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ATIVIDADE 3 - GCOM - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - GCOM - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - GCOM - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

 

QUESTÃO 1
Os indicadores organizacionais são medidas quantitativas e qualitativas utilizadas para organizar e reter informações relevantes sobre o que se pretende observar.​ Para que os indicadores sejam efetivos, é necessário que apresentem características que facilitem sua aplicação e compreensão pelos colaboradores.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os indicadores precisam ser simples de entender e em número reduzido, para que possam ser interpretados em profundidade pelos funcionários.

PORQUE

II. Indicadores eficazes são aqueles que orientam para a ação, possibilitando que os colaboradores compreendam o que devem fazer para influenciar os resultados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 2
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) ressalta que a decisão sobre quais canais adotar é estratégica e deve ser feita com cautela. Antes de optar por qualquer canal, é importante considerar diferentes critérios, incluindo os investimentos necessários, pois escolhas inadequadas podem gerar impactos negativos sobre o modelo econômico do empreendimento. Em geral, a definição dos canais deve levar em conta o objetivo do negócio, as tecnologias disponíveis e a orientação para o mercado. Uma avaliação inicial pode ser realizada ao analisar tanto os aspectos quantitativos, como custos e retornos esperados, quanto os qualitativos, como percepção de valor para o cliente e alinhamento com a estratégia da empresa.

​Assinale a alternativa que corresponda corretamente exemplos de escolha quantitativa ou qualitativa que precisam ser consideradas na escolha do design do canal:

Alternativas
Alternativa 1 - Um aspecto qualitativo é a manutenção dos estoques.
Alternativa 2 - Um aspecto qualitativo é a quantidade de clientes a atender.
Alternativa 3 - Um aspecto quantitativo é a natureza dos serviços a prestar.
Alternativa 4 - Um aspecto quantitativo é a linha de produtos para distribuir.
Alternativa 5 - Um aspecto quantitativo e qualitativo são as estratégias individuais.
QUESTÃO 3

Além dos conflitos, as relações entre empresas também podem gerar parcerias que favorecem todos os envolvidos. As chamadas alianças estratégicas permitem que organizações compartilhem recursos, reduzam custos, ampliem canais de distribuição e acelerem sua entrada em novos mercados. Exemplos como a parceria entre a Best Buy e a Samsung nos EUA mostram que a cooperação pode ser essencial para revitalizar negócios e fortalecer a presença de mercado.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A aliança estratégica ocorre quando duas ou mais organizações estabelecem conexões duradouras, atravessando aspectos jurídicos, econômicos e interpessoais, de forma a perseguirem objetivos comuns.

PORQUE

II. Nas alianças estratégicas, os benefícios se concentram exclusivamente em um dos lados da relação, já que o outro deve abrir mão de seus recursos pensando nas contrapartidas diretas.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 4
Os canais de distribuição são intermediadores entre a entrega de um produto ou serviço a seus clientes, garantindo que essa entrega ocorrerá na hora e na quantidade adequada para o consumidor. De certo modo, Kotler e Keller (2012) consideram os canais de distribuição como sinônimos de canais de marketing, ao afirmar que canais de marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um bem ou serviço para uso ou consumo.
Fonte: ​KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Educations do Brasil, 2012.

Com base no quadro sobre as decisões do marketing mix, qual alternativa melhor descreve as decisões de Promoção no contexto da gestão de canais de distribuição:

Alternativas
Alternativa 1 - As decisões de Promoção no contexto da gestão de canais de distribuição buscam analisar como e onde os clientes usarão o produto e como eles irão experienciá-lo.
Alternativa 2 - As decisões de Promoção no contexto da gestão de canais de distribuição buscam determinar o valor do produto ou serviço para o comprador e comparar com os preços da concorrência.
Alternativa 3 - As decisões de Promoção no contexto da gestão de canais de distribuição buscam entender o que os clientes desejam do produto ou serviço e quais recursos atendem às suas necessidades.
Alternativa 4 - As decisões de Promoção no contexto da gestão de canais de distribuição buscam estabelecer onde os clientes-alvo compram, se estão usando dispositivos móveis ou desktops e em quais redes sociais se engajam.
Alternativa 5 - As decisões de Promoção no contexto da gestão de canais de distribuição buscam decidir como alcançar o público-alvo, escolher os melhores canais para enviar as mensagens de marketing e identificar quando é a melhor hora para promover.
QUESTÃO 5

No ambiente de negócios atual, as empresas buscam formas de crescer de maneira mais rápida e eficiente, reduzindo riscos e aproveitando oportunidades que sozinhas poderiam ter dificuldade de alcançar. Uma das estratégias utilizadas é a aliança estratégica, que permite a cooperação entre organizações para compartilhar recursos, conhecimentos e capacidades, ampliando seu alcance no mercado.

Considerando os benefícios desse tipo de parceria, assinale a alternativa correta que representa uma vantagem de participar de uma aliança estratégica:

Alternativas
Alternativa 1 - Aumento de custos.
Alternativa 2 - Produtos já estabelecidos no mercado.
Alternativa 3 - Aprimoramento de canais de distribuição.
Alternativa 4 - Copiar e vender o produto do concorrente.
Alternativa 5 - Dificuldade de entrar em um novo mercado.
QUESTÃO 6
A repercussão sobre qual será o futuro da Americanas, após anunciar inconsistências contábeis estimadas em R$ 20 bilhões, tomaram o mercado na quinta-feira, dia 12 de janeiro de 2023. Em pauta, está o futuro da rede de varejo mais antiga do país, fundada em 1929. O Brasil assistiu nos últimos dias a gigante Lojas Americanas – que também é um atacarejo, descobrir uma decepção bilionária, que deixa incerto o futuro da empresa.

 

Fonte: https://exame.com/exame-in/americanas-nao-e-a-unica-em-busca-de-futuro-pao-de-acucar-precisa-de-um-plano-para-crescer-e-durar/. Acesso em: 30 de ago de 2023.

 

O texto mostra o tamanho da importância dos atacarejos no Brasil, principalmente como alternativa para preços mais baixos. Nesse sentido, a notícia de incerteza do futuro, tanto da gigante Americanas quanto do Pão de Açúcar, revela que esse segmento precisa se fortalecer e se reinventar, não só no que diz respeito à logística e distribuição, mas também à competitividade e permanência no mercado.

 

Fonte: LIMA, C. E. Gestão de Canais de Distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

 

Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ainda que a notícia mencionada no texto seja de preocupação, cabe destacar que o atacarejo apresenta ser o setor com o crescimento anual maior do que o segmento supermercadista tradicional.

II. Um ponto que pode gerar problemas para o futuro do atacarejo é que, embora exista a vantagem para o consumidor final, o canal pode se tornar um concorrente para seus clientes varejistas.

III. Sob a ótica do consumidor, o segmento de atacarejo pode representar uma opção vantajosa, como, por exemplo, o consumidor optar por ele em detrimento de supermercados e hipermercados.

IV. Uma característica bastante marcante dos atacarejos é que, por seu porte e finalidade, eles dificilmente se instalarão em cidade de pequeno porte, haja vista o custo e o retorno esperado não serem atrativos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
O tempo de conexão aumentou, e a busca por praticidade fez com que os aplicativos de compras surgissem como uma solução de distribuição e visibilidade muito eficaz. Esse tipo de canal, ajuda a automatizar os negócios, oferecendo um melhor atendimento ao cliente. Com os aplicativos, as marcas não precisam se esforçar para se estabelecerem e podem gerar uma conexão profunda com os usuários.

Fonte: LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre os aplicativos de compras, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Além dos sites, a comercialização por meio de aplicativos também é uma possibilidade promissora para as empresas. Podemos dizer que com as rápidas transformações no cenário digital, ter uma forte presença móvel tornou-se uma necessidade.

PORQUE

II. Pensar nesse canal tem sido cada vez mais estratégico, considerando o papel que os smartphones com conexão assumiram na vida das pessoas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Analise o texto a seguir.

Tok&Stok é uma empresa de e-commerce brasileira especializada em um grupo restrito de mercadorias, com foco em categorias específicas como móveis e decoração. A Tok&Stok se destaca por suas interfaces de navegação intuitivas e serviços excepcionais. Operada por varejistas que também possuem lojas físicas, a empresa oferece uma ampla gama de serviços e é altamente ativa em promoções, especialmente no que diz respeito ao envio, manuseio e trocas de produtos.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.



Considerando a definição presente no texto, a loja destacada representa qual tipo de site:

Alternativas
Alternativa 1 - Megasite.
Alternativa 2 - Site básico.
Alternativa 3 - Marketplace.
Alternativa 4 - Site de exibição.
Alternativa 5 - Site especializado.
QUESTÃO 9
Intermediários desempenham diferentes funções nos canais de distribuição. Comerciantes compram produtos e os revendem, representantes negociam em nome do fabricante sem possuir direitos sobre os produtos, e facilitadores oferecem suporte logístico, financeiro ou promocional, sem negociar ou possuir produtos.

Fonte: adaptado de LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2023.

Com relação aos tipos de intermediários nos canais de distribuição, avalie as asserções a seguir e a relação prosposta entre elas:

I. Atacadistas e varejistas são exemplos de intermediários que compram produtos para revendê-los.

PORQUE

II. Representantes não possuem os produtos, apenas intermediam negociações em nome do fabricante.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 10
Recentemente, o setor atacadista tem mostrado um crescimento notável, refletido no aumento da sua participação no mercado e na expansão de suas operações. Essa tendência destaca a importância crescente dos atacadistas no abastecimento de produtos e na sustentação de redes de varejo diversificadas e eficazes (TELLES, 2017).

 

Fonte: TELLES, R.; STREHLAU, V. I. Canais de marketing e distribuição. São Paulo: Saraiva, 2017.

 

Com base no texto e nas definições apresentadas, analise as asserções a seguir sobre o papel e a função do canal de distribuição atacadista.

I. O atacadista desempenha um papel crucial ao comprar grandes quantidades de mercadorias e revendê-las a outros intermediários, como pequenos varejistas e empreiteiros.

II. Os atacadistas focam em vendas para consumidores finais e não são relevantes para o setor de varejo, visto que sua principal função é atender ao consumidor doméstico diretamente.

III. A atuação dos atacadistas contribui para a eficiência na cadeia de distribuição, permitindo que os fabricantes se concentrem na produção, enquanto os atacadistas lidam com a revenda e a logística das mercadorias para os consumidores domésticos.

IV. O crescimento do setor atacadista reflete a importância crescente desses intermediários no mercado, uma vez que eles facilitam o acesso a grandes quantidades de produtos para os pequenos varejistas e outros clientes comerciais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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