FECHAR

ATIVIDADE 3 - EDU - RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - EDU - RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - EDU - RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

Questão 1
Assim como o corpo era castigado e considerado impuro na Idade Média, as manifestações do corpo não eram permitidas, pois não aproximavam o indivíduo de Deus. Neste período, o corpo era compreendido como perigoso, em especial o feminino, pois era visto como um “lugar de tentações”​. O materialismo corporal tinha que ser visto como algo flagelativo, pesado e que merecesse punições, sendo elas físicas ou até mesmo psicológicas.​
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.


O corpo era o principal obstáculo na busca pela vida eterna. Neste sentido, analise as afirmações abaixo:

I. No medievo também foi observado desenvolvimento da dança no meio aristocrático, por meio de eventos da nobreza, como por exemplo os bailes ou danças da corte, que abandonaram a espontaneidade das danças populares.
II. O jogral era um estilo de dança que foi muito praticado durante o período de repressão da Igreja sobre da dança. Foi marcado por grande participação tanto dos mais pobres quanto dos mais ricos.

III. A dança do flautista apresentava sequências coreográficas e era compreendida pelo refinamento. Esta dança incluía o ensinamento das boas maneiras e foi inserida como prática educativa.
IV. O movimento da dançomania foi muito importante para manutenção da dança na Idade Média. São exemplos deste movimento: dança do flautista, tarantela e dança macabra.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2
O ritmo está presente no mundo orgânico e inorgânico. A existência do ritmo é condicionada ao movimento. O som depende do movimento e não existe na ausência dele. Em termos físicos, o som é uma vibração que chega aos nossos ouvidos na forma de ondas que percorrem o ar que nos rodeia.
Fonte: JEANDOT, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1993.
Assim, com base na relação entre som, música e movimento, analise as asserções abaixo:

I. Quando falamos de ritmo, pensamos quase que imediatamente em música e não no movimento em si.

PORQUE
II. Música é movimento. As músicas são compostas por sons, seja instrumental ou vocal. Então, podemos afirmar que som é movimento.
​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
A imagem a seguir demonstra um c. Para o público, a experiência é diferente de quem se apresenta. Compreendemos que existem vários elementos que podem caracterizar a ação de quem assiste ou participa de um espetáculo de dança, visto que são ações opostas. A interpretação é a ação da bailarina que se apresenta no palco.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.

Figura 1
Fonte: Disponível em: https://bhaz.com.br/guia-bhaz/bale-russo-palacio-das-artes/. Acesso em: outubro de 2023.

Acerca desse conceito, avalie as asserções a seguir:

I. A interpretação postula a reprodução de uma mensagem, geralmente, teatral.

PORQUE
II. Os movimentos devem ser direcionados para que a mensagem seja comunicada aos que assistem à apresentação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
O conteúdo dança é amplo e com ele pode-se trabalhar vários aspectos da vida social do aluno, como suas origens, história, as formas de ser vivenciada. Tudo isso abrange os conteúdos que podem vir a ser trabalhados nas aulas de dança para formação dos alunos.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.
Observe a imagem abaixo:

Fonte: Google Imagens (2022).

As pessoas acima estão se divertindo e apresentando prazer ao dançar. A fruição é um dos conceitos relacionados à essa ação. Acerca da fruição, avalie as asserções abaixo:

I. A definição de fruir está associado a desfrutar de algo ou de alguma coisa.
II. Ao assistir um filme que gostamos muito, é possível compreender o sentido de fruição.
III. Envolve o caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

II, apenas.

Questão 5
Felipe sempre gostou de dançar e, recentemente, matriculou-se nas aulas de balé que sua prima ministra em um estúdio próximo à sua casa. Ao chegar em seu primeiro dia de aula, notou que as pessoas ficavam cochichando e apontando pra ele como se fosse proibido um homem participar. Ao final da aula, Felipe foi tomar água antes de ir embora, ao chegar próximo do bebedor, escutou um grupo de mulheres questionando o que ele estaria fazendo ali.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.

Diante da situação hipotética mencionada anteriormente e com base no comportamento apresentado pelo grupo de mulheres, analise as alternativas que seguem:

I. A associação histórica feita entre a dança e a feminilidade, carrrega um posicionamento segregador, que infelizmente, acaba inibindo os meninos da participação de atividades dançantes.
​II. O preconceito é decorrente de vários fatores, mas que, na maioria das vezes, está relacionado ao imaginário social, o qual aproxima a dança da feminilidade.
III. No Brasil, o gênero feminino possui mais experiências dançantes do que o masculino, pois são as meninas que fazem cursos de dança.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III.

Alternativa 2:

I, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 6
Robert é advogado e trabalha com consultoria. Sua jornada de trabalho ultrapassa as oito horas diárias, pois, para entregar todas as demandas dentro do prazo, Robert precisa trabalhar em casa. Assim como Robert, muitos são os indivíduos que se sacrificam para sobreviver nesse mundo, em que as inovações tecnológicas acontecem em escala multiplicativa, gerando, assim, corpos cada dia mais sedentários e doentes.
Considerando a situação mencionada e as causas que ocasionam os corpos doentes na sociedade atual, analise as afirmações a seguir.

I. Ao falar sobre o tema "saúde" na sociedade atual, dois pontos se destacam entre os demais: a obesidade e o estresse.
II. ​A prática de exercícios físicos, como a corrida, dança, musculação, pilates, são formas que contribuem para o adoecimento da sociedade atual.
III. Diminuir a atividade física e inserir fast-food na rotina pode levar ao aumento da obesidade, contudo também observa-se que a ingestão excessiva de alimentos pode estar ligada a problemas relacionados à saúde mental.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Alternativa 3:

I e III apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III apenas.

Questão 7
A dança é caracterizada como um dos conteúdos estruturantes da Educação Física e por meio deste reconhecimento, ocorreu a inserção em ambientes não ocupados anteriormente.

NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.


Considerando esse conteúdo, leia e avalie as afirmações a seguir:

I. A dança, atualmente, está inserida nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física.
II. A dança apresenta a promoção da saúde como um dos principais objetivos, assim com a Educação Física.
III. ​A compreensão da dança na atuação da Educação Física no ambimente escolar, hoje, se ampliou pra além da cultura corporal do movimento.
IV. Os profissionais que atuam com o ensino da dança em academias, clubes, clínicas e Unidades Básicas de Saúde apresentam formação em licenciatura.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 8
Na cultura dos povos ditos primitivos, a dança expressa sua visão de mundo através de um vocabulário próprio de movimentos e gestos corporais, que se tornam modelares em determinados rituais. Cada dança se articula como expressão de um universo cultural, estabelecendo um campo comunicativo nas tradições dos povos.​ Tais criações são documentos vivos, às vezes chocantes, da identidade e momento histórico desses grupos.​
Fonte: CALDEIRA, S. P. A religiosidade na dança: entre o sagrado e o profano. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 2, n. 4, 2008.


Por meio dos aprendizados presentes no livro da disciplina, assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta sobre dança e religião:

Alternativas
Alternativa 1:

Apesar de muito importante para o desenvolvimento da sociedade rudimentar, a dança não apresentava ligação direta para evolução da vida, tendo objetivo apenas de adoração aos deuses.

Alternativa 2:

A característica da dança como forma de agradecimento aos deuses não se perdeu ao longo da história e é possível encontrá-la em algumas culturas.

Alternativa 3:

Apesar de ser considerada como necessidade de adorar aos deuses, a dança não tinha como objetivo a comunicação entre o ser humano e os deuses.

Alternativa 4:

A dança na cultura primitiva estava pautada na necessidade de treinamento para sobreviver as guerras.

Alternativa 5:

A dança nunca apresentou cunho místico na história do homem primitivo.

Questão 9
A dança ainda passa por um processo de valorização, já que nem sempre consegue o devido espaço comparando-se com os demais conteúdos escolares. A forma como a sociedade, de forma geral, entende a função da dança, se reflete nos conteúdos e objetivos propostos em suas práticas. Cabe ao professor e ao profissional de Educação Física, incentivar o ensino e a prática do conteúdo, a fim de difundir o mesmo aos alunos.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.


Quanto ao ensino da dança, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A dança pode ser ensinada de acordo com quatro possibilidades: a vivência prática, o olhar reflexivo para dança, a criação e fruição.

Alternativa 2:

A fruição permite que seus participantes se expressem de acordo com as suas próprias experiências.

Alternativa 3:

A interpretação de uma dança, requer que o dançarino transfira uma mensagem a quem está assistindo.

Alternativa 4:

O criticar, o fazer, o fruir e o pesquisar são elementos extrínsecos na prática das danças.

Alternativa 5:

O fazer dança não se refere ao ato de dançar, isto é uma característica da criação.

Questão 10
Um dos nossos objetivos na aula e de nossa disciplina como um todo foi sair do senso comum e construir conceitos sobre os elementos que compõem o nosso tema, ou seja, a rítmica e a dança. Muitas vezes, usamos palavras ou termos, naturalmente, sem sabermos os seus significados. Isso é importante para eliminarmos alguns "pré-conceitos" que podem se transformar em preconceitos e atrapalhar a aplicabilidade desses conteúdos em seu trabalho enquanto professor/profissional.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com base nas informações apresentadas e considerando o aprendizado obtido na disciplina, analise as afirmativas a seguir:


I. Rítmica não é o mesmo que ritmo. 
II. Nem todas as atividades que possuem ritmo, são rítmicas.
III. O ritmo está submetido à rítmica; o ritmo é o objeto de estudo da rítmica. 
IV. O ritmo é uma grande área que engloba a rítmica e que pode ser sintetizada como ‘ciência do ritmo’.
​V. O ritmo aparece relacionado a outros elementos, dos quais destacamos sensibilidade, movimento e expressão. 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III apenas.

Alternativa 2:

I e IV apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV apenas.

Alternativa 4:

I, III e V apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu