FECHAR

ATIVIDADE 3 - LET - LINGUA PORTUGUESA II - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - LET - LINGUA PORTUGUESA II - 54_2025

ATIVIDADE 3 - LET - LINGUA PORTUGUESA II - 54_2025

 

QUESTÃO 1

Segundo a Gramática Tradicional, o aposto é o termo que serve para explicar, esclarecer, detalhar, resumir ou identificar outro elemento da oração. Quanto a esse termo acessório, considere a seguinte oração:

“Luis Fernando Verissimo, um dos maiores escritores do Brasil, morre aos 88 anos”.

Fonte: https://agenciacearense.com.br/luis-fernando-verissimo-um-dos-maiores-escritores-do-brasil-morre-aos-88-anos/. Acesso em: 2 out. 2025.

O termo destacado é classificado como:

Alternativas
Alternativa 1 - Vocativo.
Alternativa 2 - Predicativo.
Alternativa 3 - Objeto direto.
Alternativa 4 - Aposto explicativo.
Alternativa 5 - Complemento nominal.
QUESTÃO 2
Observe a construção textual dos balões que formam o segundo e quarto quadrados da tirinha, considerando todos os termos.


Disponível em: <https://www.facebook.com/ProjetoTamar/photos/a.158534584216113/1960788127324074/?type=3&theater>. Acesso em: 8 jan. 2020.

Analise as asserções a seguir quanto ao estudo sintático:

I. Os termos “meu filho”, “mamãe” e “querido” são vocativos, pois são utilizados, por cada personagem, como uma forma de invocar o outro.
II. Os termos “meu filho” e “mamãe” funcionam como sujeito simples, tendo em vista que se relacionam diretamente com os verbos.
III. Os termos “os filhotinhos” e “mais respeito e educação” funcionam como complementos verbais, mais especificamente, objetos diretos.
IV. Os termos “os filhotinhos” e “mais respeito e educação” funcionam como complementos verbais, mais especificamente, objetos indiretos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 3

Quando se fala em termos acessórios da oração, pode-se ter a falsa impressão de que se está tratando de elementos dispensáveis das orações e períodos. Na prática, essa impressão não corresponde à verdade: esses termos são acessórios porque não fazem parte da estrutura básica da oração, organizada a partir de um verbo e dos nomes ligados a ele pela concordância ou pela transitividade. No entanto, as informações que transmitem são fundamentais para que se alcance uma comunicação satisfatória (Cipro Neto; Infante, 2008, p. 393).

Fonte: CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 2008.

​Leia o trecho da reportagem:

“Um carro foi parar em uma valeta durante um alagamento na Avenida Morangueira. O motorista tentou desviar de um caminhão que estava dando ré para fugir da água e caiu no buraco”.

Fonte: adaptado de: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2025/01/17/chuva-causa-estragos-alagamentos-e-interdicoes-no-norte-do-parana-veja-como-fica-o-tempo-nos-proximos-dias.ghtml. Acesso em: 2 out. 2025.

Considerando o trecho, sobre os termos acessórios da oração, analise as afirmativas a seguir:

I. Em “Um carro foi parar em uma valeta durante um alagamento na Avenida Morangueira”, a expressão “em uma valeta” funciona como adjunto adverbial de lugar, sendo um termo acessório.

II. Em “durante um alagamento na Avenida Morangueira”, a expressão indica circunstância de tempo, funcionando como adjunto adverbial, termo acessório.

III. Em “O motorista tentou desviar de um caminhão que estava dando ré”, a expressão “de um caminhão” funciona como adjunto adverbial de lugar.

IV. Em “para fugir da água”, a expressão funciona como adjunto adverbial de finalidade, sendo um termo acessório.

V. Em “que estava dando ré”, a expressão é adjunto adverbial de tempo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e V, apenas.
QUESTÃO 4
A concordância é um processo morfossintático em que, tendo em vista as relações sintáticas, as formas se flexionam, para se adaptarem aos termos regentes.

Esse uso, conforme a NGB, segue algumas regras relativas à concordância nominal e verbal. Com base nessas normas, analise o texto que segue:


Disponível em: <https://bit.ly/2QaoY2G>. Acesso em: 04 dez. 2018.

Com base no exposto, avalie as afimativas a seguir.

I. O verbo “ter”, por se referir a “pessoas” aparece no plural, marcado pelo acento circunflexo, concordando, assim, em número.
II. O verbo “ter”, em sua segunda aparição, aparece no plural, marcado pelo uso do acento circunflexo, por se referir a um sujeito composto (fumar e beber) em sua forma infinitiva.
III. O adjetivo “maiores” concorda com o elemento a que se refere (chances) em gênero e número, conforme a regra da NGB.
IV. No trecho “um ou mais desses sinais”, no qual aparecem elementos ligados pela conjunção alternativa “ou”, poderíamos fazer a concordância tanto no singular quanto no plural, ficando “um ou mais desse sinal”.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - IV, apenas.
Alternativa 5 - I e III, apenas.
QUESTÃO 5
O período é construído por orações, as quais, por sua vez, são formadas por termos sintáticos.
Reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional, a UniCesumar está entre 4% das melhores instituições do Brasil, destacando-se como o melhor Centro Universitário do sul do país. Na última avaliação do MEC, a UniCesumar manteve IGC 4 (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, resultado conquistado por nove anos consecutivos.
[...]
Disponível em: <https://www.unicesumar.edu.br/conheca-a-unicesumar/>. Acesso em: 22 fev. 2020.


Com base no que foi exposto, avalie as afirmativas a seguir.

I. O primeiro período é formado por um sujeito simples e outro indeterminado, respectivamente, tendo em vista o verbo de ligação “está” e o significativo “destacando”.
II. Na primeira oração do primeiro período, o sujeito está oculto, uma vez que não aparece, mas podemos identificá-lo por meio da desinência do verbo “reconhecida”.
III. O sujeito da primeira oração do segundo período é “última avaliação do MEC”, o qual se classifica como simples, pois apresenta um núcleo.
IV. O termo “a Unicesumar” funciona, sintaticamente, como sujeito de duas orações no texto todo e, nos dois casos, se classifica como simples.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - IV, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II e IV, apenas.
QUESTÃO 6

De acordo com Santos (2006, p. 59-60): quando se defende o ensino de língua portuguesa numa abordagem textual, entra em questão o uso de textos como unidade de ensino, e não como mero pretexto – para destacar dígrafos, substantivos abstratos ou sujeito composto, por exemplo. O texto como unidade de ensino pressupõe um trabalho que congregue as três práticas de linguagem apresentadas nos Parâmetros: prática de leitura de textos orais/escritos, prática de produção de textos orais/escritos, prática de análise linguística. Em comum entre elas, o pressuposto de que somente relacionando USO-REFLEXÃO-USO, como já nos alertava Travaglia (1996), é possível pensar um ensino de língua portuguesa produtivo, em que o aluno passe da condição de aprendiz passivo para a de alguém que constrói seu próprio conhecimento – com a ajuda do professor, é claro – por observar como a estrutura da língua ocorre nos mais diversos gêneros textuais, lidos e produzidos por ele.

Fonte: SANTOS, L. W. Práticas de linguagem e PCN: ensino de língua portuguesa. In.: SANTOS, L. W.; PAULIUKONIS, M. A. (Org.). Estratégia de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 59-68.

De acordo com esse contexto, sobre o ensino de gramática e o papel do professor, analise as afirmativas a seguir:

I. O ensino de gramática deve se limitar à explicação de regras e à memorização de conteúdos isolados.

II. Para que o ensino de gramática seja eficaz, é necessário integrar reflexão e uso, contextualizando os conteúdos em textos autênticos.

III. O professor atua como mediador, orientando o aluno a observar como a estrutura da língua se manifesta em diferentes gêneros textuais.

IV. O foco principal da abordagem textual é a correção formal da língua, independentemente do contexto comunicativo.

V. Observar e produzir textos variados permite ao aluno construir conhecimento sobre a gramática de forma significativa e funcional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, IV e V, apenas.
Alternativa 3 - II, III e V, apenas.
Alternativa 4 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7

Texto I:

Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1037931734361505&set=a.241207277367292. Acesso em: 2 out. 2025.

O uso da vírgula está diretamente ligado à organização sintática e ao sentido. A vírgula pode separar elementos de uma oração, indicar pausa ou marcar contraste entre orações.

Considerando o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir:

I. Na frase “Os alunos, estudaram bastante para a prova”, a vírgula está correta.

II. Na frase “A professora explicou a matéria, mas os alunos ainda tinham dúvidas”, a vírgula está correta.

III. Na frase “Ontem, cheguei tarde em casa”, a vírgula está correta.

IV. Na frase “Maria, e João foram ao cinema”, a vírgula está correta.

V. Na frase “O carro parou, na esquina da rua”, a vírgula está correta.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 8
A linguagem está em constante transformação para atender às necessidades de comunicação das pessoas. Ao observarmos textos do cotidiano, como os das mídias impressas e digitais, percebemos que algumas estruturas linguísticas são usadas de maneiras diferentes. Os estudos da linguagem ajudam a compreender esse processo, analisando fenômenos nos diversos gêneros, inclusive em propagandas, um gênero que se diversificou bastante, especialmente com o surgimento de novas plataformas digitais. Para entender bem esses fenômenos linguísticos, é importante considerar não só a estrutura das frases (sintaxe), mas também os significados (semântica) e os contextos de uso (pragmática), como propõe Koch (1996).

Fonte: KOCH, I. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1996.

Texto I:


Fonte: https://www.instagram.com/p/DOLaosJk1dc/. Acesso em: 30 ago. 2025.

Analise a propaganda. Sobre a função sintática dos termos destacados, analise as afirmativas a seguir:

I. Na frase “Nunca é tarde para aprender”, o termo “Nunca” funciona como adjunto adverbial de tempo.

II. A expressão “para aprender” indica finalidade, funcionando como adjunto adverbial.

III. Em “Complete seus estudos e amplie suas oportunidades”, o termo “seus estudos” é objeto direto do verbo “complete”.

IV. Na frase “Educação que transforma vidas”, a oração “que transforma vidas” funciona como objeto direto do substantivo “Educação”.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Considere os termos sintáticos essenciais que formam a oração e, com base neles, compare os dois textos.




Texto 1 disponível em: <https://www.facebook.com/SOSMataAtlantica/photos/a.161872207209452/2038196199577034/?type=3>. Acesso em: 06 mar. de 2020.
Texto 2 disponível em: <https://www.facebook.com/SOSMataAtlantica/photos/a.161872207209452/2467414473321869/?type=3>. Acesso em: 06 mar. de 2020.

Com base no exposto, analise as asserções a seguir

I. A primeira oração de cada um dos textos apresenta o mesmo tipo de predicado, ou seja, nominais, uma vez que as orações têm, como base, verbos de ligação.
II. O verbo “estar”, embora, normalmente, se classifique como de ligação, no segundo texto, junto a "sobrevoar", funciona como significativo, o que leva à classificação do predicado verbal.
III. No segundo texto, há duas orações, tendo em vista o número de verbos. Nas duas, o sujeito está oculto, pois o identificamos, mas ele não aparece explicitamente.
IV. O termo “senhores passageiros” não funciona como sujeito da oração do texto 2, uma vez que esse termo sintático está oculto.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 10

Analise sintaticamente os dois trechos a seguir do livro “Vidas secas”, de Graciliano Ramos (1953):

Texto 1:

[...] Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala. Arrastaram-se para lá, devagar, sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.

Texto 2:

A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.

Fonte: RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1953.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Graciliano Ramos recorreu, predominantemente, a dois tipos diferentes de predicado em cada um dos textos, de acordo com sua intenção na construção de cada uma das partes da obra. Nesse sentido, constata-se que, no trecho 01, o autor utiliza, sobretudo, os predicados verbais, enquanto, no texto 02, os nominais,

PORQUE 

II. Naquele trecho (Texto 01), pretende descrever as ações da família em seu trajeto por meio de verbos significativos, por exemplo, “andavam” e “haviam repousado”, enquanto neste (Texto 02), opta pelos nominais, a fim de destacar o estado e as características da cachorra Baleia.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu