FECHAR

ATIVIDADE 3 - IMF - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - IMF - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - IMF - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2025

QUESTÃO 1
O Conselho de Administração é uma importante estrutura empresarial que ajuda não só a gerenciar as ações de uma corporação, mas também a moldar o seu futuro em relação aos resultados, às políticas a serem implementadas e à continuidade das operações no longo prazo da empresa. O Conselho de Administração em cooperativas é formado por cooperados eleitos em assembleia geral.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Os cooperados dão poder ao conselheiro ao elegê-lo, e, em contrapartida, o conselho presta contas aos cooperados.

II. É considerado o guardião do objetivo social, ou seja, a preservação irrestrita da natureza cooperativa do negócio e também do sistema de governança.

III. O presidente do conselho exerce liderança não só no conselho, mas também nas relações com o executivo principal e as demais partes relacionadas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2
Com a reforma da Lei das Sociedades Anônimas e do Código Civil, em 2002, aliada ao objetivo de orientar as questões que influenciam a relação entre administradores, conselheiros, auditores independentes, acionistas controladores e acionistas minoritários, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tomou a iniciativa de lançar uma cartilha de governança intitulada “Recomendações da CVM sobre Governança Corporativa”. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao implantar regras que visem a uma maior transparência e eficiência nas empresas, busca fortalecimento e valorização das empresas brasileiras, cujas ações estão no mercado de capitais.

Qual é um dos tópicos abordados na cartilha de governança da CVM?

Alternativas
Alternativa 1 - Relações públicas.
Alternativa 2 - Marketing e vendas.
Alternativa 3 - Logística e distribuição.
Alternativa 4 - Desenvolvimento de produtos.
Alternativa 5 - Estrutura e responsabilidade do conselho de administração.
QUESTÃO 3
Além de ser um órgão colegiado, que estabelece a estratégia organizacional, o conselho também acompanha a execução e os resultados da cooperativa, pois “em nome de todos os associados, devem garantir que os objetivos serão cumpridos, de forma que deve dispor dos instrumentos necessários a esse exercício".

Fonte: VENTURA, E. C. F. et alGovernança Cooperativa: diretrizes e mecanismos para fortalecimento da governança em cooperativas de crédito. Brasília: BCB, 2009.​

Sobre o papel do conselho de administração na gestão da organização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os executivos devem prestar contas dos resultados financeiros e não financeiros para ao conselho de administração, de forma periódica.

PORQUE

II. O Conselho de Administração tem como responsabilidade, identificar as possibilidades de riscos na gestão e, para tanto, necessitam de informações transparentes.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
O Decreto n° 11.129/2022, que regulamenta a Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013), estabelece em seu artigo 57, dentre os parâmetros de avaliação de um programa de integridade, a existência de “controles internos que assegurem a pronta elaboração e a confiabilidade de relatórios e demonstrações financeiras da pessoa jurídica.”

Fonte: BRASIL. Decreto n° 11.129/2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/decreto/d11129.htm. Acesso em: 10 out. 2023.

Sobre a finalidade de estabelecimento de controles internos dentro de uma organização, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Potencializar os lucros de curto e médio prazo.
Alternativa 2 - Aprimorar a produção e reduzir custos com mão-de-obra.
Alternativa 3 - Garantir a conformidade com normas aplicáveis à organização.
Alternativa 4 - Reduzir a carga tributária incidente sobre as atividades da empresa.
Alternativa 5 - Estabelecer procedimentos de investigações internas em razão das denúncias recebidas.
QUESTÃO 5
O Decreto n° 11.129/2022, que regulamenta a Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013), estabelece em seu artigo 57, dentre os parâmetros de avaliação de um programa de integridade, a existência de “medidas disciplinares em caso de violação do programa de integridade; mecanismos destinados ao tratamento das denúncias; procedimentos que assegurem a pronta interrupção de irregularidades ou infrações detectadas.”

Fonte: BRASIL. Decreto n° 11.129/2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/decreto/d11129.htm. Acesso em: 10 out. 2023.

Sobre investigações internas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As investigações internas dentro de uma organização não devem, jamais, ser conduzida por equipe interna.
Alternativa 2 - Dentro do contexto de um sistema de compliance, as investigações internas dentro de uma organização devem, fundamentalmente, proteger a alta direção.
Alternativa 3 - A existência de normas previamente estabelecidas sobre o procedimento de apuração das denúncias engessa a apuração e inviabiliza o alcance da verdade real.
Alternativa 4 - Dentro do contexto de um sistema de compliance é fundamental que colaboradores insatisfeitos com o trabalho não tenham oportunidade de realizar denúncias.
Alternativa 5 - Dentro do contexto de um sistema de compliance, é importante que as organizações possuam estabelecidas internamente os procedimentos a serem seguidos para recebimento e apuração de denúncias.
QUESTÃO 6
O Órgão Diretivo e a Alta Direção devem demonstrar liderança e comprometimento em relação ao sistema de gestão de compliance para assegurar que a política de compliance e os objetivos de compliance estão estabelecidos e são compatíveis com a direção estratégica da organização.

Fonte: TARGET NORMAS. ABNT NBR ISO 37.301. Disponível em: https://www.normas.com.br/visualizar/abnt-nbr-nm/13121/nbriso37301-sistemas-de-gestao-de-compliance-requisitos-com-orientacoes-para-uso. Acesso em: 10 out. 2023.

Sobre o pilar de suporte da alta direção, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A alta direção deve sempre estar ciente das ações da área de compliance, mas não precisa tomar qualquer ação específica.
Alternativa 2 - Após definido um responsável pela área de compliance, a alta direção não possui mais responsabilidade pela área de compliance.
Alternativa 3 - Após definido um responsável pela área de compliance e fixado o teto de gastos para a área, a alta direção não possui mais responsabilidade pela área de compliance.
Alternativa 4 - Um indicativo claro de que há suporte da alta direção para o sistema de compliance é a existência da contratação de uma empresa externa para realizar investigações internas.
Alternativa 5 - Um indicativo claro de que há suporte da alta direção para o sistema de compliance é a existência de um responsável pela área e de disponibilização de recursos financeiros e estruturais para o sistema.
QUESTÃO 7
Os gestores de investimentos e projetos contam com ferramentas capazes de auxiliar no processo de avaliação da viabilidade econômica, tais como VPL, TIR e TMA. O VPL é a métrica financeira que, baseado em um investimento inicial e uma série de fluxo de caixa futuro, dirá quanto vale atualmente o investimento. A TIR é a taxa de juros que faz com que o VPL de um fluxo de caixa seja igual a zero. A TMA é uma "escolha pessoal", onde cada cliente pode ter em mente um valor de taxa de rendimento que considere como valor mínimo para investir.

Fonte: SOLARMARKET. O que são TMA, VPL, TIR e Payback? Disponível em: https://solarmarket.zendesk.com/hc/pt-br/articles/6745147452187-O-que-s%C3%A3o-TMA-VPL-TIR-e-Payback. Acesso em: 05 ago. 2021.

Considerando o VPL, a TIR a TMA, quanto à verificação e a viabilidade financeira de determinado investimento, sobre o gestor classificar os projetos como economicamente viável, analise as afirmativas a seguir:

I. O VPL for positivo e a TIR maior que a TMA.

II. O VPL for menor que zero e a TIR igual a TMA.

III. O VLP for maior que 1 (um) e a TIR menor que a TMA.

IV. O VPL for maior que 0 (zero) e a TIR menor que a TMA.

V. O VPL for menor que 0 (zero) e a TIR maior que a TMA.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas
Alternativa 2 - I, III e V, apenas
Alternativa 3 - II e IV, apenas
Alternativa 4 - II, III e V, apenas
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V
QUESTÃO 8

O modelo de Três Linhas de Defesa é uma forma simples e eficaz de melhorar a comunicação do gerenciamento de riscos e controle por meio do esclarecimento dos papéis e responsabilidades essenciais. O modelo apresenta um novo ponto de vista sobre as operações, ajudando a garantir o sucesso contínuo das iniciativas de gerenciamento de riscos, e é aplicável a qualquer organização, não importando seu  tamanho ou complexidade. Mesmo em  empresas em que não haja uma estrutura ou sistema formal de gerenciamento de riscos, o modelo de Três Linhas de Defesa pode melhorar a clareza dos riscos e controles e ajudar a aumentar a eficácia dos sistemas de gerenciamento de riscos.

Fonte: IIA BRASIL. Instituto de Auditores Internos do Brasil. Declaração de Posicionamento do IIA: as três linhas de defesa no gerenciamento eficaz de riscos e controles.IIA Brasil. São Paulo, 2013.

A estrutura de defesa na gestão de riscos e compliance dentro da Administração Pública Federal é descrita pela Controladoria Geral da União (CGU) em sua cartilha Metodologia de Gestão de Riscos. O modelo é composto por três linhas de defesa que desempenham papéis distintos. Neste sentido, o papel da primeira linha de defesa é:

Alternativas
Alternativa 1 - Conduzir auditorias internas para avaliar a gestão e a supervisão dos controles internos.
Alternativa 2 - Tratar de riscos, controles internos, integridade e compliance por meio de instâncias específicas.
Alternativa 3 - Avaliar a operacionalização dos controles internos da gestão e da supervisão dos controles internos.
Alternativa 4 - Supervisionar e monitorar os controles internos executados por comitês, diretorias ou assessorias específicas.
Alternativa 5 - Executar controles internos da gestão por todos os agentes públicos responsáveis pela condução de atividades e tarefas no âmbito dos macroprocessos finalísticos e de apoio dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Federal.
QUESTÃO 9
De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) (2023), há duas grandes categorias que abrigam os principais modelos de governança adotados pelo mundo: Outsider System e Insider System.

Qual é a diferença entre o foco da gestão no Outsider System e no Insider System?

Alternativas
Alternativa 1 - Ambos focam na maximização do retorno para os acionistas.
Alternativa 2 - O Outsider System foca no acionista, enquanto o Insider System foca no controle estatal.
Alternativa 3 - O Outsider System foca no acionista, enquanto o Insider System foca no controle familiar.
Alternativa 4 - O Insider System foca no acionista, enquanto o Outsider System foca no controle governamental.
Alternativa 5 - O Outsider System não tem foco definido, enquanto o Insider System foca na maximização do retorno.
QUESTÃO 10
Com a reforma da Lei das Sociedades Anônimas e do Código Civil, em 2002, aliada ao objetivo de orientar as questões que influenciam a relação entre administradores, conselheiros, auditores independentes, acionistas controladores e acionistas minoritários, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tomou a iniciativa de lançar uma cartilha de governança intitulada “Recomendações da CVM sobre Governança Corporativa”.

De acordo com o texto apresentado, qual é o objetivo da cartilha de governança da CVM?

Alternativas
Alternativa 1 - Diminuir o poder dos acionistas.
Alternativa 2 - Reduzir a transparência nas assembleias.
Alternativa 3 - Aumentar a carga tributária das empresas.
Alternativa 4 - Proteger apenas os acionistas controladores.
Alternativa 5 - Orientar as questões que influenciam a relação entre administradores e acionistas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu