FECHAR

ATIVIDADE 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 54_2025

Questão 1

A educação especial, no Brasil, não deve ser vista como uma divisão educacional com caráter assistencialista, pois se trata de uma modalidade de ensino prevista em lei. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, capítulo V, Art. 58, traz em seu bojo uma especificidade, a qual é atender obrigatoriamente alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Nesta perspectiva, entra em cena a Educação Física, no sentido de colaborar com a educação especial, objetivando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.

Fonte: SILVA, C. S.; NETO, S. S.; DRIGO, A. J. Os professores de Educação Física Adaptada e os saberes docentes. Journal of Physical Education. UNESP, p. 481-492, 2009. Disponível em: https://bityli.com/mrYocrbm. Acesso em: 19 set. 2022.

Considerando o texto e as informações sobre a educação física adaptada, analise as afirmativas:

I. Os profissionais de educação física adaptada devem utilizar dos auxílios físico, verbal e gestual.

II. As atividades aplicadas na educação física adaptada devem ter acentuada a adaptação realizada, par se ter noção da diferença.

III. O profissional de educação física adaptada deve dar uma atenção especial aos indivíduos com deficiência; com relação aos demais, é importante a superproteção.

IV. A demonstração é uma técnica que pode ser utilizada nas aulas de educação física adaptada, onde o profissional irá expor por meio de ações demonstrativas o que se espera que o indivíduo realize.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 2

Para Sassaki (1997), a inclusão social vem acontecendo e se efetivando em países desenvolvidos desde a década de 1980. De acordo com Aguiar (2002; 2004), no Brasil foi só a partir da Constituição da República Federativa de 1988 que aumentou o número de estudos voltados para essa área. Ainda segundo Aguiar, no campo da educação formal eles começaram a ocorrer, de forma mais sistemática, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996.

Fonte: AGUIAR, J. S.; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, p. 223-240, 2005. Disponível em: https://bityli.com/QKCuYwb. Acesso em: 19 set. 2022.

Considerando o texto e as informações a respeito da inclusão e a Educação física, avalie as afirmativas a seguir:

I. A valorização do indivíduo e a aceitação das diferenças fazem parte dos princípios da inclusão.

II. A autoestima e a autoconfiança se tornam mais evidente quando há o incentivo a inclusão, diminuindo a desigualdade.

III. A inclusão quando realizada nas aulas/treinos  de educação física proporciona um ambiente promissor para a estimulação e motivação dos indivíduos.

IV. A inclusão de um indivíduo nas aulas/treinos de educação física é entendida como a participação de todos e, para isso, não é preciso descaracterizar uma atividade, mas adaptá-la.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3

A Educação Física e o Desporto, dimensões essenciais da Educação e da Cultura, devem desenvolver em todo ser humano as aptidões, a vontade e o domínio próprio, além de favorecer sua plena integração dentro da sociedade. A continuidade da atividade física e da prática dos desportos deve ser assegurada durante a vida, mediante uma educação global, permanente e democratizada. Uma Educação Física que seja realmente adepta à inclusão é aquela que coloca o indivíduo como parte integrante do grupo, não como um indivíduo que está na aula/treino apenas fisicamente, e que não é envolvido nela, deixando de vivenciar as mesmas experiências das outras.

Fonte: TINOCO, D. F.; OLIVEIRA, F. F. A inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. Revista Digital Efdeportes, Buenos Aires, n. 138, 2009. Disponível em: https://bityli.com/Yooydktb. Acesso em: 20 set. 2022.

Em uma atividade (aula/treino), na Educação Física Inclusiva, com foco nas corridas de velocidade para deficientes visuais, os procedimentos indicados são:

I. A corrida deve ser orientada.

II. Os indivíduoa devem formar duplas e utilizar guias.

III. Um indivíduo será vendado e o outro guiará o colega através da guia.

IV. O local deve estar em silêncio e deve ser no gramado para ter mais aderência.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
A deficiência motora pode ser compreendida pelo nível de comprometimento motor do sujeito em questão. Dentro desses níveis podemos observar a deficiência motora leve, a deficiência motora moderada e a deficiência motora severa. Ciente dessas diferenças, o profissional de Educação Física deverá respeitar as especificidades e individualidades dos indivíduos ao adaptar as atividades/treinos.
Fonte: FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2021.


Considerando as adaptações que o profissional deverá realizar ao ministrar aulas/treinos de Educação Física para os indivíduos com deficiência motora analise as afirmativas abaixo:

I. É preciso evitar adaptações das regras de todos os conteúdos/exercício físicos, para que os indivíduos com deficiência não sejam prejudicados em sua aprendizagem.
II. É importante aplicar o conteúdo/exercícios físicos com todas as suas características, fundamentos, regras, sem exceções, para que o indivíduo com deficiência compreenda o conteúdo de forma integral.
III. A modificação das regras dos conteúdos/exercícios físicos poderá ser proposta tanto pelo profissional quanto pelos indivíduos, a fim de promover a participação das pessoas com deficiência.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Alternativa 3:

I e III apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 5
Diferente do que muitas pessoas pensam o conceito de acessibilidade não se ampara apenas no pressuposto de adaptar a infraestrutura da sociedade com rampas e pisos táteis para que o individuo com deficiência tenha acesso as intituições que fazem parte da sua rotina, como, ensino regular, escola especializada, clubes, academias, entre outros. Para que esse indivíduo se sinta incluído no meio social é necessário analisar as diversas questões dimensões de acessibilidade descritas por Dischinger e Machado (2006, apud FAVATTO, 2019).
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Tendo em vista as dimensões de acessibilidade descrita pelos autores, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I - A acessibilidade arquitetônica refere-se à adequação do ambiente  da Instituição físico em todos os recintos internos e externos e nos transportes coletivos.
II - A acessibilidade comunicacional refere-se à extinção de barreiras na comunicação interpessoal (face-face, língua de sinais, linguagem corporal, linguagem gestual etc.).
III- A acessibilidade instrumental diz respeito aos programas e práticas de conscientização das pessoas em geral, resultando em quebra de preconceito, estigmas, estereótipos e discriminações.
IV - Acessibilidade atitudinal refere-se à eliminação de barreiras nos materiais de estudo (lápis, caneta, régua, teclado do computador, materiais pedagógicos), de atividade da vida diária, exercício físico, esporte e recreação.
V - A acessibilidade metodológica refere-se à extinção de barreiras nos métodos e técnicas de estudo, adaptações curriculares, adaptações no treinamento( exercício físico), novo conceito de avaliação de aprendizagem, de educação e de didática, entre outros.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II, apenas.

Alternativa 2:

I, II, V, apenas.

Alternativa 3:

II, III, V, apenas.

Alternativa 4:

I, III, IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV, V.

Questão 6
Podemos entender a atividade física como a totalidade de movimentos executados no contexto do esporte, da aptidão física, da recreação, da brincadeira, do jogo e do exercício. Num sentido mais restrito é todo movimento corporal, produzido por músculos esqueléticos que provoca um gasto de energia (Barbanti,2003, p. 53).
Fonte: BARBANTI, V. J. Dicionário de educação física e esporte. São Paulo: Manole, 2003. BRASIL. Ministério da Saúde.
Considerando o tempo de duração das atividades para crianças com deficiência entre 3 a 5 anos, descrito no Guia de Atividade Física para a População Brasileira, avalie as afirmações a seguir:

I. Pelo menos 30 minutos por dia de barriga para baixo (posição de bruços), podendo ser distribuídas ao longo do dia.
II. Pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade, podendo ser distribuídas ao longo do dia.
III. Pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade, sendo, no mínimo, 1 hora de intensidade moderada a vigorosa que pode ser acumulada ao longo do dia.

É correto o que se afirma em:


Alternativas
Alternativa 1:

II apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Alternativa 3:

I e II apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
“E no que concerne aos que receberam corpo mal organizado, deixa-os morrer [...]. Quanto às crianças doentes e às que sofreram qualquer deformidade, serão levadas, como convém, a paradeiro desconhecido e secreto” (PLATÃO, apud SILVA, 1987).
​Fonte: SILVA, Oto. Marques. A epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
A fala de Platão nos faz refletir sobre como o deficiente foi desprezado em determinados períodos da história. Dentro desse contexto, assinale a alternativa que corresponde à essa fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência:
Alternativas
Alternativa 1:

Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Marcada pela criação da primeira escola especializada no Brasil para deficientes visuais no Rio de Janeiro.

Alternativa 2:

Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Reconhecido pelo desenvolvimento de escolas e turmas especiais em instituições públicas.

Alternativa 3:

Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Muitas pessoas acreditavam que o fato de nascer uma criança com deficiência na família estava associado ao pecado.

Alternativa 4:

Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Reconhecido também como um período de segregação, no qual as pessoas com deficiência eram colocadas em instituições residenciais.

Alternativa 5:

Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Momento em que os pais vendiam seus filhos com deficiência para o circo e os colocavam em exposição em praças públicas.

Questão 8
O profissional de Educação Física sempre deverá utilizar abordagens para a melhor compreensão da tarefa a ser realizada pelo indivíduo com deficiência. Em determinadas situações, pode-se combinar mais de uma instrução ou utilizá-la de forma individual. O autor destaca as seguintes abordagens: orientação verbal, demonstração, assistência física e brailing.
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando as abordagens descritas pela autor, avalie as afirmações a seguir:

I. Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do indivíduo para que ele aprenda o movimento cinestesicamente.
II. Orientação verbal: explicar de forma clara e objetiva verbalmente o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.
III. Demonstração: orientar o indivíduo por meio do tato a perceber a execução de um movimento ou habilidade realizados pelo profissional ou por um colega.
IV. Brailling: expor de maneira exemplificada, por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
O nome paralimpíadas advém de olimpíadas. A palavra é uma junção dos termos “para” que significa um ao lado do outro e olimpíada de Olímpia, região que originou os jogos desportivos. O histórico das paralimpíadas é muito interessante por apresentar uma grande relação com soldados combatentes da Segunda guerra mundial.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre as principais características do surgimento dos Jogos Paralímpicos, avalie as afirmativas a seguir:

I. O médico Ludwig Guttman foi o organizador dos primeiros jogos internos com o intuito de tornar a recuperação dos soldados mais prazerosa.
II. O médico Ludwig Guttman, ao encontrar soldados sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, inseriu o esporte adaptado nesses centros de reabilitação
III. Os primeiros paratletas a participar dos Jogos Paralímpicos foram os soldados combatentes da Segunda Guerra Mundial que apresentavam sequelas motoras.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

I, II apenas.

Alternativa 4:

II, III apenas.

Alternativa 5:

I, II, III.

Questão 10
Por muitos anos os pesquisadores avaliaram o nível de capacidade intelectual considerando apenas o QI (quociente de inteligência) do indivíduo. Por meio do QI, foram estabelecidos níveis para categorizar a deficiência intelectual. Sendo eles: leve, moderado, severo e profundo, que são compreendidos de acordo com a gravidade do atraso no funcionamento intelectual, em déficits na função adaptativa social e de QI.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Pautado nos níveis descritos acima, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I. Os indivíduos com deficiência intelectual moderada não podem cuidar de si mesmos e não possuem linguagem.
II. Os indivíduos com deficiência intelectual severa são capazes de se comunicar e aprender habilidades básicas. Podem cuidar de si de maneira independente.
III. Os indivíduos com deficiência intelectual leve são capazes de se comunicar e aprender habilidades básicas. Podem cuidar de si e realizar trabalhos domésticos.
IV. Os indivíduos com deficiência intelectual profunda apresentam limitação para expressar emoções. Apresentam convulsões e sua expectativa de vida é reduzida.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

F; F; F; V.

Alternativa 2:

V; F; V; F.

Alternativa 3:

F; F; V; V.

Alternativa 4:

V; V; V; V.

Alternativa 5:

F; V; F; V.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu