicesumar, 2018.

Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A negociação deve ser conduzida de forma profissional, visando soluções colaborativas que atendam aos interesses mútuos envolvidos.

PORQUE

II. Durante uma negociação, é recomendável tornar os impasses pessoais, pois isso fortalece a posição do negociador diante do oponente.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

Realizado através dos rios em percurso nacional ou internacional, como é o caso do transporte nos Rios Amazonas,Tapajós, Paraná, Tietê. Neste tipo de transporte é mais comum o uso de barcaças, visto que os rios possuem pequenas profundidades, limitando a navegação de grandes embarcações.

SCOPEL, Ezequiel. Gestão de Transporte e Infraestrutura. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Mediante essas informações, sabe-se que é possível determinar uma via aquática do modal aquaviário. Diante disso, assinale a alternativa que indica essa via.

Alternativas
Alternativa 1 - Transporte lacustre.
Alternativa 2 - Transporte marítimo.
Alternativa 3 - Transporte de cabotagem.
Alternativa 4 - Transporte de longo curso.
Alternativa 5 - Transporte fluvial ou hidroviário.
QUESTÃO 7

Você não vê e por vezes nem imagina existir uma logística que flui de dutos no interior da Terra de forma ininterrupta e, como verdadeiras artérias, transportam insumos ou produtos acabados por várias partes do planeta através de dutos. É o dutoviário, um modal quase esquecido. [...]

 

No Brasil, no ano de 1942, em Camaçari, na Bahia, é construída a primeiro dutovia do país, que servia para ligar uma refinaria experimental ao porto, e a partir de então promovendo o desenvolvimento desse modal de transporte para todo o país.

 

Basicamente a indústria do petróleo é uma das maiores utilizadoras desse modal, que após a extração conduz o precioso líquido às refinarias que fazem o refino e a transformação de outros tantos produtos.

 

Disponível em: https://www.logweb.com.br/colunas/o-modal-dutoviario-no-brasil-e-no-mundo/. Acesso em: 26 agosto de 2022.

 

Partindo do fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. O modal dutoviário é o principal modal nacional, foi um dos primeiros modais a serem instalados no Brasil, ele promove o desenvolvimento do transporte em todo o país.

 

PORQUE

 

II. Esse modal permite algumas vantagens, desde a alta velocidade e confiabilidade, além de possuir uma baixa manutenção com longa vida útil dos equipamentos.

 

A respeito dessas asserções, avalie a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A Quarta Revolução Industrial trouxe profundas transformações para a logística, possibilitando o avanço da conectividade e da automação por meio de recursos como inteligência artificial, sensores, rastreamento em tempo real e a chamada Internet das Coisas (IoT). Nesse contexto, a Logística 4.0 surge como um modelo estratégico voltado à integração e sincronização de informações entre sistemas, equipamentos, veículos e pessoas, otimizando processos e aumentando a competitividade empresarial.
Fonte: SCOPEL, E. Gestão de Transporte e Infraestrutura. Maringá: Unicesumar, 2018.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. A Logística 4.0 permite que dados coletados por sensores sejam processados em tempo real, otimizando atividades como descarregamento de veículos, alocação de docas e armazenamento de produtos.

II. A Internet das Coisas (IoT), na logística, atua como um sistema de coleta de dados que depende da constante intervenção humana para gerar decisões operacionais.

III. A telemetria veicular, aliada à Logística 4.0, fornece informações detalhadas sobre o desempenho do veículo e do motorista, como velocidade, frenagem e condições da via.

IV. A Logística 4.0 exige que os profissionais estejam em constante atualização e desenvolvimento, pois os avanços tecnológicos impactam diretamente a competitividade e os custos logísticos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
A logística é uma atividade essencial para atender às necessidades do cliente, mesmo sem agregar valor direto ao produto transformado. Seu objetivo está centrado na busca pelo equilíbrio entre custo e nível de serviço.

Fonte: SCOPEL, E. Gestão de Transporte e Infraestrutura. Maringá: Unicesumar, 2018.

Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A logística de uma empresa pode ser considerada um esforço integrado visando ajudar a criar valor para o cliente.

PORQUE

II. O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente, com o menor custo total possível.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
O planejamento logístico envolve a configuração de redes eficientes para atender às exigências dos clientes com qualidade e ao menor custo possível. Esse processo abrange desde a definição de estratégias de transporte, armazenagem e distribuição até a integração com fornecedores e parceiros, visando otimizar fluxos de materiais, informações e serviços. Assim, o planejamento logístico torna-se um fator essencial para garantir a competitividade das organizações, pois permite alinhar eficiência operacional às necessidades do mercado em constante transformação.
Fonte: SCOPEL, E. Gestão de Transporte e Infraestrutura. Maringá: Unicesumar, 2018.

Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A configuração da rede logística urbana é pouco afetada pelas restrições de acesso, horário ou tipo de veículo, sendo facilmente padronizada em qualquer região.

PORQUE

II. O planejamento da rede logística requer decisões complexas sobre localização de estoques, dimensionamento de instalações e política de transporte, considerando, fatores como mobilidade urbana, fracionamento de cargas e tipos de veículos permitidos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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