FECHAR

ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 53_2025

Questão 1
O estudo aprofundado e minucioso sobre o movimento humano empreendido por Laban tem até hoje oferecido contribuições brilhantes para as áreas de Dança, Teatro, Psicologia, Antropologia, Sociologia, Saúde e principalmente, para a Educação Física.
MARQUES, I. A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281, 2002.


Acerca dos conhecimentos presentes no livro didático sobre Rudolf Laban, analise as afirmações abaixo:

I. ​O húngaro realizou estudos reflexivos sobre as danças e brincadeiras da atualidade.
II. ​ O autor produziu uma organização nomeada de Labanotation, que se caracteriza como um método categórico para notação dos movimentos.
III. ​Laban é considerado como o maior teórico da dança contemporânea, pois foi responsável pela criação do sistema denominado de Sistema Laban.
IV. Rudolf Laban defendia o pensamento através do movimento, no qual é possível compreender a dança como uma atividade que auxilia na comunicação.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 2
Refletir sobre o gosto que aprova e reprova as linguagens de dança existentes em nossa sociedade nos direciona a outro olhar para o componente curricular de dança, o da investigação. Geralmente, quando vamos a algum evento em que há a modalidade “dança”, as pessoas nos perguntam se gostamos ou não. Independentemente, se a resposta for positiva ou negativa, sempre haverá o questionamento do “por que” logo na sequência.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.


Assim, com base nessa informação, analise as asserções a seguir:

I. Os julgamentos que praticamos podem ser aproveitados como uma possibilidade pedagógica para o estudo teórico da dança.

Porque

II. É evidente que professores e profissionais de Educação Física necessitam de uma formação ampla e não restrita acerca da dança.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
O termo dança “moderna” é obviamente inadequado. Não é sinônimo de dança contemporânea, porque de modo algum a engloba. É um termo exato apenas temporariamente, uma vez que no futuro, quando um tipo mais avançado de dança houver surgido, será impossível referir-se à dança atual como moderna. Não obstante, em todas as artes, este é um termo geral que vem obtendo sucesso em causar desconforto.
Fonte: STRAZZACAPPA, M. A Dança Moderna. Pro-posições, v. 18, n. 1, p. 229–259, 2007.
Apesar do termo não ser tão correto, a dança moderna surge para desacatar o rigor das danças clássicas e acadêmicas. Nesse sentido, avalie as afirmações a seguir:

I. A dança livre é uma proposta que não busca se direcionar para nenhuma técnica ou escola específica, porque a técnica apresentava muito interesse.
II. Nesse período, ocorreu o surgimento do balé moderno, que possibilitou a utilização de movimentos próximos ao solo, por exemplo.
III. A grande representante desse período foi Isadora Duncan, conhecida como a bailarina dos pés descalços.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 4
O Ritmo é um termo que faz parte do nosso vocabulário e utilizamos em diversas situações do nosso dia a dia. Sabemos também, que é por meio do ritmo que o ser humano se move e expressa sua individualidade, destacando que cada indivíduo possui ritmos diferentes para desempenhar atividades distintas.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.


Diante do exposto acima e de posse dos conhecimentos obtidos nas aulas, analise as alternativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

I. O movimento da Terra, como o de translação, por exemplo, que é percebido pelo ritmo da troca das estações do ano é considerado um ritmo individual.
II. Ritmo individual é caracterizado pela uniformidade, podendo ser identificado na escrita e leitura sem sofrer alterações.
​III. O ritmo individual pode ser reconhecido no caminhar e correr, que pode ser diferente em cada indivíduo.

É correto o que se afirma em:


Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F

Alternativa 2:

V, F, F

Alternativa 3:

F, F, F

Alternativa 4:

V, V, V

Alternativa 5:

F, F, V

Questão 5

Para além do entendimento sobre o movimento humano e seus ritmos é necessário compreendermos como o corpo tem sido conceituado durante toda construção histórica da sociedade. Muitas são as percepções e entendimentos acerca do assunto durante as diferentes épocas, desde a antiguidade até o presente momento.

Fonte: ​NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá-PR; UniCesumar, 2016.

Diante do exposto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):

I. Na antiguidade o corpo era visto como fruto da inconsciência e inferior ao espírito.
II. Dentro do cristianismo, evidencia-se o corpo, ele fruto das relações que geram vidas e estabelecerem as verdadeiras relações humanas.
III. Com a chegada dos pensadores modernos, principalmente Descartes, surge um novo conceito de corpo e não se propaga mais o ideal dualista.
IV. Durante séculos o corpo foi entendido como algo gerador do pecado que afasta o homem do seu verdadeiro propósito, a busca pela verdade absoluta.
V. A fenomenologia vem se opor às dominações conceituais do dualismo, retrata a importância das experiências sensíveis, corporais, para a construção do homem em sua essência, totalidade.

É correto o que se afirma:


Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V, F e F.

Alternativa 2:

V, F, F, V e V.

Alternativa 3:

F, V, V, F e V.

Alternativa 4:

F, F, F, V e F.

Alternativa 5:

V, V, F, F e F.

Questão 6
Isadora Duncan foi a primeira bailarina a se libertar das sapatilhas de ponta, dançando de pés descalços, e a substituir os apertados tutus por túnicas esvoaçantes, assim como as gregas. Para ela a dança era um movimento interno, ou um movimento do espírito que deveria rejeitar a herança cultural em prol da liberdade.
Fonte: ​LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando a importância histórica de Duncan, avalie as afirmações a seguir.

I. É considerada a preceptora da dança moderna por não seguir uma técnica específica ou uma escola.
II. Explorou movimentos no solo com liberdade, trazendo o "homem real" para a dança.
III. Teve como sua seguidora a alemã Pina Bausch que divulgou a dança moderna.
IV. A questão religiosa foi um traço marcante em suas coreografias.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II apenas.

Alternativa 2:

II e III apenas.

Alternativa 3:

III e IV apenas.

Alternativa 4:

I, II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV apenas.

Questão 7

A linguagem corporal carrega inúmeros significados, por meio da forma com que nos portamos em uma determinada situação é possível indicar o que estamos sentindo e até mesmo pensando. A dança também se apropria dessa linguagem  e permite grande interpretações e apresentações.

Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá-PR; UniCesumar, 2016.

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:​

I. Os movimentos corporais nem sempre são dançantes, o que nos faz diferenciá-los é a mensagem que o movimento consegue transmitir.

PORQUE

II. A dança se apropria a expressão corporal para efetivar e dar sentido aos movimentos e assim, transmitir e criar um elo de comunicação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
A imagem a seguir demonstra um c. Para o público, a experiência é diferente de quem se apresenta. Compreendemos que existem vários elementos que podem caracterizar a ação de quem assiste ou participa de um espetáculo de dança, visto que são ações opostas. A interpretação é a ação da bailarina que se apresenta no palco.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.

Figura 1
Fonte: Disponível em: https://bhaz.com.br/guia-bhaz/bale-russo-palacio-das-artes/. Acesso em: outubro de 2023.

Acerca desse conceito, avalie as asserções a seguir:

I. A interpretação postula a reprodução de uma mensagem, geralmente, teatral.

PORQUE
II. Os movimentos devem ser direcionados para que a mensagem seja comunicada aos que assistem à apresentação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
As estratégias produtivas utilizadas pelo padrão produtivo anteriormente caracterizado demonstraram seus sinais de esgotamento em finais dos anos 1960. Desde então, elas não permitiram as taxas de lucro requeridas pelo capital, ensaiando-se uma nova crise: a crise estrutural do capital.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre as mudanças tecnológicas e os impactos no estilo de vida, analise as afirmativas a seguir:

I.  A ausência de descanso altera as organizações do metabolismo e pode ter consequências ainda não estudadas.
II. Um ponto positivo diz respeito à quebra de barreiras de espaço e tempo, bem como ao aumento de horas efetivas trabalhadas.
III. O aumento no número de acidentes, seja no trânsito, seja ao caminhar, foi potencializado pela utilização excessiva de aparelhos tecnológicos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10
A dança apresenta esta possibilidade, pois além de trabalhar aspectos que envolvem a construção do pensamento, a criatividade e as ideias de tempo-espaço, melhora a manutenção do equilíbrio e da postura corporal.
Fonte: CAZÉ, C. M. de J. O.; OLIVEIRA, A. da S. Dança Além da Visão: possibilidades do corpo cego. Pensar a Prática, v. 11, n. 3, p. 293–293, 2008. p. 295.
Para Laban, existem duas maneiras para se trabalhar o movimento. Relembrando essas classificações, avalie as afirmações a seguir:

I. O movimento de impulsos internos está direcionado para os aspectos ocultos do ser humano.
II. O movimento virtuoso está associado aos fatores externos da vida.
III. O movimento semiótico condiz aos processos interiores humanos.
IV. O movimento tangível diz respeito aos aspectos externos da vida.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu