FECHAR

ATIVIDADE 3 - GINÁSTICA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - GINÁSTICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - GINÁSTICA - 53_2025

Questão 1
As ginásticas de competição reúnem todas as modalidades competitivas, sendo aquelas em que os atletas recebem notas pelo seu desempenho. Estas notas são dadas pelos árbitros que, baseados em um regulamento, atribuem valores aos exercícios apresentados pelos ginastas.
Fonte: MIRANDA, Antônio C. M.; NAKASHIMA, Fernanda S. Ginástica. Máringá : Unicesumar, 2018.


Diante do exposto, assinale a alternativa que representa estas modalidades competitivas.

Alternativas
Alternativa 1:

Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Trampolim.

Alternativa 2:

Ginástica Artística, Ginástica de Demonstração, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Trampolim.

Alternativa 3:

Ginástica Artística, Ginástica de Condicionamento Físico, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica Fisioterápica.

Alternativa 4:

Ginástica Artística, Ginástica de Demonstração, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica de Conscientização Corporal.

Alternativa 5:

Ginástica Rítmica, Ginástica de Condicionamento Físico, Ginástica Acrobática e Ginástica de Demonstração e Ginástica Fisioterápica.

Questão 2
As formas de andar se caracterizam pelas diferentes maneiras existentes para se deslocar de um ponto a outro. Segundo Peuker (1973, apud MIRANDA, 2023), andar é a execução de um deslocamento, com transferência do peso do corpo de um pé para outro, sem perda de contato com o solo.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC: Arqué, 2023.


A partir do excerto do texto apresentado po Peuker (1973), analise as afirmativas a seguir:

I. Andar valseado: esse andar é muito parecido com o dançar da valsa. Você dará um passo grande em deslocamento e dois pequenos no mesmo lugar.
II. Andar em meia ponta ou releve: a ponta do pé toca o solo, descendo para o restante do pé, enquanto isso, o outro pé já vem em ponta para dar continuidade.
III. Andar cruzado: mesma posição dos pés, corpo virado de lado para a direção em que se vai. A cada passo, cruza-se um pé na frente do outro, depois voltar do outro lado.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
Observe a imagem a seguir:

Disponível em: https://www.ciaathletica.com.br/blog/infantil/ginastica-de-solo-para-criancas/. Acesso em: 06 maio 2019.

A partir da imagem, identifique qual é o elemento da acrobacia de solo realizado pela criança e em qual (is) modalidade (s) gímnica (s) ele está presente e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Vela- GA, Gae, GR e GPT.

Alternativa 2:

Parada de mãos- GA, GR, GPT e Gacro.

Alternativa 3:

Roda- Atividades Circenses, GR, Gacro e Gae.

Alternativa 4:

Ponte- GA, Gacro, GPT e Atividades Circenses.

Alternativa 5:

Oitava- GA, Gacro, GPT e Atividades Circenses.

Questão 4
A Ginástica Acrobática é um esporte que exige muita força, em geral associada à flexibilidade, dos ginastas que a praticam. A Ginástica Acrobática engloba muitos movimentos de solo da Ginástica Artística em suas séries. Conforme afirmam os autores Merida et al. (2008), a GACRO une os elementos de salto, equilíbrio e rotação, as acrobacias de solo que vemos também na Ginástica Artística com o seu principal diferencial que é a formação de figuras ou pirâmides.
Fonte: ​MERIDA, F.; NISTA-PICCOLO, V. L.; MERIDA, M. Redescobrindo a ginástica acrobática. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 155-180, maio/ago. 2008.


Com base no excerto acima, analise as afirmativas:

I. Na Ginástica acrobática podemos encontrar somente duas funções: a base e o volante.
II. Todas as séries são executadas sem música e com coreografia. Isto ajuda favorecer os movimentos corporais.
III. ​A Ginástica Acrobática têm cinco divisões: par feminino, par masculino, par misto, trio feminino e quarteto masculino.
IV. Durante a coreografia, os ginastas desempenham diferentes papéis que são definidos de acordo com a sua estrutura corporal (peso e altura).

​Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As alternativas I e II estão corretas

Alternativa 2:

As alternativas II e III estão corretas

Alternativa 3:

As alternativas III e IV estão corretas

Alternativa 4:

As alternativas I, II e III estão corretas

Alternativa 5:

As alternativas II, III e IV estão corretas

Questão 5
O processo de inserção das artes (dança, música e artes cênicas) e da pedagogia no campo da Educação Física, resultou no desenvolvimento da Ginástica Rítmica, consolidou como uma modalidade que une a elegância do ballet e o drama do teatro acompanhada da interpretação da música que orienta o ritmo e a intensidade dos movimentos que compõem a série.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.


Com relação às características da GR, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de equilíbrio, além de força e agilidade, aliados à montagem de figuras acrobáticas com suas parceiras.

Alternativa 2:

Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de força e agilidade, realizados sobre um dos seus aparelhos: solo, trave, barras assimétricas e salto sobre a mesa.

Alternativa 3:

Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de flexibilidade, além de força e agilidade, aliados ao domínio de um dos seus aparelhos manuais: arco, bola, maças e fita.

Alternativa 4:

Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de flexibilidade, além de força e agilidade, aliados ao domínio de um dos seus aparelhos manuais: claves, bastões, cordas e bolinhas.

Alternativa 5:

Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de flexibilidade, além de força e agilidade, aliados ao domínio de movimentos acrobáticos realizados durante o voo sobre o trampolim.

Questão 6
Existem várias denominações dos padrões de movimento a partir de diferentes autores. No entanto, utilizaremos a proposta de Russel e Kinsman (1986 apud NUNOMURA; TSUKAMOTO, 2005). Para os autores, todos os movimentos realizados na Ginástica partem dos Padrões Básicos de Movimento (PBMs).
Fonte: NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. Fundamentos da ginástica artística. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICOLLO, V. L. (org). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte, 2005.
Um princípio mecânico de um dos PBMs, é a aplicação de força interna ou externa para produzir um deslocamento rápido do CG. Essa força deverá ser de magnitude suficiente, na direção desejada e aplicada a um corpo rígido.


Assinale a alternativa do PBM que corresponde a essa definição:

Alternativas
Alternativa 1:

Saltos.

Alternativa 2:

Balanços.

Alternativa 3:

Rotações.

Alternativa 4:

Aterrissagens.

Alternativa 5:

Deslocamentos.

Questão 7
Temos uma infinidade de aparelhos (oficiais ou não) que podemos utilizar na prática da Ginástica e do circo. No entanto, muitas vezes, o material pode não estar disponível porque tem um custo alto, ou também porque nos locais em que atuam não há espaço apropriado para a sua disposição. Dessa forma, os profissionais querem sempre conhecer algumas alternativas, que possibilitem a iniciação esportiva.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.


A partir do trecho acima, assinale a alternativa correta sobre a construção de materiais:

Alternativas
Alternativa 1:

A construção de materiais alternativos não compensa, pois, fica mais caro do que comprar o pronto.

Alternativa 2:

A construção de materiais alternativos não é indicada, pois, não é fácil de se encontrar os materiais para construção.

Alternativa 3:

A construção de materiais alternativos atrapalha na formação das crianças, pois, desvaloriza o material fabricado pela indústria.

Alternativa 4:

A construção de materiais alternativos não é necessária, pois, sempre temos os materiais oficiais disponíveis em nosso local de trabalho.

Alternativa 5:

A construção de materiais alternativos é importante, visando a aprendizagem que a confecção de um material pode proporcionar, além da valorização que muitas vezes se tem mais para o que é feito e não comprado.

Questão 8
A exemplo do futebol, que possui a Fédération Internacionale de Football Association (FIFA), ou como o voleibol, que também possui a Fédération Internacionale de Volleyball (FIVB), a ginástica também possui uma organização responsável denominada Fédération Internacionale de Gymnastique (FIG).
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: Unicesumar, 2018.
A partir do excerto anterior, assinale a alternativa que demonstre quais são os outros órgãos responsáveis pela ginástica, na realidade brasileira, para além da FIG:
Alternativas
Alternativa 1:

União Asiática de Ginástica, Confederação Japonesa de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.

Alternativa 2:

União Africana de Ginástica, Confederação Americana de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.

Alternativa 3:

União Europeia de Ginástica, Confederação Brasileira de Ginástica, Federação Paranaense de Ginástica.

Alternativa 4:

União Panamericana de Ginástica, Confederação Europeia de Ginástica, Federação Paulista de Ginástica.

Alternativa 5:

União Panamericana de Ginástica, Confederação Brasileira de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.

Questão 9
A partir do ano de 1800, surge o Movimento Ginástico Europeu, composto por quatro escolas. Seus criadores foram médicos, pedagogos e militares, com o intuito de organizar a prática das atividades físicas, priorizando a valorização da saúde por meio da prática regular de exercícios físicos associados à transmissão de regras sociais extremamente patrióticos.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Diante do exposto, sobre as características das escolas que compõem esse movimento, analise as afirmativas a seguir:

I. Escola Alemã: surge no início do século XIX, sob a influência de Guts Muths - o pai da ginástica pedagógica. Ela visava a importância da fisiologia e da prática voltada a constituição de cada indivíduo, constituindo um fator fundamental da Ginástica na Alemanha.
II. Escola Sueca: integra a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento social, sendo necessários homens completos. Ele era orientada tanto para militares quanto para toda a população, no intuito de criar o “homem universal”.
III. Escola Francesa: o proponente desse método é Pehr Henrik Ling (1776-1839), que desenvolveu uma ginástica impregnada de nacionalismo e destinada a regenerar o povo, tornando os homens capazes de preservar a paz na França.
IV. Escola Inglesa: denominada de movimento esportivo inglês, pelo seu caráter competitivo, é um dos métodos mais conhecidos e difundidos mundialmente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III, apenas.

Questão 10
Para Santos (2001, p. 23), a Ginástica Geral (GPT) “é um campo bastante abrangente da ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginásticas.
Fonte: ​SANTOS, José C. E. Ginástica geral: elaboração de coreografias, organização de festivais. Jundiaí, SP: Fontoura, 2001.


Assinale a alternativa que apresente uma das características mais marcantes da Ginástica Geral (GPT), que a diferencia das demais ginásticas reconhecidas pela FIG (Federação Internacional de Ginástica):
 

Alternativas
Alternativa 1:

A ausência de competição.

Alternativa 2:

A obrigatoriedade de uso de aparelhos.

Alternativa 3:

A falta de técnica na execução das séries.

Alternativa 4:

A obrigatoriedade de separação entre os sexos.

Alternativa 5:

A ausência de elementos corporais da ginástica nas apresentações.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu