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ATIVIDADE 3 - ECIV - ESTRADAS E RODOVIAS - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - ECIV - ESTRADAS E RODOVIAS - 54_2025

ATIVIDADE 3 - ECIV - ESTRADAS E RODOVIAS - 54_2025

Questão 1

A distância de percepção e reação é a distância que o veículo percorre durante o período entre quando o motorista percebe um obstáculo na via e tem reação de iniciar o processo frenagem.

BERBERT, A. C. ​Estradas e Rodovias. Maringá:Unicesumar, 2022.

A distância de percepção e reação (em metros) é tratada como “dp”, enquanto “Vp” é a velocidade de projeto, em km/h. Portanto, utilize a fórmula para calcular a distância de percepção e reação para uma rodovia com velocidade de projeto de 110 km/h e assinale a alternativa correta.

 

Alternativas

Alternativa 1:

27 m.

Alternativa 2:

50 m.

Alternativa 3:

55 m.

Alternativa 4:

70 m.

Alternativa 5:

77 m.

Questão 2

O Índice de suporte Califórnia (ISC) refere-se ao suporte de carga que um determinado material ao compararmos a um material de referência. Este valor é obtido a partir da penetração de um pistão em um corpo de prova, que foi deixado em submersão por um período de 4 dias. Com um ISC maior que 100%, o material oferece mais suporte que o material de referência.

Elaborado pelo professor, 2024.

A partir de seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que representa o material de referência utilizado para nortear esse ensaio.

Alternativas

Alternativa 1:

Solo-cal.

Alternativa 2:

Solo-Brita.

Alternativa 3:

Brita graduada simples.

Alternativa 4:

Concreto convencional.

Alternativa 5:

Concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ).

Questão 3

Ao realizarmos a execução de uma camada sobre outra executada previamente, deve-se realizar uma pintura betuminosa. Esta pintura é realizada por meio da aplicação de uma fina camada de material betuminoso, geralmente emulsões ou asfaltos diluídos, sobre a superfície de uma camada já executada.

Elaborado pelo professor, 2024.                 

A partir das informações acima e seus conhecimentos, assinale uma alternativa que descreve corretamente a função da pintura de ligação:

Alternativas

Alternativa 1:

A função da pintura de ligação é proporcional resistência ao tráfego e manutenção do coeficiente de atrito pneu-pavimento.

Alternativa 2:

A função da pintura de ligação é proteger a camada asfáltica das intempéries e proporcionar uma boa adesão entre a camada de subleito e base.

Alternativa 3:

A pintura de ligação pode ser realizada na superfície de revestimentos betuminosos envelhecidos, o que gerará um rejuvenescimento da superfície oxidada.

Alternativa 4:

A função da pintura de ligação é proporcionar coesão a superfície de uma camada granular que acabou de ser realizada, e a conferir impermeabilização na sua superfície.

Alternativa 5:

A função da pintura de ligação é proporcional aderência entre as camadas, do pavimento de forma a evitar o escorregamento entre elas, pois o material betuminoso tem característica adesiva.

Questão 4

Pode-se classificar os diferentes tipos de intervenções nos pavimentos conforme os diferentes objetivos. Financeiramente é preferível prevenir ao invés de corrigir, pois manutenções preventivas tem custos inferiores em comparação com a manutenções corretivas.

BERBERT, Allan Cassiolato. Estradas e Rodovias. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que representa corretamente uma informação sobre intervenções em pavimento:

Alternativas

Alternativa 1:

As manutenções que visam reconstruir o pavimento são denominadas manutenções preventivas.

Alternativa 2:

A Manutenção Corretiva visa prevenir a ocorrência de defeitos e reduzir suas consequências antes que elas evoluam.

Alternativa 3:

Ao realizarmos a remoção e substituição de toda a estrutura do pavimento, denominados este serviço de manutenção de rotina.

Alternativa 4:

Ao realizar uma manutenção além da preventiva, porém ainda anterior ao estágio de reabilitação, realizamos uma Ação Postergada.

Alternativa 5:

A atividade de reforço pode ser feita em períodos estipulados pelo plano de manutenção, no qual tem-se recursos disponíveis para esta finalidade.

Questão 5

O glossário de termos técnicos rodoviários define pavimento como a superestrutura constituída por camadas de espessuras finitas, assentadas sobre um semiespaço considerado teoricamente como infinito.

Adaptado de: DNIT. IPR 710: Glossário de Termos Técnicos Rodoviários. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Rodoviárias, 2017.


Analise o trecho a seguir com a descrição de uma camada do pavimento: uma camada granular do pavimento executada com os objetivos de melhorar a capacidade de suporte de carga do subleito e reduzir a espessura da sub-base. Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta a camada do pavimento descrita. 

Alternativas

Alternativa 1:

Base.

Alternativa 2:

Revestimento.

Alternativa 3:

Pavimento rígido.

Alternativa 4:

Pavimento flexível.

Alternativa 5:

Reforço do subleito.

Questão 6

Materiais asfálticos são os materiais betuminosos que exclusivamente derivam do petróleo. Já os materiais betuminosos, que têm origem da queima de matéria orgânica são chamados de alcatrões. Normalmente, essa diferenciação tem origem na bibliografia base utilizada, já que nos Estados Unidos é utilizado o termo asfalto (asphalt) e na Europa o termo betume (bitumen). O Asfalto possui algumas características principais que são importantes para a pavimentação.

 

BERBERT, Allan Cassiolato. Estradas e Rodovias. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

 

A partir dos seus conhecimentos e do exposto acima, assinale a alternativa que representa corretamente uma destas características importantes:

Alternativas

Alternativa 1:

Baixa resistência a ação de grande pare dos ácidos, álcalis e sais.

Alternativa 2:

Adesividade termoviscoplástica para gerar forte união entre agregados.

Alternativa 3:

Permeável à água, o que permite a drenagem das águas para as camadas granulares.

Alternativa 4:

Alta reatividade química, para que possa realizar suas reações químicas e obter coesão.

Alternativa 5:

Alta susceptibilidade térmica, para resistir as grandes variações de temperatura ambiente.

Questão 7

Para a terraplenagem, os volumes de corte e aterro são conceitos fundamentais que se referem às operações de escavação e deposição de solo durante a preparação do terreno para a construção de estradas, edifícios, represas, entre outras obras de engenharia civil.

 

MASSAD, F. Obras de Terra: Curso Básico de Geotecnia​​. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

 

Em relação aos volumes de corte e aterro, sabemos que volume anterior a escavação e o volume após a escavação são diferentes, e que o volume anterior a compactação e o volume após a compactação também são diferentes. Portanto, a partir do conhecimento adquirido durante as aulas e nos livros, assinale a alternativa que representa corretamente o fator que corrige a quantidade de material que deve ser escavado para um aterro.

Alternativas

Alternativa 1:

Fator de derivação.

Alternativa 2:

Fator de integração.

Alternativa 3:

Fator de interpolação.

Alternativa 4:

Fator de homogeneização.

Alternativa 5:

Fator de heterogeneização.

Questão 8

O glossário de termos técnicos rodoviários define pavimento como a superestrutura constituída por camadas de espessuras finitas, assentadas sobre um semiespaço considerado teoricamente como infinito.

Adaptado de: DNIT. IPR 710: Glossário de Termos Técnicos Rodoviários. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Rodoviárias, 2017.

 

Analise o trecho a seguir com a descrição de uma camada do pavimento: camada complementar à base, com as mesmas funções desta, executada quando for conveniente reduzir a espessura de base por motivos econômicos. Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta a camada do pavimento descrita.

Alternativas

Alternativa 1:

Subleito.

Alternativa 2:

Concreto.

Alternativa 3:

Sub-base.

Alternativa 4:

Revestimento.

Alternativa 5:

Reforço do subleito.

Questão 9

Vias são entes com características lineares que possuem uma dimensão muito maior que as outras duas. Existem algumas formas de as classificarmos, dentre elas, a classificação geográfica, que analisa a colocação dessa linha sobre o território. A rodovia normalmente recebe o nome pelo conjunto da classificação conforme a jurisdição (BR, no caso das federais), seguida de um traço separador e então três algarismos que representam sua classificação geográfica.

BERBERT, Allan Cassiolato. Estradas e Rodovias. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

A partir da afirmação acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma rodovia radial:

Alternativas

Alternativa 1:

BR-010.

Alternativa 2:

BR-101.

Alternativa 3:

BR-211.

Alternativa 4:

BR-376.

Alternativa 5:

BR-488.

Questão 10

A caracterização do ligante asfáltico, muitas vezes referido simplesmente como betume ou asfalto, é um processo fundamental na engenharia de pavimentos e construção de estradas.

 

BALBO, J. T. Pavimentação asfáltica: materiais, projeto, e restauração. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

 

O ligante asfáltico é o componente viscoso e adesivo do asfalto utilizado na pavimentação e desempenha um papel crucial na coesão e resistência do pavimento. Portanto, assinale a alternativa que representa corretamente ensaios de caracterização do ligante asfáltico.

Alternativas

Alternativa 1:

Ensaio de penetração, Ponto de amolecimento, Viscosidade e Ponto de fulgor.

Alternativa 2:

Ensaio de revelação, Ponto de endurecimento, Rigor e Ponto de compactação.

Alternativa 3:

Ensaio de penetração, Ponto de endurecimento, Maleabilidade e Ponto de flúor.

Alternativa 4:

Ensaio de revelação, Ponto de amolecimento, Vitricidade e Ponto de viscosidade.

Alternativa 5:

Ensaio de penetração, Ponto de enriquecimento, Viscosidade e Ponto de penetração.

 

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