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ATIVIDADE 3 - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA I - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA I - 53_2025

ATIVIDADE 3 - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA I - 51/2024

QUESTÃO 1

Analise a figura a seguir:

 

Disponível em: https://www.reddit.com/r/ForeverAlone/comments/10n16d/lord_byron_forever_alone/. Acesso em: 27 fev. 2023.

 

 

​Lord Byron nasceu em Londres, na Inglaterra, e viveu uma vida marcada por paixões, extravagâncias, escândalos, polêmicas e liberdade. O poeta é um dos principais autores do Romantismo inglês e inspirou poetas no mundo inteiro. Esteticamente, Lord Byron criou o conceito de “herói byroniano”, que segue presente, na atualidade, nas obras de diversos outros autores.

Sobre as características marcantes do “herói byroniano”, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Inteligência, sofisticação, mistério, sedução e arrogância.
Alternativa 2 - Inocência, altruísmo, poder, esperteza e sadismo.
Alternativa 3 - Alteridade, humor, rebeldia, introspecção e orgulho.
Alternativa 4 - Ingenuidade, beleza, educação, elegância e racionalidade.
Alternativa 5 - Cinismo, paciência, carisma, magnetismo e empatia.
QUESTÃO 2


O Rei de Brobdingnag e Gulliver, de James Gillray e Hannah Humphrey (1803).

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_King_of_Brobdingnag_and_Gulliver.%E2%80%93Vide._Swift%27s_Gulliver-_Voyage_to_Brobdingnag_MET_DP809030.jpg. Acesso em: 17 jul. 2025.

Publicado por Jonathan Swift em 1726, As Viagens de Gulliver é uma obra marcada por uma intenção autoral bastante patente. Assinale a alternativa que traz sua interpretação correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Compor uma aventura ricamente pitoresca para atingir principalmente o público infantil.
Alternativa 2 - Reforçar o ideal imperialista, que punha a Inglaterra como superior às demais civilizações.
Alternativa 3 - Realizar a defesa do movimento romântico, na prevalência que estabeleceu das paixões sobre a racionalidade.
Alternativa 4 - Tecer loas a dois elementos marcantes do século XVIII: o poderio da monarquia britância e o avanço da técnica científica.
Alternativa 5 - Por meio do recurso da sátira, tecer severa crítica não apenas à monarquia inglesa, mas a toda configuração social e política vigente no mundo de então.
QUESTÃO 3

Texto I

It was in vain to sit still and wish for what was not to be had; and this extremity roused my application. We had several spare yards, and two or three large spars of wood, and a spare topmast or two in the ship; I resolved to fall to work with these, and I flung as many of them overboard as I could manage for their weight, tying every one with a rope, that they might not drive away. When this was done I went down the ship’s side, and pulling them to me, I tied four of them together at both ends as well as I could, in the form of a raft, and laying two or three short pieces of plank upon them crossways, I found I could walk upon it very well, but that it was not able to bear any great weight, the pieces being too light. So I went to work, and with a carpenter’s saw I cut a spare topmast into three lengths, and added them to my raft, with a great deal of labour and pains. But the hope of furnishing myself with necessaries encouraged me to go beyond what I should have been able to have done upon another occasion.

Fonte: DEFOE, D. The life and adventures of Robinson Crusoe. Salt Lake City: Projetc Gutenberg, 1996. Disponível em: https://www.gutenberg.org/ebooks/521. Acesso em: 17 jul. 2025.

Texto II

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Robinson_Crusoe_Walter_Paget_1896_110.jpg. Acesso em: 17 jul. 2025.

A vida e as aventuras de Robinson Crusoe, publicado em 1719, é, dos textos escritos por Daniel Defoe, aquele mais lhe trouxe notoriedade. Aclamado por uns e bastante criticado por outros, o romance formou gerações de escritores e ainda fascina leitores comuns.

Considerando isso, analise as afirmativas a seguir:

I. Tido por muitos como o primeiro romance moderno anglófono, Robinson Crusoe é marcado pela exaltação dos valores racionais humanos, que permitem a execução eficiente e necessária do trabalho e a autossuficiência.

II. O romance de Defoe tece crítica aberta e direta ao moviemento colonialista protagonizado por várias nações europeias, posto que denuncia fatos traumáticos, como o tráfico de escravos e o domínio sobre várias populações nativas.

III. A composição do romance lastreia-se em uma experiência real, ocorrida com o escocês Alexander Selkirk, que viveu quatro anos isoladamente em uma ilha.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 4

TEXTO 1

 

LADY MACBETH – Nada se ganha, e tudo se perde, quando nosso desejo fica satisfeito sem contentamento. Mais seguro é ser o objeto que destruímos, mais seguro do que habitar uma alegria duvidosa, construída pela destruição. [...]

 

 

 

Fonte: SHAKESPEARE, William. Macbeth. Trad. Beatriz Viégas-Faria. São Paulo: Nova Cultural, 2003.

 

 

 

Considerando o fragmento extraído da tragédia Macbeth, de William Shakespeare, e seus conhecimentos acerca das principais características da obra do dramaturgo inglês, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

 

 

I. O quase sempre irregular e diversificado fluxo de ideias e pensamentos humanos e todas as implicações a eles inerentes encontra nas peças de Shakespeare, a um só tempo, meio de expressão e lugar de exposição e reflexão.

 

 

 

PORQUE

 

 

 

II. Para Shakespeare, importavam apenas as emoções relacionadas ao sentimentos que historicamente já estavam definidos e devidamente debatidos.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5

A Inglaterra conheceu, no século XVIII, uma profunda e chocante mudança em sua configuração social, graças ao advento de um dos fenômenos mais impactantes de toda a história humana: a chamada Revolução Industrial. Muitas foram as desfigurações ocorridas em uma nação estabelecida há centenas de anos e que transformariam para sempre não somente o modo de vida local, como também o de boa parte do mundo. Fenômenos como a explosão demográfica dos grandes centros, ocasionada pelo surgimento das máquinas que moldavam os novos tipos de emprego e o esvaziamento do campo, não passaram despercebidos pela visão dos literatos da época.

 

Fonte: PARADISO, S. R. Literaturas em Língua Inglesa I. Maringá: UniCesumar, 2015. Reimpresso em 2022, p. 182 e 183.

​Considerando a realidade da moderna Inglaterra e a atitude literária de alguns nomes importantes daquele período, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

 

 

I. O Romantismo na Inglaterra foi um contundente contraponto aos principais ditames racionalistas promovidos pelo autoproclamado Iluminismo e aos impactos sociais promovidos pela Revolução Industrial.

 

PORQUE

II. Principalmente para os poetas românticos, o fenômeno imaginativo, os sentimentos e a ligação com a natureza eram indispensáveis na tarefa de resgatar a sociedade da esterilidade e alienação promovidas pela Revolução Industrial.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paradise_Lost_12.jpg. Acesso em: 17 jul. 2025. 

Reconhecidamente o maior épico escrito em língua inglesa, Paradise Lost é também a obra máxima de John Milton, homem íntima e diretamente ligado às fortes agitações sociais e políticas que marcaram seu tempo.

Considerando isso, analise as afirmativas a seguir:

I. Paradise Lost foi composto em versos sem rima, tecnicamente chamados de brancos, e conta a queda do homem pelo prisma cristão, centrando-se no célebre episódio bíblico de Adão e Eva, desobedientes a Deus e, por isso, postos para fora do Paraíso.

II. John Milton encontrou, na forma poética épica, uma maneira de criticar a monarquia britânica e sua configuração. No poema, as questões religiosas nada são mais que simples pano de fundo.

III. Satã, apontado muitas vezes, não sem grande polêmica, como o real protagonista de Paradise Lost, é exibido ao leitor como um ser dotado de grande complexidade, em permanente não aceitação do poder e da autoridade de Deus.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 7

Texto I

Shakespeare has united the powers of exciting laughter and sorrow not only in one mind, but in one composition. Almost all his plays are divided between serious and ludicrous characters, and, in the successive evolutions of the design, sometimes produce seriousness and sorrow, and sometimes levity and laughter.

Fonte: JOHNSON, S. Preface to Shakespeare. Salt Lake City: Projetc Gutengerg, 2004. Disponível em: https://www.gutenberg.org/ebooks/5429. Acesso em: 17 jul. 2025.

Texto II

LADY MACBETH

[...]

Your face, my thane, is as a book where men

May read strange matters. To beguile the time,

Look like the time; bear welcome in your eye,

Your hand, your tongue: look like the innocent flower,

But be the serpent under’t. […]

Fonte: SHAKESPEARE, W. Macbeth. Salt Lake City: Projetc Gutenberg, 1998. Disponível em: https://www.gutenberg.org/ebooks/1533. Acesso em: 17 jul. 2025.

Impressiona como a obra teatral de William Shakespere ergue-se como um espécie de monumento ao redor do qual circulam adimiradores dos mais diversos contextos e especialistas de diferentes áreas do conhecimento, desde os críticos propriamente literários até os especialistas em psicologia, por exemplo.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O teatro de Shakespeare foi parar na realidade canônica da literatura do Ocidente devido à capacidade do autor em expor e analisar as mais profundas questões humanas, mesmo que, para isso, tenha se afastado de algumas semelhanças com a estrutura do teatro grego clássico.

PORQUE

II. Em suas peças, Shakespeare impôs importante limite: amostrar os gestos morais e sociais da sociedade da Inglaterra do século em que viveu, sem, no entanto, relacioná-los a tópicos atinentes ao fenômeno da existência humana e suas implicações.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8


Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Canterbury_tales_of_Geoffrey_Chaucer_-_Therewith_he_brought_us_out_of_Town.jpg. Acesso em: 17 jul. 2025.

Homem muito culto e respeitado em seu tempo, Geoffrey Chaucer foi o responsável por compor o mais importante item literário da Inglaterra medieval, o poema The Canterbury Tales, circunscrito à então frequente peregrinação ao local de martírio de São Thomas Becket.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os personagens de The Canterbury Tales, romeiros que rumam para Canterbury (dentre eles, o próprio autor), são apresentados de modo bastante vívido e aprofundado.

PORQUE

II. Chaucer decidiu compor, em sua obra magna, não apenas um pulsante painel sociocultural da Idade Média inglesa, mas também uma espécie de coletânea de amostragem dos vários tipos humanos, dotados de características psicológicas próprias.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9

TEXTO 1

Fonte: Tapeçaria Bayeux – Cena 57 – A morte do Rei Harold na Batalha de Hastings. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bayeux_Tapestry_scene57_Harold_death.jpg. Acesso em: 24 jun. 2024.

 

 

 

A cena reproduzida mostra um dos acontecimentos mais célebres da história inglesa, A Batalha de Hastings, ocorrida em 1066. Tal acontecimento entrou para o rol dos eventos capitais da cultura inglesa porque:

 

 

Alternativas
Alternativa 1 - foi ele que deu início à Idade Média na ilha.
Alternativa 2 - foi através dele que o inglês se estabeleceu como língua oficial do país.
Alternativa 3 - marcou a chegada e o domínio dos normandos no país.
Alternativa 4 - é o marco da independência inglesa da dominação nórdica.
Alternativa 5 - impôs na Inglaterra o uso do latim.
QUESTÃO 10

TEXTO 1


Fonte: Homem vitruviano, de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vitruvian.jpg. Acesso em: 24 jun. 2024.

TEXTO 2

 

Quando à corte silente do pensar

Eu convoco as lembranças do passado,

Suspiro pelo que ontem fui buscar,

Chorando o tempo já desperdiçado,

Afogo o olhar em lágrima, tão rara,

Por amigos que a morte anoiteceu;

Pranteio dor que o amor já superara,

Lastimando o que desapareceu.

Posso então lastimar o erro esquecido,

E de tais penas recontar as sagas,

Chorando o já chorado e já sofrido

Tornando a pagar contas todas pagas.

Mas, amigo, se em ti penso um momento,

Vão-se as penas e acaba o sofrimento.

 

Fonte: SHAKESPEARE, William. Soneto 30. Trad. Barbara Heliodora. In: O livro das virtudes: uma antologia de William J. Bennet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

 

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. O tema que atravessa o poema, a relação humana com a dor e o momentâneo alívio trazido pela relação de amizade, pertence à concepção renascentista/humanista uma vez que nessa abordagem o homem e seu complexo emocional é tomado como um dos itens mais importantes da atividade reflexiva.

PORQUE

 

II. A época em que Shakespeare formou sua vasta obra já não vivia plenamente a concepção teocêntrica do universo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - Asserção II é verdadeira e a I, falsa.
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