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ATIVIDADE 3 - CBIO - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

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ATIVIDADE 3 - CBIO - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

ATIVIDADE 3 - CBIO - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

 

QUESTÃO 1
A imagem a seguir se refere aos investimentos financeiros para cumprimento das metas do PNE (2014–2024). Analise a imagem:

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2971/pne-2011-2020-uma-nova-chance-para-velhas-necessidades. Acesso em: 27 de jan. 2023.
Após análisar a imagem e refletir sobre o conteúdo estudado, analise as alternativas e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 - A partir da imagem, é possível compreender que todas as metas já foram cumpridas.
Alternativa 2 - O conteúdo da imagem demonstra que os recursos para a Educação estão garantidos.
Alternativa 3 - Ao analisar a imagem, é possível compreender que houve ampliação do investimento provindo da União.
Alternativa 4 - A imagem apresenta uma crítica à falta de investimento financeiro ao Plano Nacional de Educação, o que dificulta o cumprimento das metas.
Alternativa 5 - A partir da análise da imagem, compreende-se que o PNE foi estabelecido, mas não é importante para o desenvolvimento da sociedade, então, nem todas as metas precisam ser cumpridas.
QUESTÃO 2
Analise o caso abaixo:

Akin, de 14 anos, vive em uma comunidade quilombola, no interior da Bahia. Sua escola segue a modalidade de Educação Escolar Quilombola, garantindo um currículo que valoriza a cultura, a história e os saberes tradicionais de seu povo. Além das disciplinas regulares, ele aprende sobre a luta dos quilombolas, práticas agrícolas sustentáveis ​​e o papel da oralidade na preservação de sua identidade. Akin aprende conhecimentos para além da sala de aula: os anciãos ensinam sobre plantas medicinais, enquanto sua família compartilha conhecimentos ancestrais.

Fonte: Elaborado pela professora.

Agora, considere o texto a seguir:

Os quilombos estabeleceram uma relação singular com a natureza, na qual os antigos escravizados se tornaram camponeses. O vínculo com a terra passou a ser essencial para suas sobrevivências. Precisaram cultivar o solo para obter recursos necessários, construir moradias e resgatar suas tradições culturais, garantindo assim a preservação de sua identidade e modos de vida. Dessa forma, o uso coletivo da terra quilombola, enraizado na ancestralidade, constitui a base física e simbólica desses grupos. Seu valor está na satisfação das necessidades compartilhadas, que abrangem aspectos simbólicos, tradições e preservação cultural. Nesse contexto, território, cultura e identidade étnica se entrelaçam, garantindo a continuidade dessas comunidades.

Fonte: CARRIL, L. F. B. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 539-564, abr.-jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/L9vwgCcgBY6sF4KwMpdYcfK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 2 jan. 2025.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a proposição entre elas:

I. O ensino específico para a realidade quilombola permite que Akin compreenda a história de sua comunidade e desenvolva habilidades para atuar na preservação do patrimônio cultural e ambiental de seu território.

PORQUE

II. O currículo quilombola é idêntico ao convencional, pois o objetivo principal da Educação deve ser estabelecer uma base comum, a fim de que todos concluam a Educação Básica com os mesmos conhecimentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Observa-se, atualmente, uma expansão da Educação a Distância no país, sobretudo, no Ensino Superior em cursos de Graduação e, também, de Pós-graduação. Contudo, a história dessa modalidade de ensino se iniciou com outra realidade, em um período menos tecnológico, se comparado com o que se tem hoje.

Sobre a Educação a Distância, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Desde o início de sua trajetória no país, a Educação a Distância tinha como foco a formação para a pesquisa, e não para o mercado de trabalho.

(    ) Na década de 1990, o Ensino a Distância contou com o conhecido “Telecurso 2000”, que incluía a formação em cursos técnicos de mecânica.

(    ) A Educação a Distância no país, inicialmente, não tinha como público-alvo a população da zona rural, pois não eram enviados materiais por correspondência.

(    ) Com a chegada da televisão no país, observou-se uma Educação a Distância voltada para a formação continuada de professores e, também, a formação de jovens e adultos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, V, F.
Alternativa 2 - V, V, F, F.
Alternativa 3 - F, F, V, V.
Alternativa 4 - F, V, V, F.
Alternativa 5 - F, V, F, V.
QUESTÃO 4
Analise a imagem a seguir:

​Descrição: A imagem apresenta um diagrama cíclico sobre o processo de formulação de políticas públicas. No centro, há três caixas conectadas por um círculo, representando três etapas interligadas: 1º Contexto de influência – Elenca as políticas públicas, idealmente surgindo da sociedade para a sociedade em um Estado democrático. 2º Produção de texto – Envolve a elaboração de um projeto de lei, amplamente discutido e aprovado pelos poderes competentes em consulta com a população. 3º Produção da prática – Consiste na implantação do projeto, que deve ser analisado e avaliado para verificar a previsão de se tornar uma política pública.

Fonte: LOPES, M. C. R.; CORDEIRO, S. M. N. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2020.

Com base no exposto, analise as proposições a seguir e a relação entre elas:

I. A produção das políticas ocorre antes da produção do texto, pois a implementação de um projeto precisa ser testada antes de sua formalização em lei para garantir sua previsão.

PORQUE

II. As políticas públicas devem surgir da sociedade para a sociedade e passar por um processo de influência, produção de texto e prática, garantindo sua legitimidade e eficácia no contexto democrático.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Analise a imagem a seguir, sobre as dependências administrativas e localização das escolas, segundo o Censo Escolar de 2023:

​Descrição: A imagem apresenta um gráfico de setores que apresenta a distribuição das matrículas da Educação Básica, por dependência administrativa, em 2023. A maior dominância foi da rede municipal, que detém 49,3% das matrículas na Educação Básica. A rede estadual foi responsável por 30,0% das matrículas da Educação Básica em 2023. A rede privada contou com 19,9% e a federal tem uma participação inferior a 1% do total de matrículas.

Fonte: Brasil (2023, p. 16).

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Educação. Censo escolar da Educação Básica 2023. Resumo técnico. Versão preliminar. Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 2 jan. 2025.

Considerando a relevância desses dados para a elaboração de políticas educacionais, analise as alternativas e assinale a correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As redes municipais concentram quase metade das matrículas na Educação Básica, evidenciando a necessidade de priorização de recursos e programas para esta instância de gestão educacional.
Alternativa 2 - As redes estaduais perderam representatividade em 2023, diminuindo as políticas públicas que deveriam focar na redução da participação estadual no ensino básico.
Alternativa 3 - O crescimento das redes privadas indica que a demanda pela rede pública está ocorrendo significativamente em comparação aos anos anteriores.
Alternativa 4 - A participação inferior a 1% da rede federal nas matrículas demonstra que ela é irrelevante para a formulação de políticas educacionais na Educação Básica.
Alternativa 5 - As políticas educacionais devem focar apenas na rede municipal, pois com base no gráfico, ela é a instância mais importante e de maior concentração de matrículas atualmente.
QUESTÃO 6
“O cenário da tramitação da LDB/1996 revelou o campo de disputa ideológica entre o público e o privado, tendo como foco a relação conflitante entre a defesa da escola pública, laica, gratuita para todos e de qualidade socialmente referenciada em todos os níveis de escolarização, e o ensino privado, administrado pelos empresários que não encontraram obstáculos da sociedade política para transformar em mercadoria o direito à educação preceituado na Constituição de 1988”.

BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e educação. In: Trabalho. Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, jul./out.2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/tes/a/TNWFnmD9yYcPCsbfLX4sXrz/ Acesso em 14 de julho de 2023.

​Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo.

I - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) é um instrumento normativo fundamental, que estabelece as diretrizes e bases na definição de um sistema nacional de educação. Foi aprovada em 1996, pela Lei n. 9.394 (BRASIL, 1996a, on-line), que regulamenta os direitos instituídos na Constituição Federal e sua formulação passou por longos anos de discussão e embates políticos.

PORQUE

II - No processo de elaboração da LDBEN, o Brasil passou por diversas mudanças em seu campo político, econômico e social, o que trazia diferentes concepções acerca da organização do sistema educacional brasileiro, sobretudo no que se refere a qual deveria ser o objetivo final da educação.

A respeito das asserções acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
QUESTÃO 7
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

​Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 31 jan. 2023.

​Sobre o contexto de elaboração da BNCC (2018), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A BNCC é uma política educacional que se originou das estratégias do PNE (2014) após a verificação do desempenho dos alunos nas avaliações de larga escala.

PORQUE

II. Apesar de ser considerada uma política educacional, ela não tem base legal e é considerada inconstitucional e não democrática.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 8
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é um estudo comparativo global realizado trienalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O PISA fornece dados sobre o desempenho de estudantes de 15 anos, idade em que, na maioria dos países, é concluído a Educação Básica obrigatória. Além do desempenho acadêmico, o estudo também analisa o contexto socioeconômico dos alunos, suas atitudes em relação à aprendizagem e os principais fatores que influenciam seu processo de aprendizagem, tanto dentro quanto fora da escola.

Fonte: Ministério da Educação (2025). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa

Com base no exposto, analise as proposições a seguir e a relação entre elas:

I. O PISA é fundamental para comparar o desempenho educacional entre países, fornecendo dados que ajudam a identificar boas práticas e lacunas nos sistemas de ensino, buscando melhorias globais na Educação.

PORQUE

II. A formulação de políticas educacionais baseadas em evidências, também é um ponto importante do PISA, considerando fatores socioeconômicos e atitudes dos estudantes que impactam diretamente o aprendizado dentro e fora da escola.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Analise os textos a seguir:

Texto 1

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (Brasil, 1988).

Fonte: BRASIL. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.Brasília, DF: Casa Civil, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 2 jan. 2025.

Texto 2

O termo todos, gramaticalmente, um pronome indefinido plural, se reporta a um conjunto não especificado e não determinado. Portanto, ao contrário do que se possa supor, ele não se restringe ao universo do sexo masculino. Ele comporta a ideia de número máximo, ou seja, um âmbito máximo de aplicabilidade (Cury, 2022, p. 4).

Fonte: Cury, C. R. J. Educação, Direito de Todos e o Bicentenário da Independência. Cadernos de História da Educação, v. 21, n. 107, p. 1-27.

Com base no exposto, avalie as afirmativas:

I. O direito à Educação é garantido a todos, independente de gênero, e busca o pleno desenvolvimento da pessoa, a cidadania e a qualificação para o trabalho.

II. O direito à Educação é para todos e o dever do Estado limita-se ao Ensino Fundamental, sendo a colaboração da família e da sociedade opcional.

III. O direito à Educação previsto na Constituição também possui objetivo de qualificar para o mercado, além do desenvolvimento pleno e para cidadania.

IV. O termo “todos”, usado na Constituição para definir o direito à Educação, é inclusivo e abrange um número máximo de pessoas, sem restrições de gênero ou condição social.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II, III, apenas.
Alternativa 2 - I, II, IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III, IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III, IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Analise os trechos a seguir:

A intensificação do neoliberalismo vincula-se ao processo de globalização que molda e regula as estruturas econômicas, políticas e sociais dos países, principalmente dos menos favorecidos. Essa regulação recai em todos os setores sociais, incluindo o sistema educacional. Nesse caso, as políticas educacionais foram pensadas e implementadas de acordo com a nova lógica mundializada do capital, ou seja, o atendimento irrestrito a lógica do mercado.

Fonte: adaptado de: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61164/34790. Acesso em: 20 jan. 2024.
[...] o neoliberalismo busca seus fundamentos nas teorias gerenciais da qualidade em que vigoram os princípios da eficiência, competitividade, e produtividade os quais se aplicam a todos os setores produtivos, inclusive em serviços públicos como a educação.
Fonte: LIBÂNEO, J. C. Políticas Educacionais Neoliberais e Escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. (Org.). Políticas Educacionais Neoliberais e Escola Pública: uma qualidade restrita da educação escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018, p. 47.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O Neoliberalismo possui ideologias de oposição ao Estado de bem-estar social, o que impacta negativamente nas políticas públicas, sobretudo, no setor da Educação, visto que elas dependem de investimentos públicos para serem colocadas em ação e as escolas não são vistas como empresas que geram o lucro de mercado.

PORQUE

II. O que importa para a corrente Neoliberal é o desenvolvimento humano, por isso se investe mais no indivíduo empreendedor, a livre concorrência e a autorregulação de mercado, construindo por meio da educação escolar o sendo de meritocracia, ou seja, quem se sai melhor nas avaliações é porque se esforçou mais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
Alternativa 4 - A asserção II é verdadeira, e a I é falsa.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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