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ATIVIDADE 3 - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

ATIVIDADE 3 - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

 

Questão 1
Texto I
a) Definição de signo natural (índice): ocorrência de fenômenos naturais que independem da intervenção humana.
b) Definição de signo artificial (símbolo): objetos concretos utilizados para representar noções abstratas.
c) Definição de signo artificial (linguístico): conceito de língua estruturada para assegurar a comunicação entre os falantes.

Texto II

VENTILADOR
Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2023.
A partir dos textos I e II, analise as afirmativas a seguir:

I. A fumação de um vulcão se define como um símbolo porque é uma criação humana para representar a degradação ambiental.
II. A imagem de uma pomba branca é um símbolo porque é através dela que se representa o desejo de se ter paz.
III. A língua é um sistema de signo convencional como a palavra “ventilador”, eletrodoméstico para aliviar as ondas de calor.
IV. A fumaça e a pomba branca indicam que o signo linguístico pode ser representado por imagens ou por palavras.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

II e IV, apenas.

 

Questão 2
A publicação do Curso de Linguística Geral (1916), com base nas anotações dos alunos de Ferdinand de Saussure, representa um marco fundador da linguística moderna. Essa obra rompe com abordagens anteriores, voltadas à história e à normatização da língua, ao propor uma ciência autônoma que analisa a língua como um sistema sincrônico de signos interdependentes.

Com base nessa concepção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A linguística estruturalista proposta por Ferdinand de Saussure rompe com as abordagens históricas e normativas anteriores, ao propor o estudo da língua como um sistema autônomo e sincrônico.

PORQUE

II. Saussure propõe a análise da língua tal como ela funciona em um dado momento, independentemente de sua evolução histórica, e a define como um sistema de elementos em oposição, cujos valores se determinam pelas relações internas ao sistema.


 A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 3

Observe a charge a seguir:


(Charge criada pela professora Débora Malentachi)

Considerando o conteúdo da charge e os conceitos de variação linguística, assinale a alternativa que melhor expressa a crítica implícita na imagem:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A charge valoriza a norma padrão como única forma legítima de uso da língua portuguesa, desconsiderando variações linguísticas.

Alternativa 2:

A imagem ironiza o distanciamento entre o que é ensinado pela gramática normativa e a língua efetivamente falada no cotidiano.

Alternativa 3:

A imagem defende a importância de preservar estruturas antigas da língua, mesmo que elas não estejam mais em uso.

Alternativa 4:

A crítica está direcionada ao aluno, que demonstra desconhecimento das regras da norma culta e rejeita o aprendizado formal.

Alternativa 5:

A charge apresenta o uso da forma vós fostes como exemplo de linguagem informal, reforçando a espontaneidade da fala.

 

Questão 4
Texto 1
Segundo Silva (2023), a Gramática Histórica Comparativa é um método de estudo criado, durante o século XIX, com o objetivo de descobrir, por meio de comparações, a origem (a língua ancestral/mãe) das diversas línguas existentes naquele momento (as línguas filhas e irmãs).

Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2023.


Texto 2
Na imagem, observe as semelhanças e diferenças entre as palavras registradas em línguas diferentes.

Latim Português
pater pai
piscis peixe
ped

Fonte: o Autor.

​Sobre a análise comparativa entre o latim e o português, analise as afirmativas a seguir:

I. A semelhança regular entre as duas línguas explica que o “p” latino se mantém em português.
II.  A comparação entre as duas línguas demonstra que o latim é uma língua ancestral/mãe do português.
III. A dessemelhança entre o latim e o português é irregular, comprovando que se trata de línguas pertencentes de famílias diferentes.
IV.  O estudo comparativo, aplicado no texto 2, leva à conclusão que o português é uma língua filha do latim.
 
 É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 5
Ferdinand de Saussure, em sua contribuição para a fundação da linguística moderna, propôs que o signo linguístico é constituído por dois elementos inseparáveis: o significante e o significado, cuja relação é arbitrária, mas socialmente convencionada. A arbitrariedade do signo é um dos pilares da teoria linguística estruturalista e sustenta a ideia de que os signos se definem não por um vínculo natural com o referente, mas por sua posição diferencial no sistema da língua.

​                                                                                                                                                                                                         SILVA, Vera Lúcia da. Linguística I. Maringá: Unicesumar, 2018

Com base nessa concepção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A concepção saussuriana de signo linguístico estabelece que a relação entre significante e significado é arbitrária, o que significa que não há uma motivação natural entre a forma sonora e o conceito que ela representa.
PORQUE
II. A relação entre o significante e o significado é considerada arbitrária, pois os signos linguísticos são organizados a partir de semelhanças naturais entre os sons e os objetos que representam.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 6
Leia o texto a seguir:

 “[...] por volta de 1970, pode-se dizer que o Estruturalismo já era, no Brasil, a orientação mais importante nos estudos da linguagem, e que tinha contribuído para criar um novo tipo de estudioso, o linguista, que já então dispunha de um espaço próprio em face de duas figuras mais antigas – a do gramático  (interessado  na  sistematização  dos conhecimentos que resultam num uso ‘correto’ da variante padrão) e a do filólogo (interessado no estudo das fases antigas da língua, e na análise de textos representativos dessas fases)” (Ilari, 2011, p. 54).
                                          
Fonte: ILARI, R. O estruturalismo linguístico: alguns caminhos. In: MUSSALIM,  F.;  BENTES,  A. C. (Orgs). Introdução à  linguística: fundamentos epistemológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011, v. 3, p. 53-92.
 
Considerando o estruturalismo e a inserção da disciplina de Linguística nos Cursos de Letras do Brasil, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

 O Brasil também foi influenciado pelo Estruturalismo, por meio do trabalho conjunto entre três profissionais: o linguista, o gramático e o filólogo.

Alternativa 2:

O Estruturalismo, ao chegar no Brasil, foi fortalecido e disseminado nos Cursos de Letras por meio de dois profissionais: o gramático e o filólogo.

Alternativa 3:

O linguista é o profissional da linguagem que teve seu espaço reconhecido, a partir da década de 1970, mediante a chegada da teoria estruturalista.

Alternativa 4:

O Estruturalismo brasileiro rompeu a hegemonia de dois profissionais: o gramático e seus textos antigos e o filólogo que pensava a língua pela variante padrão.

Alternativa 5:

O Estruturalismo, ao chegar ao Brasil, foi recepcionado por gramáticos discordantes de uma concepção de língua trabalhada pela dicotomia do certo e do errado.

 

Questão 7
Texto 1:

Embora seja comum referir-se à linguagem como qualquer forma de expressão comunicativa, ela abrange uma multiplicidade de sistemas — como os gestos, os símbolos, os sinais e os códigos visuais ou verbais. Essa amplitude conceitual impossibilita a linguagem de ser tomada como objeto específico da linguística. Por isso, a ciência linguística volta-se para um recorte mais delimitado: a língua, compreendida a partir de suas formas organizacionais, sociais e estruturais.

SILVA, Vera Lúcia da. Linguística I. Maringá: Unicesumar, 2018

Texto 2:
“Mas o que é a língua? Para nós, ela não se confunde com a linguagem; é somente uma parte determinada, essencial dela, indubitavelmente. É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.”

SAUSSURE, 1993, p. 17, citado em LINGUÍSTICA 1, Unidade 1

Com base nas ideias apresentadas, assinale a alternativa correta sobre os conceitos de linguagem, língua e fala na perspectiva da linguística moderna:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A linguagem, por ser um sistema amplamente codificado e invariável, constitui o foco central dos estudos linguísticos desde Saussure.

Alternativa 2:

A língua, por sua natureza social e sistemática, é o recorte específico da linguagem que a linguística escolhe como objeto de estudo.

Alternativa 3:

A fala, por ser uma manifestação coletiva e homogênea da linguagem, permite à linguística estabelecer regras fixas e universais.

Alternativa 4:

A linguagem compreende unicamente as línguas naturais, como o português, o francês e o inglês, não abrangendo outros modos de expressão.

Alternativa 5:

A distinção entre linguagem e língua é irrelevante para a ciência linguística, já que ambas se confundem na prática comunicativa.

 

Questão 8
Texto I
Leia o Art. 205 da Constituição Federal, promulgada em 1988:
 
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Fonte: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 6 maio 2023.
Fonte: SILVA, V. L. Linguística I. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.

Texto II
 

Fonte: http://www.santoandre.sp.gov.br/PESQUISA/ebooks/412835.pdf. Acesso em: 6 maio 2023.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Estado democrático brasileiro, através da sua legislação, assegura a todos, o acesso a uma modelo de educação que seja capaz de atuar na formação das pessoas para viverem em sociedade conscientes dos seus direitos e deveres, bem como estarem aptos para as novas demandas exigidas pelo mercado de trabalho.

PORQUE
II. O Brasil, desde a sua colonização, assegura educação de qualidade para todos, por se tratar de um país que sempre se preocupou com a formação do seu povo, através do cumprimento das leis e do interesse de todos em formar uma nação forte, independente e sem desigualdade social.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

 

Questão 9
Na estrutura da teoria linguística desenvolvida por Ferdinand de Saussure, destaca-se a análise da língua como um sistema constituído por elementos interdependentes, organizados conforme dois tipos principais de relações: as relações sintagmáticas, que ocorrem entre unidades presentes numa sequência, e as paradigmáticas, que se referem a unidades ausentes, mas mentalmente disponíveis para substituição. Essas duas categorias ajudam a compreender como os signos linguísticos se organizam e se opõem dentro do sistema da língua.
SILVA, Vera Lúcia da. Linguística I. Maringá: Unicesumar, 2018
Com base nessa concepção, assinale a alternativa que apresenta corretamente a distinção entre sintagma e paradigma:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A relação sintagmática ocorre fora do discurso, enquanto a paradigmática depende da presença linear de termos na oração.

Alternativa 2:

Sintagma e paradigma são categorias que analisam exclusivamente os aspectos históricos da evolução de uma língua, segundo seu desenvolvimento cronológico.

Alternativa 3:

A distinção entre sintagma e paradigma não tem valor explicativo para a linguística moderna, pois ambas ocorrem simultaneamente e não influenciam o sentido das mensagens.

Alternativa 4:

Paradigma é a relação entre unidades sucessivas e obrigatoriamente combinadas; já o sintagma é uma coleção de palavras com traços semelhantes armazenadas na memória do falante.

Alternativa 5:

Sintagma se refere à combinação linear de elementos na cadeia da fala; já o paradigma diz respeito às possíveis substituições de termos ausentes, organizadas por similaridade na memória.

 

Questão 10
A formação territorial portuguesa é consequência dos desdobramentos da política de expansão promovida pelo Império Romano, influenciando, diretamente, na formação da língua portuguesa, através do latim falado pelas pessoas humildes e recrutadas para atuar no espaço conquistado: escravos, militares, marinheiros, agricultores, sapateiros, comerciantes etc.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Pensando na formação da Língua portuguesa, analise as afirmativa a seguir:

I. De um latim popular, o clássico sermo urbanus, falado e escrito pelas pessoas pertencentes à elite romana daquela época.
II. De um latim clássico, o coloquial sermo usualis, falado e escrito pelas pessoas pertencentes às classes populares da Roma antiga.
III. De um latim popular, o coloquial sermo usualis, falado pelas pessoas pertencentes às classes populares: escravos, marinheiros e agricultores.
IV.  De um latim clássico e popular, os sermos usualis urbanus, falado e escrito pela classe elitizada romana: médicos, juízes e políticos.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:

I, II e III, apenas.

 

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